quarta-feira, 19 de março de 2014

Aécio nega que FH tenha sido cogitado para compor chapa tucana para eleições

Senador diz que nome do candidato à vice-presidente deverá ser anunciado no final de maio

Júnia Gama – O Globo

BRASÍLIA - Afastando rumores de que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso poderia integrar a chapa presidencial como seu vice nas eleições deste ano, o senador e presidente do PSDB, Aécio Neves (MG), afirmou nesta terça-feira que a hipótese nunca foi cogitada.

— Seria uma honra para qualquer pessoa ter o presidente Fernando Henrique em uma chapa, mas isso não foi cogitado. Fernando Henrique é influente no processo eleitoral e hoje há uma compreensão ampla na sociedade da importância do governo FHC para chegarmos até aqui. Há sim uma vontade de tê-lo cada vez mais perto, de contar com seu engajamento, mas isso nunca foi cogitado — disse Aécio.

Segundo o senador, o nome que irá compor a chapa presidencial ao seu lado só deverá ser anunciado no final do mês de maio. Não estariam descartados nomes do DEM, do Solidariedade ou do próprio PSDB. Segundo o senador, a decisão será tomada em conjunto com os presidentes desses partidos e não haveria necessariamente uma preferência do PSDB por uma chapa puro-sangue.

Em mais uma reunião para costurar alianças nos palanques regionais, o senador e presidenciável decidiu hoje, com o presidente do DEM, senador José Agripino (RN) e do Solidariedade, Paulinho da Força (SP), que os três partidos farão uma coligação no Rio Grande do Sul para as eleições proporcionais. A prioridade é uma alternativa que sirva à candidatura nacional.

Nenhum dos três partidos têm candidato ao governo do estado e a intenção é unir forças para aumentar o valor do apoio do grupo a um candidato. Pelos cálculos de Aécio, serão 5 minutos de televisão a oferecer ao candidato ao governo que, em troca, deverá abrir seu palanque para o tucano na disputa pela presidência. O senador cogita apoiar candidatos do PMDB, do PDT ou do PP.

— Selamos essa aliança que nos dá 5 minutos de televisão juntos e vamos negociar conjuntamente o apoio a um candidato, que provavelmente não será de nenhum de nós três. Não está descartado o apoio ao PP, ao PDT, nem ao PMDB, que recentemente tomou uma decisão importante contra o governo federal e abre uma alternativa de negociação para nós — afirmou Aécio.

No Rio de Janeiro, o PSDB pouco avançou nas negociações com o DEM. O ex-prefeito César Maia pretende lançar-se candidato ao governo do estado, mas o núcleo tucano resiste em apoiá-lo. Aécio tem conversado com lideranças locais do PMDB e não descarta uma eventual aliança com Sérgio Cabral. Mas, o senador afirma preferir uma candidatura de algum dos três partidos que estão unidos no estado: PSDB, DEM e PPS.

— No Rio, estamos conversando com César Maia, mas será uma decisão tomada em conjunto. Há conversas com PMDB e PSD, mas vamos buscar uma candidatura própria com os aliados PPS e DEM no estado — disse o senador.

Nenhum comentário: