quinta-feira, 20 de março de 2014

Intelectuais, cultura e democracia

O Cedes – Centro de Estudos Direito e sociedade - divulga a chamada para trabalhos para participar no Grupo de Trabalho Intelectuais, Cultura e Democracia, coordenado por Rubem Barboza Filho (UFJF) e Luiz Werneck Vianna (PUC-Rio), na ANPOCS. O prazo final para envio de propostas é dia 25 de março.

Segue abaixo o conteúdo do GT:

GT19 - Intelectuais, cultura e democracia

Coordenação: Rubem Barboza Filho (UFJF), Luiz Werneck Vianna (PUC-Rio)

O protagonismo assumido pela intelligentsia em diferentes momentos da história ocidental merece uma continuada reflexão.

Ainda que o papel tradicional atribuído aos intelectuais no Ocidente – ou que os intelectuais se atribuíram durante largo tempo – esteja hoje submetido à crítica, a presença relevante de uma intelectualidade ativa continua a ser considerada um elemento fundamental para a existência de uma sociedade democrática e reflexiva. E não só no Ocidente.

Com o intuito de explorar e compreender o território comum entre as temáticas dos intelectuais, da cultura e da democracia, este Seminário Temático se dedicará à discussão de aspectos teóricos e metodológicos relacionados à sociologia dos intelectuais e da cultura, à análise de suas produções artísticas ou acadêmicas, à discussão de seus espaços de sociabilidade e reflexão, bem como à relação que os intelectuais mantêm com a vida pública, com os diferentes públicos da sociedade e com temas relacionados à construção da democracia nos mais variados contextos.

Nenhum comentário: