quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

PSDB entra com representação contra André Vargas por falta de decoro

Ao lado de Joaquim Barbosa, Vargas repetiu várias vezes o gesto de punho erguido feito pelos mensaleiros

Henrique Alves diz que não vê no ato motivo para quebra de decoro parlamentar

Adriana Mendes, Isabel Braga e André de Souza

BRASÍLIA – O líder do PSDB na Câmara , Antonio Imbassahy (BA), protocolou nesta terça-feira na Corregedoria da Câmara representação por quebra de decoro parlamentar contra o vice-presidente da Casa, deputado André Vargas (PT-PR). Ontem, sentado ao lado do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) na abertura do ano do Congresso, Vargas repetiu várias vezes o gesto de punho erguido feito pelos mensaleiros na hora da prisão. Para o líder tucano, houve uma afronta ao presidente do Supremo.

Segundo a representação, a atitude constitui um desrespeito à autoridade que se encontrava na dependência da Casa e viola o Código de Ética e Disciplina Parlamentar.

“Vargas é vice-presidente de um Poder, o Legislativo, e deve se comportar com a dignidade que o cargo requer, e não desrespeitando o presidente de outro poder, o Judiciário. Foi uma chacota à Justiça, um total acinte. A sociedade não aceita esse tipo de desrespeito. Ele perdeu todas as condições de permanecer no cargo”, afirmou Imbassahy na representação.

Em nota, o deputado André Vargas justificou que o gesto feito por ele ao lado de Joaquim Barbosa foi uma saudação direcionada exclusivamente " aos companheiros dele em plenário. O petista diz ainda que sempre pautou sua vida pública em defesa e respeito ás instituições.

"E dessa forma procedi (ontem) ao cumprimentar o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, naquela ocasião, com aperto de mãos, como demonstram fotografias anexas", diz um trecho da nota.

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), preferiu minimizar o episódio. Alves não vê no ato motivo para quebra de decoro.

- Você pode discutir a questão da oportunidade, se foi um gesto de falta de gentileza, de cordialidade. Mas é o direito do parlamentar de se expressar. Não é usual, mas foi um gesto dele que assim se manifestou talvez de forma mais emocional do que racional, mas não a ponto de uma quebra de decoro parlamentar – disse Henrique Alves ao chegar à Câmara na tarde de hoje.
Indagado se houve exagero da parte do PSDB, Henrique respondeu:

- De ambos os lados.

Os petistas saíram em defesa de André Vargas. O deputado Amauri Teixeira ((PT-BA) classifica a representação do PSDB como um factoide.

- Ele não distratou (Joaquim Barbosa) e não maltratou. É factoide o que o PSDB quer fazer. Ele apenas se manifestou.

Durante a cerimônia, o petista fazia troça com colegas no plenário e também postou nas redes sociais ironias sobre o ministro. No momento da leitura da mensagem presidencial ontem , quando Barbosa saiu da Mesa e se ausentou do plenário, André Vargas fotografou a cadeira ao seu lado vazia e postou no Instagram com a legenda: “Joaquim sumiu?”.

Na representação, o PSDB também menciona a troca de mensagens flagradas pelo jornal “O Estado de S.Paulo” em que o petista sugere que gostaria de “dar uma cotovelada” no presidente do STF. André Vargas justificou que o conteúdo das mensagens fotografadas “além de não serem ofensivas, são de cunho privado”.

Crítico de Barbosa, no domingo André Vargas criticou o presidente do Supremo por causa da publicação de uma foto ao lado de um empresário foragido, em Miami. "Joaquim Barbosa tira foto em Miami com empresário foragido. “Cadê os moralistas da mídia brasileira? Se fosse o Lula!", escreveu Vargas.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: