quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Gleisi chama críticas de Campos ao governo de 'oportunismo' e 'ingratidão'

No primeiro discurso na volta ao Senado, ex-chefe da Casa Civil atribui o sucesso da administração de Pernambuco ao apoio do ex-presidente Lula; Estado é líder nos déficits estruturantes, segundo ela

Débora Álvares

BRASÍLIA - Em seu primeiro discurso no plenário do Senado após deixar a chefia da Casa Civil da Presidência da República, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) se dirigiu ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos e rebateu os ataques do presidenciável do PSB ao governo.

"É lamentável quando essa candidatura é lançada e carece de propósito, de conteúdo e de uma causa e baseia-se praticamente em situações e manifestações de hipocrisia, de oportunismo e de ingratidão", disse a ex-ministra.

Após agradecer a acolhida dos colegas em seu retorno ao Legislativo, Gleisi voltou a classificar como oportunismo a afirmação de Campos, de que o País está "fora dos trilhos".

"Grande parte do sucesso do governador de Pernambuco baseia-se nos aportes e no apoio financeiro que a União deu àquele Estado, por isso é injustificável que o Estado de Pernambuco, sendo dos que mais receberam recursos da União, esteja hoje na frente entre os déficits estruturantes, o déficit primário, entre todos os Estados brasileiros", acrescentou.

Gleisi saiu em defesa da articulação política de Dilma e do PT para a reeleição: "Até porque o próprio governador faz uso dessas articulações políticas para tentar viabilizar sua candidatura". Na terça-feira, 04, Campos disse que "a sociedade brasileira não tolera mais este velho pacto político que mofou".

A senadora citou que em seu Estado, o Paraná, o PSB tem alianças com o PSDB e com o DEM; no Espírito Santo, acrescentou Gleisi, é coligado ao PT. "Qual a nova política que se está praticando?", questionou.

A ex-ministra atribuiu, ainda, o sucesso político de Campos ao apoio e prestígio de Lula e Dilma.

"Não foram poucas as vezes que o presidente Lula o chamou de filho, e não foram poucas as vezes, muitas, em que o presidente Lula o apoiou em diversas caminhadas, inclusive tendo ele como partícipe de nosso governo", concluiu.

Quase imediatamente após a manifestação de Gleisi, a equipe do governador de Pernambuco entrou em campo para defendê-lo. O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), principal nome de Campos no Congresso, disse que o País está vivendo, com Dilma, uma gestão pior do que vivenciou à época do ex-presidente Lula. "Não podemos concordar com um governo que exibe números vergonhosos", afirmou o senador em plenário.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário: