segunda-feira, 21 de abril de 2014

Campos defende mudança para reforma tributária e cortes de gastos

Valor Econômico Online

SÃO PAULO - O pré-candidato à Presidência da República Eduardo Campos (PSB) defendeu uma mudança fundamental na governança política no Brasil. Em entrevista à agência Reuters, disse que o Brasil precisa cortar gastos ruins de custeio da máquina pública e de uma reforma tributária fatiada, mas sem perder conquistas sociais ou reduzir direitos dos trabalhadores.

O ex-governador de Pernambuco de 48 anos defendeu também que a Petrobras tenha uma política clara e que seja pública para os reajustes de combustíveis, a exemplo do que ocorre com tarifas de energia e telefonia. “Nós vamos conter a inflação, vamos fazer o Brasil crescer, vamos alavancar os investimentos no Brasil, nós vamos conter o gasto ruim, nós vamos fazer o dever de casa que precisa ser feito”, disse.

“Não vamos fazer isso perdendo conquistas sociais, não vamos fazer isso sacrificando o direito dos trabalhadores. Vamos fazer isso com uma governança inteligente, passando confiança aos investidores, tendo coragem de fazer os cortes que a máquina pública precisa”, disse Campos.

De acordo com o pré-candidato, isso só será possível com a mudança na relação política, considerada por ele a barreira mais importante a ser vencida. “Agora é um novo ciclo, o padrão político brasileiro está vencido, o padrão de governança do Estado está vencido.”

“Quem falar isso para o Brasil vai encantar a vida brasileira e vai ter o apoio da sociedade para fazer mudanças", disse o pernambucano, crente de que poderá vencer o desconhecimento do eleitorado e quebrar a polarização de PT e PSDB, que governam o país há 19 anos.

Reforma política
O Brasil, segundo ele, pôde derrotar a ditadura, por isso não há por que duvidar que é possível vencer “a velha política que está em Brasília”. “Essa é a trincheira que tem que ser derrotada para abrir um novo tempo e um novo ciclo (no país)”, disse. “Para mim é muito claro o diagnóstico de que a primeira das mudanças... é uma mudança na política”, insistiu o ex-governador de Pernambuco, que numa conversa de quase uma hora evitou se comprometer com metas fiscais.

Na entrevista, Eduardo Campos disse que, se eleito, determinará que a Petrobras tenha uma política clara de reajuste para os combustíveis, semelhante ao que ocorre com outros segmentos da economia.

“O setor de energia tem uma regra, telefonia tem uma regra, a passagem de ônibus tem uma regra. Há um preço transversal na economia em questão que é o preço do combustível. Ele tem que ter uma regra. E essa regra tem que estar na equação da política macroeconômica. Não é a política macroeconômica definir a regra (de reajuste dos combustíveis) em função de sua conveniência.”

Campos também promete profissionalizar a gestão da Petrobras para blindá-la da ingerência política. A empresa vem sofrendo com problemas financeiros nos últimos anos, cujas causas seriam, entre outras, a defasagem dos preços dos combustíveis no mercado interno em relação ao valor do petróleo no exterior e um ambicioso plano de investimentos.

Reforma tributária fatiada
Na entrevista o ex-governador de Pernambuco defendeu, se eleito, uma reforma tributária que seja feita de forma fatiada. Assim ele acredita que terá condições de avançar rapidamente com as mudanças porque “já está tudo debatido”. A reforma seria fatiada para que seja possível enfrentar as resistências estabelecendo mudanças num horizonte de até 12 anos.

“Acho que simplificando (a cobrança de tributos) e tornando o sistema mais inteligente temos como reduzir a carga tributária”, afirmou, evitando se comprometer com um percentual de redução.

A carga tributária brasileira gira em torno de 37% e é apontada como um dos entraves para o crescimento da economia. Campos disse ainda que, se eleito, vai manter a lógica de conceder reajustes reais ao salário mínimo, mas pretende discutir a atual fórmula.

Nenhum comentário: