sábado, 22 de fevereiro de 2014

Panorama Político - Ilimar Franco

Foro íntimo?
O PSDB criou um enredo épico para a renúncia do deputado Eduardo Azeredo, réu no mensalão mineiro. Mas o afastamento foi definido na reunião da Executiva nacional, dia 11. E coube a um grupo de deputados, coordenado por Carlos Sampaio (SP) e Bruno Araújo (PE), convencer o advogado de Azeredo, José Gerardo Grossi, que a renúncia era melhor para a campanha de Aécio Neves, para a imagem do PSDB e para a sua defesa.

Foi assim
Um grupo de deputados tucanos ficou na sala, após a reunião da Executiva, e definiu ainda que Azeredo sequer devia discursar na Câmara. E sugeriram que alguém lesse sua defesa. Coube ao deputado Marcus Pestana, presidente do PSDB mineiro, a tarefa. Estavam presentes, o líder Antônio Imbassay (BA); o vice do partido, Bruno Araújo (PE); Carlos Sampaio (SP); Mendes Thame (SP); Vanderlei Macris (SP) e Nilson Leitão (MS). Um deles proclamou: “Não tem que ir para a tribuna. No momento da gritaria não é hora de explicação”. Lá, o ex-líder Carlos Sampaio garantiu que, ainda assim, o STF julgaria Azeredo, e não a primeira instância. “Tenho 99% de certeza”, disse.

“Se o PT tiver candidato ao governo do Rio, nós (PMDB) vamos apoiar o Aécio Neves (PSDB) para presidente”
Jorge Picciani
Presidente do PMDB no Rio, ameaçando o PT caso este mantenha seu candidato, o senador Lindbergh Farias, ao invés de apoiar o vice Luiz Fernando Pezão (PMDB)

Tô fora!
O PSD foi ao jantar organizado pelo presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), mas não aderiu ao blocão de pressão ao governo. O presidente do partido, Gilberto Kassab, ouviu os relatos e vetou a adesão de seus 43 deputados.

Apoio verde
O governador Sérgio Cabral convidou ontem e o prefeito de Macaé, Dr. Aluizio, do PV, aceitou. Ele será um dos coordenadores da campanha do vice Luiz Fernando Pezão (PMDB) no interior fluminense. Além de Macaé, será sua responsabilidade a campanha em Campos, reduto de um dos adversários, o ex-governador Anthony Garotinho.

O telefone tocou novamente
O ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil) está irado com a crítica de que não atende as ligações dos deputados. Alega que liga para mais de uma dezena por dia. E justifica que o problema não são as ligações, mas o tamanho da Câmara.

O que mudou?
Após dizer que não era kamikaze, o deputado Alfredo Sirkis (PSB) virou candidato ao governo do Rio. Reafirma que não fará aventura e explica: “No fim de semana, correndo na praia entre Barão do Flamengo e a Escola Naval, umas cinco pessoas me pararam. Disseram que não teriam em quem votar. Surpreso, fiquei sensibilizado”.

Longevidade
Começa mais uma campanha na Confederação Nacional do Comércio. O presidente, Antônio Oliveira Santos, há 33 anos no cargo, é candidato. A oposição quer modernizar a CNC, reduzir os mandatos para quatro anos com uma reeleição.

Do Oiapoque ao Chui
O PSOL lança na segunda-feira, em São Paulo, a sua chapa para disputar à Presidência. O senador Randolfe Rodrigues (AM) terá a ex-deputada Luciana Genro (RS) na vice. O partido inicia nesse dia a construção de um programa de governo.

O Congresso resolveu eliminar as versões impressas dos diários oficiais do Senado e da Câmara. Elas ficarão disponíveis em meio eletrônico.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: