terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Petistas insistem em ficar no governo do PSB em Pernambuco

Cargos no governo do estado deveriam ter sido entregues na segunda-feira

Letícia Lins

RECIFE - O diretório regional do PT adiou para esta terça-feira a decisão sobre o destino dos filiados ao partido que ainda permanecem trabalhando em cargos comissionados no governo Eduardo Campos (PSB). O governador de Pernambuco, pré-candidato à Presidência da República, rompeu com os petistas em 2012, quando lançou o nome do hoje prefeito Geraldo Júlio (PSB) para disputar a sucessão municipal, acabando com o domínio de 12 anos do PT à frente da prefeitura de Recife.

A Executiva petista havia decidido que segunda-feira seria o último dia para que os petistas lotados na gestão do PSB na capital pernambucana entregassem os cargos. Porém, não houve quorum para que fosse tomada qualquer deliberação. O estatuto do PT exige quorum de no mínimo 11 pessoas, mas, no momento da reunião, apareceram apenas dez.

Segundo a presidente do PT pernambucano, Tereza Leitão, 12 pessoas chegaram a comparecer à sede do partido, mas houve desencontro de horário, e a reunião terminou sem resolução. Um levantamento preliminar indicou que há pelo menos 20 petistas trabalhando para o governador socialista.

- O fuso horário do PT é meio incerto. A gente marca a hora, as pessoas chegam atrasadas, outras saem antes do horário. O resultado é que 12 compareceram ao encontro, mas não tivemos como deliberar porque, em nenhum momento, tivemos 11, o quorum mínimo na sala - afirmou a petista.

Tereza marcou nova reunião para amanhã, quando deverá ser decidido o destino dos petistas ainda no governo, que podem ser suspensos ou expulsos do partido. Ela explicou, porém, que essa decisão não é compulsória e que os indisciplinados terão chance de defesa nos processos administrativos que serão abertos contra eles.

A presidente regional do PT lembrou que o caso mais emblemático é o de Oscar Barreto, presidente do diretório municipal de Recife. Ele atualmente responde pela secretaria executiva de Agricultura no estado. Além de não ter deixado o cargo, Oscar já anunciou a pretensão de disputar o Palácio do Campo das Princesas. No entanto, as Executivas estadual e nacional do PT estão se organizando para apoiar o senador Armando Monteiro Neto (PTB), como forma de oferecer um palanque forte para a campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff.

Já nas prefeituras, são os diretórios municipais que estão encarregados de cumprir a determinação de entrega dos cargos. Só na Secretaria de Habitação de Recife, comandada pelo petista Eduardo Granja, são mais de 30 os filiados ao PT lotados na pasta.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: