domingo, 20 de abril de 2014

Lula, Aécio, Campos e Dilma valorizam o movimento

Políticos lembram participação da sociedade na conquista do voto

Raphael Kapa – O Globo

Em ano eleitoral, a campanha das Diretas Já é assunto entre aqueles que já foram ou pretendem ser eleitos pelo voto direto.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a principal liderança do PT nas Diretas Já, destacou, em vídeo hospedado no site de seu instituto, que a campanha foi a mais extraordinária já vista no país.

“Foi exatamente a campanha das Diretas que fez com que, mesmo através do Colégio Eleitoral, acabasse com o regime militar e se elegesse Tancredo. O dado concreto é que fizemos, talvez, a campanha mais extraordinária que este país já conheceu porque ela conseguiu unificar todo mundo. Fico muito feliz de ter vivido e participado desta que foi a maior campanha cívica do país”.

O senador Aécio Neves, neto de Tancredo Neves — primeiro presidente civil eleito, ainda no Congresso, após o regime militar, mas que faleceu antes de governar —, afirma que a campanha das Diretas foi um marco fundamental na democracia.

— A campanha das Diretas é a principal página da História Contemporânea do país, marco fundamental de onde partimos para construir a grande democracia que somos hoje. Nesses 30 anos, fizemos o principal: recuperamos a democracia, consolidamos nossas instituições e estabilizamos a economia. Mas, apesar dos avanços inquestionáveis, ainda não somos a República Nova sonhada por Ulysses, Tancredo, Teotônio e seus companheiros. Resta intocada uma grande dívida social com milhões de brasileiros — diz o senador e pré-candidato à Presidência.

Eduardo Campos, que também disputará a Presidência, é neto de outra liderança da campanha: Miguel Arraes. O ex-governador de Pernambuco relembra a atuação dele nos comícios.

— Foi um dos momentos mais importantes da minha vida pública. Participei do movimento estudantil: desde os pequenos atos até as grandes manifestações, acompanhando o Dr. Arraes. Foi um momento muito importante da vida do país porque ali tínhamos a força da unidade da sociedade em torno de uma ideia e a bandeira das Diretas aglutinou várias outras ideias que traduziam um sonho de construir um novo país.

A presidente Dilma Rousseff também lembrou a data no Twitter:

“Se hoje podemos lutar por mais direitos, pela igualdade social, racial e de gênero devemos muito disso à transformação iniciada nas Diretas Já”.

Nenhum comentário: