terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Panorama Político – Ilimar Franco

Duas táticas
A Força Sindical é a única entidade dos trabalhadores que está em campanha pela correção do FGTS pela inflação. A CUT (PT) e a CTB (PCdoB) se omitem. Em 1999, quando o PSDB estava no poder, a correção do FGTS foi alterada em prejuízo dos trabalhadores. O PT, em 11 anos de poder, não tratou da reposição das perdas. E, agora, a CEF está lutando na Justiça contra os trabalhadores.

A distribuição do poder no PT
Os aliados do governo Dilma passam por uma maratona na reforma ministerial. Mas no PT todos já sabem o seu pedaço. O espaço está assim distribuído: a tendência Construindo Um Novo Brasil, com 45 deputados e 12 senadores, tem 10 ministérios. Sua bancada é inferior à do PMDB. A Mensagem tem 12 deputados e uma pasta. Sua bancada é inferior à do PTB, que está fora da Esplanada. A Democracia Socialista, com oito deputados e um senador, tem um ministério. O PROS, com mais cadeiras no Congresso, não tem. O Movimento PT tem oito deputados e uma pasta. O PP, o PR, o PDT e o PCdoB precisaram ter mais do que isso para integrar o Ministério.

“A questão é acabar com o mito da invencibilidade do governo. Ele tem errado um bocado e a atitude um tanto arrogante de fazer de conta que tudo vai bem é um prato para a oposição”
Fernando Henrique Cardoso
Ex-presidente, sobre a campanha eleitoral

Na defensiva
O nervosismo tomou conta dos tucanos com o pedido de condenação e prisão do deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG). Há cientistas políticos avaliando que, na campanha, o discurso em defesa da ética está comprometido.

Procura-se
O presidenciável Aécio Neves (PSDB) se reuniu com o deputado Marchezan Jr para pedir que ele concorra ao governo do Rio Grande do Sul, pois o tucano ainda não tem palanque nos pampas. A resposta do parlamentar: "Pede para a Yeda". Ele acusa a ex-governadora gaúcha Yeda Crusius de ter dizimado o partido.

Novas despesas, não
A grande preocupação do governo Dilma com a retomada dos trabalhos no Congresso é com leis que turbinem os gastos públicos. O tema mais sensível é o da manutenção do veto à mudança nas regras para facilitar a criação de municípios.

Dentro do contexto
A equipe do ministro Joaquim Barbosa acha estranho vincular sua atuação às declarações do ex-presidente Lula. Avalia que ela foi feita com endereço certo: a suspeita, levantada pelo ministro Gilmar Mendes, de lavagem de dinheiro nas doações para os condenados no mensalão.

Dois pra lá, dois pra cá
A Executiva do PMDB se reúne amanhã. E pode adotar a linha “não exigimos nada", da bancada na Câmara. Integrantes do partido avaliam que se o Senado não adotar o mesmo procedimento assumirá para si o carimbo do fisiologismo.

O outro lado
O líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), pede para negar que quando usou a palavra “poste”, referindo-se às eleições, tenha tido a intenção de criticar a gestão do atual prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, cujo vice é do PMDB.

Unanimidade. Todos os candidatos ao governo do Rio elegeram o ex-governador Anthony Garotinho como o melhor adversário para o segundo turno.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: