terça-feira, 4 de março de 2014

Panorama político - Ilimar Franco

Teixeira no comando
Alessandro Teixeira, assessor especial do gabinete pessoal da presidente Dilma, será o coordenador- geral do programa de governo da reeleição. A tarefa ficaria com o assessor de Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, mas Dilma repensou. Com problemas de saúde, Garcia pediu para não se envolver diretamente com as emoções da campanha eleitoral de outubro.

Dança das cadeiras
Na volta do feriado de Carnaval, a presidente Dilma e o PT começam a mexer no tabuleiro da campanha, tirando assessores do Planalto e mandando para o QG da campanha eleitoral, um escritório na Asa Sul, em Brasília. O ex-secretário-executivo da Casa Civil Beto Vasconcellos volta de um curso de especialização no exterior, em maio. Seu destino depende do chefe de gabinete de Dilma Giles Azevedo, que quer ir para a campanha, mas a presidente resiste à ideia. Dia desses, Dilma comentou com um interlocutor sobre eventual saída de Giles do governo: “Como assim, ir para a campanha? Giles não sabe que o poder está aqui no Planalto?”

"Dilma evitou este ano rolezinho no Sambódromo. O enredo do governo desandou e a bateria está desafinada”.
Marcus Pestana
Deputado federal, presidente do PSDB de Minas Gerais

2 em 1
O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), deixará o cargo em abril para disputar ao Senado. Mas enquanto não começa a campanha, será o coordenador-geral do programa de governo de Aécio Neves a presidente.

O pulo do gato
O ex-deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG), réu no mensalão tucano, pode se beneficiar do prazo em que pediu a renúncia, antes do julgamento entrar na pauta do STF. Neste caso, possivelmente a ação volte para a primeira instância, já que está ainda na fase da instrução. Esta tem sido a jurisprudência do tribunal nos casos de foro privilegiado.

De grão em grão
O deputado Danilo Forte (PMDB-CE) está passando lista entre os convencionais para fazer pré-convenção no fim de abril. Quer que o PMDB repense a aliança com o PT. Um dos primeiros a assinar foi o senador Eunício Oliveira (CE).

O time petista
O PT vai enquadrar as direções regionais em 20 de março. Serão 11 os candidatos aos governos: Tarso Genro (RS), Alexandra Padilha (SP), Gleisi Hoffmann (PR), Lindbergh Farias (RJ), Fernando Pimentel (MG), Delcídio Amaral (MS), Agnelo Queiroz (DF), Tião Viana (AC), Angela Portela (RO), Wellington Dias (PI) e Rui Costa (BA).

The book is on the table
O publicitário Marcos Valério, que cumpre 37 anos e dez meses em regime fechado por causa do mensalão, ganhou oito dias de abatimento da pena por fazer um curso de inglês na Papuda.

Diagnóstico
Deputados da base aliada estão fazendo piada com o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN). Brincam que ele sofre de transtorno de bipolaridade. É oposição até às 20h. Depois, quando a pauta esquenta, volta a ser governo.

Em baixa. Máscaras de políticos, que já dominaram no Carnaval do Rio, foram uma raridade este ano. O mote de 2014 é a Copa e o “Padrão Fifa”.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: