quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Panorama Político – Ilimar Franco

A grande incógnita
Dirigentes de todos os partidos estão se perguntando: “Qual o peso do ex-presidente Lula nestas eleições?”. A oposição passou quatro anos tentando sua desconstrução. O PT o mantém como um Plano B permanente para a Presidência. Petistas e aliados apostam em sua presença na campanha para alavancar suas candidaturas. Lula é o primeiro presidente, desde a redemocratização, que sai do Planalto com capital político.

Na corda bamba
As experiências passadas com o PSDB não são as únicas que perturbam seu principal aliado, o DEM. A insegurança se mantém nesse pleito. Seus parlamentares contam que o senador Aécio Neves (PSDB) garante que vai intervir no Mato Grosso do Sul, para que os tucanos não apoiem o senador Delcídio Amaral (PT). Mas o deputado tucano Reinaldo Azambuja diz que não tem nada disso e que eles estão liberados. A despeito das garantias de Aécio, o governador Simão Jatene (PA) resiste a dar a vice para o deputado Lira Maia (DEM). O deputado Pauderney Avelino acusa o prefeito tucano de Manaus, Arthur Virgílio, de usar a máquina para eleger à Câmara seu filho, o deputado estadual Arthur Bisneto.

“O Azeredo não renunciou para criar obstáculos ao julgamento. A sinalização do caso Donadon é a de que nesses casos o STF julga, não volta para a primeira instância”
Marcus Pestana
Presidente do PSDB de Minas Gerais e deputado federal

Empurra-empurra em São Paulo
Uma ala do PSB tenta confinar a Rede, de Marina Silva, no apoio à candidatura ao governo de Wladimir Safatle (PSOL). Os socialistas ficariam com a reeleição de Geraldo Alckmin (PSDB).

Ideia fixa
A presidente Dilma continua com o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira, na cabeça. Dilma o quer na Integração, desistindo do governo do Ceará. Isso facilita o jogo para a sucessão do governador Cid Gomes (PROS). Ontem, Dilma falou por telefone com o vice Michel Temer. Eles voltam a se reunir semana que vem.

Aulinha do Professor Raimundo
A Associação dos Peritos da PF convidou a mídia para a cobertura, hoje, de treinamento sobre como desarmar bombas caseiras. Agentes do FBI vão dar aula. Mudaram de ideia. As reportagens poderiam estimular sua fabricação?

Aproveitando a viagem
O DEM propôs a criação de Comissão Externa da Câmara para ir à Holanda acompanhar investigação sobre o pagamento de propina na Petrobras pela empresa SMB Offshore. A Holanda fica ao lado da França, sede da GEC Alsthom, e da Alemanha, sede da Siemens AG, investigadas pelo pagamento de propina no Metrô de São Paulo.

Autonomia regional
O PSD de Minas Gerais bateu o martelo. Ele vai apoiar Pimenta da Veiga (PSDB) para o governo. Apesar da posição pró Dilma do PSD nacional, a maioria dos mineiros fará campanha para o tucano Aécio Neves. A decisão foi unânime.

Essas coincidências
O PSDB jura que a renúncia do deputado Eduardo Azeredo (MG) foi uma decisão pessoal. O réu do mensalão mineiro tenta sair de cena um dia antes do lançamento da candidatura de Pimenta da Veiga para o governo estadual.

A Executiva do PT concluiu o balanço final de candidaturas próprias aos governos estaduais. Os petistas terão candidatos em 18 estados.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: