quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Oposição venezuelana boicota conferência de paz do governo

Líder dos partidos opositores afirma que encontro é ‘simulação de diálogo’

Presidente da Assembleia Nacional critica decisão e diz que rivais se movem por ‘cálculo politiqueiro’

CARACAS — A Mesa de Unidade, principal aliança de partidos de oposição na Venezuela, afirmou que não vai participar da Conferência de Paz convocada para esta quarta-feira pelo governo do presidente Nicolás Maduro. Em carta, o secretário-executivo da aliança, Ramón Guillermo Aveledo, disse que a conferência é um “simulacro de diálogo” e impôs condições para a participação. A refusa foi criticada pelo presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, para quem a oposição “confirmou que não quer paz”.

“Não vamos nos prestar para o que será uma simulação de diálogo que resulta em uma enganação de compatriotas” escreveu Aveledo em carta para o vice-presidente do país, Jorge Arreaza.
Para dialogar com o governo, Aveledo disse que era necessária uma agenda que incluísse outros pontos de maior relevância nacional e a participação de um representante “nacional ou internacional” para mediar as conversas.

Em resposta às declarações da liderança opositora, Cabello afirmou que a oposição “se move com o cálculo politiqueiro”.

“Quiseram nos tirar o Natal, os alimentos, o petróleo, a gasolina, a vida, os carnavais, agora querem nos tirar a paz. Não poderão!”, escreveu em seu Twitter.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: