terça-feira, 20 de maio de 2014

Brasília-DF - Denise Rothenburg

- Correio Braziliense

O cerco a empresários e prefeitos
Alguns movimentos indicam o grau de preocupação da pré-campanha da presidente Dilma Rousseff com o empresariado nacional e com prefeitos. Além do lançamento do Plano Safra 2014/2015, que será seguido de um jantar de Dilma com os empresários do agronegócio no Alvorada, houve ainda a presença do vice-presidente, Michel Temer, em palestra na Associação Comercial de São Paulo. O governo sabe que o empresário médio hoje está mais para a oposição do que para a reeleição. Daqui para frente, até fim de junho, a ordem no governo é buscar os empresários para tentar tirar parte deles do colo do tucano Aécio Neves e da órbita dos simpatizantes de Eduardo Campos (PSB).

Quanto aos municípios...
Para tentar aplainar a ausência da presidente Dilma na Marcha dos Prefeitos deste ano, vários setores do governo agora discutem benefícios para as administrações municipais. Não está descartado nem mesmo o aumento de repasses do Fundo de Participação dos Municípios para as prefeituras. Em tempo: há quem diga que, se Dilma tivesse feito esse gesto na marcha, teria sido aplaudida. Agora, o impacto será menor.

Facilitou
Os políticos de todas as matizes respiraram aliviados com a liberdade dos envolvidos na Operação Lava-Jato. Até quem deseja investigar a Petrobras vibrou. Isso porque, agora, ninguém precisará pedir autorização a juiz para chamar o doleiro Alberto Youssef e o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa a prestar depoimento na CPI.

O aliado
Na semana que vem, tem manifestação em Brasília. Nada a ver, entretanto, com Copa do Mundo ou algo parecido. Quem pretende agitar a Praça dos Três Poderes é o líder do MST, João Pedro Stédile. Ele promete uma caminhada até o Supremo Tribunal Federal (STF) para protestar contra a decisão do ministro Joaquim Barbosa de proibir o trabalho externo para o ex-ministro José Dirceu.

A luta continua
A turma do PMDB que não deseja seguir com Dilma Rousseff continua balançando o barco: "Não é pelo cargo de vice-presidente que o PMDB tem que estar na chapa presidencial, e, sim, por um projeto político. O PT não nos deu esse projeto", diz o deputado Danilo Forte (PMDB-CE), anunciando que não fará campanha para a presidente Dilma.

Por falar em Dilma...
Os parlamentares do PT avisam a todos que encontram pelo caminho que essa história de "Volta, Lula" acabou de vez. Agora, a energia deve ser direcionada a preservar os aliados que começam a buscar outros rumos. Uma das primeiras operações, capitaneadas por Lula, foi segurar Gilberto Kassab, do PSD. Deu certo.

CURTIDAS
Vice, eu?!!!! I/ No embalo do pré-lançamento da candidatura do ex-ministro Pimenta da Veiga ao governo de Minas Gerais, um emissário tucano ligou para o deputado Júlio Delgado (PSB-MG) sondando para uma composição.

Vice, eu?!!!! II/ Júlio, que já está de cabeça feita para concorrer ao governo estadual foi direto: "Tem a vaga de vice, que está vaga". O emissário, então, respondeu que, se Delgado tinha interesse na vice, ele poderia conversar com Pimenta. Delgado, então, explicou: "Amigo, estou dizendo que a minha vice está vaga. Eu sou candidato a governador". A conversa terminou ali.

Mulheres unidas/ A presidente da CNA, Kátia Abreu (foto), senadora pelo PMDB do Tocantins, aproveitou o discurso ontem no Planalto para fazer altos elogios à senadora Gleisi Hoffmann, ex-ministra da Casa Civil. As duas prometem agora fazer uma dobradinha no Congresso.

Duciomar, o retorno/ Começa a ganhar corpo uma possível candidatura do ex-prefeito de Belém Duciomar Costa, do PTB, ao governo do Pará em parceria com o PR.

Nenhum comentário: