domingo, 11 de maio de 2014

Brasília-DF - Denise Rothenburg

- Correio Braziliense

Os elefantes petistas
Apesar dos números do Datafolha animarem mais a oposição do que o governo de Dilma Rousseff, os petistas passaram a elencar quatro movimentos que, na visão da cúpula partidária, tendem a estancar o "Volta Lula". O primeiro deles foi a forma como a direção do PT e a bancada na Câmara trataram do caso André Vargas (sem partido-PR). De saída, houve uma reprovação pública a Vargas e o pedido de renúncia, ou seja, o PT não dourou a pílula. Em segundo lugar, veio o pronunciamento da presidente Dilma para marcar o Dia do Trabalho — o mesmo que o PSDB reclamou à Justiça Eleitoral como peça de campanha — anunciando a nova tabela do Imposto de Renda e o reajuste do Bolsa Família.
» » »
Os outros dois movimentos foram a reunião do PT em São Paulo e a decisão da bancada em prol de Arlindo Chinaglia para a vice-presidência da Câmara. Luiz Sérgio, o adversário de Chinaglia, além de ter sido indicado de Vargas, era como a velha história dos dois experientes senhores do interior de Minas Gerais sentados à beira da estrada. De repente, veem um elefante passar voando e, em seguida, outro na mesma direção. "O ninho deles é pra lá", respondem, sem questionar a existência de elefantes voadores. Algo parecido ocorreu com a candidatura de Luiz Sérgio. Ninguém questionou o "Volta Lula". Mas lá estava o ninho do grupo. Pelo que se sabe, Rui Falcão agiu e agirá para sufocá-lo.

A vingança de Cid Gomes
A semana promete. Sem o controle de seu partido, o Pros, o governador do Ceará, Cid Gomes, virá a Brasília para um duelo com o líder na Câmara, Givaldo Carimbão. De quebra, ameaça agora apoiar um candidato do PT à sua sucessão. Assim, calculam seus aliados, evita que o PT apoie a candidatura do senador Eunício Oliveira (PMDB) ao governo estadual.

A vingança de Carimbão
O troco de Givaldo Carimbão será grande, depois que Cid Gomes o chamou de "chantagista" em entrevista no Ceará e ainda classificou o presidente do Pros, Eurípedes Júnior, de "maloqueiro", mandando que fosse a vários lugares impublicáveis na semana passada. Carimbão pretende dizer com todas as letras que uma das empreiteiras responsáveis pelo cinturão das águas, obra de R$ 750 milhões bancada com recursos federais no Ceará, é a PB Construções, da família do secretário de infraestrutura do estado, Otacílio Borges. Diante desse clima, a turma da segurança da Câmara já foi alertada para acompanhar de perto as excelências, caso Cid Gomes decida visitar o líder do partido durante sua estada em Brasília.

CURTIDAS
Agulhadas
Está explicado porque o ministro da Fazenda, Guido Mantega (foto), sempre exibe aquele ar blasé nas entrevistas em que fala das perspectivas econômicas. É a acupuntura. Dia desses, ele estava na sala do chinês Gu Hangu, na Asa Norte.

Tá incomodado com os políticos?
O chamamento de Carlinhos Brown na tevê será direto: "Se não tem ninguém em quem você confie para votar, seja candidato".

Na roda
Desfeito o acordo entre o PMDB e o governador Renato Casagrande (PSB) no Espírito Santo, a deputada peemedebista Rose de Freitas se prepara para concorrer ao Senado, justamente a vaga que o PT deseja para compor a aliança.

Exemplo
O ministro Marco Aurélio Mello foi flagrado sexta-feira, de manhã cedo, num shopping em Brasília. Estava dirigindo um carro particular. Foi comprar o presente de Dia das Mães para a mulher, a desembargadora Sandra de Santis, que, aliás, tem por norma não usar carro oficial. Feliz Dia das Mães a todas!

Nenhum comentário: