terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Panorama Político – Ilimar Franco

Eduardo Campos quer o PV
Mesmo depois do PV decidir investir no ex-deputado Eduardo Jorge para concorrer à Presidência, Eduardo Campos (PSB) negocia o apoio dos verdes à sua candidatura. O socialista está, segundo aliados, propondo ao PV indicar o candidato ao governo paulista pela aliança PSB/Rede/PPS. Em troca, os verdes desistiriam de candidatura própria e passariam a apoiar Campos para o Planalto.

O desabafo
O apagão de energia que assolou o país fez o ministro Edison Lobão (Minas e Energia) sentar no banco dos réus. Alvo da oposição e de especialistas no setor, a gestão da área pelo governo Dilma é muito criticada. O fato da presidente Dilma ter sido ministra da pasta, no governo Lula, faz o bolo crescer. Cansado de guerra e de tanto petardo, o ministro Edison Lobão desabafou, numa conversa, na semana passada. Ele comentou: “Só cobram do governo e do Ministério. Ninguém cobra do Incra, da Funai, do Ibama, do Iphan, do Ministério Público e das Ongs”. Estas instituições, avalia, contribuem para retardar a construção de novas hidroelétricas.

“O governo vai deixar de investir. Vai segurar a tarifa de energia porque é ano eleitoral. Vai deixar um buraco para o futuro presidente”
José Agripino
Presidente do DEM e senador (RN)

Virando o jogo
Os estrategistas da campanha do governador Sérgio Cabral (PMDB) ao Senado apostam na vertente de que os protestos dos Black Blocs são resultado de orquestração política. Com isso, avaliam que Cabral passa de algoz a vítima.

Polêmico
O Senado vai enfrentar o debate da legalização da maconha. O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) foi designado relator e decidiu não fugir da raia. Mas ele evita adiantar seu voto: "Vou assumir a responsabilidade de fazer um relatório com a posição que eu achar mais correta". Além de especialistas, ele quer ouvir o governo do Uruguai.

Quem sou eu
Integrantes do time eleitoral da presidente Dilma dizem que não há pressa para entrar em campo. A hora seria da oposição, cujos candidatos precisam usar a internet e as redes sociais para se apresentar e se tornarem conhecidos para os eleitores.

Na onda das redes sociais
A disputa pelas mentes na internet e nas redes sociais tem um novo personagem: o PMDB. O partido acaba de aprovar o projeto Conexão, que começará a ser implantado para as eleições desse ano. Um dos alvos do partido é a juventude. O objetivo é mobilizar a sua estrutura e ouvir o conjunto dos filiados sobre temas da atualidade.

Ilusionismo
Muito abalado, segundo os amigos e os tucanos, o deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG) tem confessado que seus advogados lhe venderam uma versão otimista da manifestação do Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot.

Tirando a máscara
O líder do Solidariedade na Câmara, Fernando Francischini (PR), que é delegado da Polícia Federal, está coletando assinaturas para criar uma CPI para investigar os Black Blocs. Sua ideia é saber quem são e quem lhes dá sustentação.

O economista José Márcio Camargo informa que não vai integrar o time que o PMDB está formando para elaborar sua proposta de programa de governo.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: