quarta-feira, 2 de abril de 2014

Renan cria CPI no Senado para investigar a Petrobras

Gleisi Hoffmann tenta impedir instalação e diz que não há ‘fato determinado’ para apurar compra de refinaria nos EUA

Danilo Fariello – O Globo

BRASÍLIA - O presidente do Senado, Renan Calheiros, permitiu nesta terça-feira a leitura do requerimento de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar operações da Petrobras entre 2005 e 2014. Com a leitura, a CPI já pode ser instalada e ter os seus integrantes nomeados, para investigar operações da estatal.

— Com a leitura do requerimento, a bola entra em campo — resumiu o senador José Agripino Maia (DEM-RN).

O requerimento, lido pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), solicita prazo de 180 dias para investigar operações da Petrobras relacionadas à aquisição da refinaria de Pasadena, no Texas, pagamento de propina em negócios envolvendo a SBM Offshore, denúncias de que plataformas têm sido lançadas ao mar incompletas e, por último, superfaturamento em processos de implantação de refinarias — neste, o grupo parlamentar deverá ter como foco principal a instalação da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.

Logo em seguida, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-SC) indicou uma “questão de ordem”, com base na Constituição Federal e o regimento interno das CPIs. Ela disse que não há "fato determinado" a ser apurado e também aponta que há diversos eventos a serem investigados sem nexo entre si, apesar de todos estarem relacionados à Petrobras.

Nenhum comentário: