quarta-feira, 5 de março de 2014

Eduardo Cunha ameaça convocar convenção do PMDB para retirar apoio a Dilma

Presidente do PT, Rui Falcão disse que líder da Câmara é ligado a Picciani e complicou as relações dos peemedebistas com seu partido

Maria Lima


BRASÍLIA - A passagem do presidente do PT, Rui Falcão, pelo sambódromo do Rio, nesse final de semana, provocou um estrago ainda maior nas relações já delicadas do PMDB com seu partido e a presidente Dilma Rousseff. Provocado a comentar a posição do presidente do PMDB do Rio, Jorge Picciani, que defendeu o apoio ao tucano Aécio Neves, Falcão disse que ele era ligado ao líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), que estaria liderando a ala que pressiona por mais cargos no governo. Picciani respondeu chamando-o de “vagabundo”, segundo a coluna Informe do dia, do Jornal “O Dia”. Cunha reagiu nesta terça-feira ameaçando apoiar uma convenção extraordinária do PMDB nacional para tirar o apoio à reeleição de Dilma, além de continuar segurando, na Câmara, a votação do marco civil da Internet, prioridade das prioridades para o governo.

- Onde o Rui Falcão passa ele arruma problemas, principalmente com o PMDB. Parece que ele não quer o apoio do nosso partido à reeleição da presidente Dilma. Se for isso, ótimo! Juntou a fome com a vontade de não comer! - disparou Eduardo Cunha

Ele lidera na Câmara o chamado “Blocão”, formado às vésperas dos feriados de Carnaval, com oito partidos da base, para votar uma pauta própria. Irritado com Falcão, Eduardo Cunha avisou hoje que não só está cada dia mais convencido de que a convenção extraordinária do PMDB e uma boa ideia, como votarão contra o marco civil.

- Com relação ao projeto do marco civil, queremos votar para destrancar a pauta,mas votaremos contra o projeto. Queremos internet livre de governo - anunciou em sua página do twitter.

Sobre a convenção extraordinária que o Palácio do Planalto tenta esvaziar, Eduardo Cunha disse que é a coisa mais fácil do mundo conseguir o apoio dos nove diretórios estaduais para antecipar para abril:

- Se for para realizarmos a convenção extraordinária é para aprovar o fim do apoio a Dilma.

Ninguém quer antecipar a convenção para apoiar. O apoio já tem.

O líder peemedebista disse que se for verdade que Rui Falcão atribui a ala comandada por ele o desejo de mais cargos, ele está equivocado ou de má-fé.

- O Picciani chamou o Rui Falcão de vagabundo, o padrão é esse. Aliás, é um bom padrão! Não aceito ser comparado com o que o partido dele fazia no Rio de Janeiro, doido atrás de boquinhas.

Aliás por onde passa o Rui Falcão, mais difícil fica a aliança com o PT. Ao contrário, estou entregando os cargos que tenho. Daqui a pouco não vai faltar só gente para Dilma nomear não. Vai faltar é gente para fazer aliança com ela - disse Eduardo Cunha.

Ele convocou uma reunião da bancada para discutir o assunto na próxima terça-feira. Cunha disse que a bancada já decidiu que não indicará qualquer nome para substituir ministros.

- Pode ficar tudo para o Rui Falcão. A cada dia que passo me convenço mais que temos de repensar está aliança, porque não somos respeitados pelo PT – atacou

As assessorias imprensa de Rui Falcão e Jorge Picciani foram procuradas, mas não retornaram.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: