quinta-feira, 10 de abril de 2014

Picciani vai promover evento de apoio a Aécio Neves no Rio

Grupo de peemedebistas está indignado com a pré-candidatura do senador Lindbergh (PT)

Juliana Castro – O Globo

RIO - Capitaneados pelo presidente do PMDB no Rio, Jorge Picciani, partidos que aderiram à pré-campanha de Aécio Neves (PSDB) à Presidência no Rio vão promover um evento de apoio ao tucano no fim de maio. Antes disso, os peemedebistas entregarão nas mãos de Aécio, após um pedido dele, um grande mapa das lideranças que têm em cada um dos municípios e que poderão trazer para a candidatura tucana.

Outro mapa a ser entregue ao tucano traz as votações de Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (então PV) na eleição de 2010 em cada um dos municípios. Com base nisso, Picciani apresentará a meta de votos que o PMDB pretende trazer para Aécio em cada uma das cidades. Pesquisas internas mostradas a Aécio apontam que ele seria conhecido por 25% do eleitorado e o PMDB vai dizer a ele como pode ajudar a aumentar esse percentual.

- Eu e mais cinco pessoas vamos fechar esse mapa para ele ter uma noção do potencial da campanha dele no Rio de Janeiro - disse Picciani ao GLOBO.

Indignados com a postura do PT do Rio e com a pré-candidatura do senador Lindbergh Farias ao governo, os peemedebistas se lançaram num movimento de construção da campanha de Aécio no estado. O tucano queria que o técnico de vôlei Bernardinho entrasse na disputa, mas ele declinou do convite. Até agora, o PSDB não tem candidato para concorrer à sucessão estadual.

Os peemedebistas ficam agora na expectativa de uma aliança formal para aumentar ainda mais a coligação, que conta com 15 partidos depois que o PSC aderiu. A sigla e o PMDB ficarão coligados também na eleição proporcional.

O evento planejado para declarar o apoio formal deve contar com ao menos quatro partidos da aliança formada para reeleger o governador Luiz Fernando Pezão - além do PMDB, devem participar PSD, Solidariedade e o PP. O PP está dividido nacionalmente, com o senador Ciro Nogueira querendo declarar apoio a Dilma e o senador Francisco Dornelles desejando que o partido fique livre para fazer as alianças nos estados.

O ato teria ainda o PSDB e, possivelmente, PPS. Picciani disse que o evento pró-Aécio, com a expectativa da presença de 2 mil pessoas, deve acontecer no dia 29 ou 30 de maio, propositalmente antes da convenção nacional do PMDB:

- Vamos votar contra a continuidade da aliança na convenção e já quero ir de cara aberta.

Nenhum comentário: