quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Queixas no menu de jantar de Jarbas

Grupo de deputados federais teria externado incômodo com condução do governador Eduardo Campos na sucessão. Segundo aliados, a corda esticou demais

Bruna Serra

Às vésperas do desfecho da sucessão local, um grupo de deputados federais pernambucanos se reuniu ontem com o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) para um jantar em seu apartamento funcional de Brasília. Oficialmente, o encontro foi agendado na última terça-feira (18) para debater o cenário político local e nacional.

Nos bastidores, a informação é de que o grupo estaria incomodado com a condução do processo sucessório na esfera local, especialmente com a falta de diálogo do governador Eduardo Campos com os demais integrantes da Frente Popular e a "queimação" generalizada de diversos integrantes do governo.

Para eles, a corda já "esticou demais" e é chegada a hora de anunciar a chapa governista, sob pena de criar um desentendimento maior na base de sustentação.

Em entrevistas, o senador Jarbas Vasconcelos tem dito que quem comanda a sucessão é Eduardo Campos. O peemedebista esteve por duas vezes com o governador durante todo o debate sucessório. Vice-presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo não foi convidado para qualquer debate sobre a sucessão local.

O PSDB vem sendo deixado à margem do processo, o que vem incomodando seus integrantes, à exemplo do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes. Ele reivindica a presença da legenda na chapa majoritária, chegando a classificar o apoio do partido a Eduardo em Pernambuco como "cheque em branco".

Em Brasília, não se fala de outro assunto que não seja sucessão. Durante parte da sessão plenária, estiveram juntos conversando sobre o tema os deputados Carlos Eduardo Cadoca (PCdoB), Wolney Queiroz (PDT) e Bruno Araújo (PSDB). Estiveram no jantar do líder peemedebista os deputados Raul Henry (PMDB), Mendonça Filho (DEM), Augusto Coutinho (SDD), Wolney Queiroz, Carlos Eduardo Cadoca, Bruno Araújo, Severino Ninho (PSB) e Fernando Filho (PSB).

"Não houve uma determinação de pauta. Encontrei com Jarbas ontem (anteontem) e ele estava bem, tranquilo. O clima estava bom", afirmou o deputado federal Mendonça Filho.

Jarbas Vasconcelos decidiu em meados deste mês que não disputaria a reeleição para o Senado Federal. Em carta à sociedade, o líder peemedebista se retirou da disputa e indicou o deputado federal Raul Henry, seu afilhado político, para ocupar o cargo de vice na chapa governista.

Já tiveram seus nomes especulados para disputar o governo este ano: o secretário de Casa Civil, Tadeu Alencar, o secretário das Cidades, Danilo Cabral, o ex-deputado Maurício Rands. Desejam o posto o vice-governador João Lyra Neto e o ex-ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. Todos do PSB.

Até o fechamento desta edição, o nome no topo das especulações era o do secretário de Fazenda, Paulo Câmara.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Nenhum comentário: