quinta-feira, 6 de março de 2014

Opinião do dia: Antonio Gramsci

O termo “Jacobino” terminou por assumir dois significados: existe o significado próprio , historicamente caracterizado, de um determinado partido da Revolução Francesa, que concebia o desenvolvimento da vida francesa de um modo determinado, com um programa determinado, com base em forças sociais determinadas, e que explicitou sua ação de partido e de governo com um método determinado que era caracterizado por uma extrema energia, decisão e resolução, derivado da crença fanática da virtude tanto daquele programa quanto daquele método.

Na linguagem política, os dois aspectos do jacobinismo foram cindidos e se chamou “jacobino” o político enérgico, resoluto e fanático, porque fanaticamente persuadido das virtudes taumatúrgicas de suas idéias, fossem quais fossem: nesta definição, prevaleceram os elementos destrutivos derivados do ódio contra os adversários e os inimigos, mais do que aqueles construtivos, derivados do fato de se terem adotado as reivindicações das massas populares; o elemento sectário, de conventículo, de pequeno grupo, de individualismo desenfreado, mais do que o elemento político nacional.

Antonio Gramsci foi um filósofo, político, cientista político, comunista e antifascista italiano(22/1/1891- 27/4/1937). Cadernos do Cárcere – O Risorgimento, p.p.68-69. Civilização Brasileira, 2002.

Nenhum comentário: