terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Brasília-DF – Denise Rothenburg

Padilha da discórdia
A mesma Dilma Rousseff que exalta o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha acaba de vetar um outro Padilha para sua equipe. O deputado Eliseu Padilha, do PMDB. A presidente não quer ver como ministro da Secretaria de Portos aquele que ajudou a arrecadar recursos para as duas campanhas de Fernando Henrique Cardoso e ainda auxiliou José Serra contra a eleição dela, em 2010, e a de Lula, em 2002. Isso sem contar o peso em favor de Geraldo Alckmin em 2006.

Para a presidente, a proximidade com antigos adversários tem limite. No Rio Grande do Sul, entre os peemedebistas, ela só obteve o apoio para valer do deputado Mendes Ribeiro, que deixou o Ministério da Agricultura para cuidar da saúde e se recuperar de um tumor no cérebro. Até aqui, o nome provável para a Secretaria de Portos é o do senador Vital do Rêgo Filho, o Vitalzinho, do PMDB da Paraíba. Os deputados do partido ainda estão a ver navios.

Minha vingança...
Mal a notícia do veto a Padilha chegou ao PMDB, um grupo de deputados começou a tramar o troco. O primeiro movimento é no sentido de emplacar o deputado Darcísio Perondi presidente da Comissão de Saúde da Câmara. Perondi é um dos independentes que infernizam a vida do governo no Congresso.

...será maligna
Perondi foi um dos mentores do projeto que tentou ampliar os recursos da saúde além do que
o governo pretendia conceder dentro do Orçamento Impositivo. Como presidente da Comissão de Saúde da Casa, nada impedirá que tente repetir a dose em outros projetos. E, sabe como é, nesse primeiro semestre, o governo ainda não tem tanta tranquilidade para enfrentar o Congresso.

Recordista
A cúpula do PT dá como certo que Ideli Salvatti será mantida na Secretaria de Relações Institucionais. A média de permanência ali era de um ano. Ela está desde junho de 2011. Alguns deputados, inclusive do PT, que estão de olho no cargo não perdoam: "Ela tem dois troféus, o de mais tempo como ministra e o de quem menos fez em todo esse período".

Riscos &apostas
Para alegria dos deputados mais descolados e menos conservadores, o PSC de Marco Feliciano não terá direito a presidir comissões técnicas da Câmara este ano. Para preocupação do governo, a Fiscalização e Controle deve ser a primeira escolha do PMDB. O PT, que abre a ordem de pedidos, ficará com a Comissão de Constituição e Justiça, onde o nome mais cotado é o do deputado Vicente Cândido, de São Paulo.

CURTIDAS

No embalo/ Os líderes do PTB na Câmara, Nelson Marquezelli, e no Senado, Gim Argello, conversavam animadamente com o presidente em exercício do partido, Benito Gama (foto), quando se aproximou o ministro do Turismo, Gastão Vieira. "Oba, vamos fazer a troca do bastão logo aqui", disse Gim, referindo-se a Benito. O Ministério do Turismo é o sonho de consumo dos petebistas hoje.

Questão de prioridade/ Enquanto o senador João Vicente Claudino (PTB-PI) lia a mensagem da presidente Dilma ao Congresso, os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e do Senado, Renan Calheiros, aproveitaram para repassar os próprios discursos que fariam em seguida.

Memória I/ Ao ver o novo ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, recebido com toda a pompa no Congresso Nacional, alguns senadores lembravam animadamente da brincadeira que faziam quando algum integrante do Senado passava por outro sem cumprimentar. Aquele que não recebia o cumprimento logo se virava para o colega e dizia "bom dia, Mercadante".

Memória II/ Naquela época, Mercadante era senador e não eram poucos os colegas que o chamavam de "mercapedante". Agora, garantem, que esse tempo acabou. Pelo menos, é o que dizem.

Fonte: Correio Braziliense

Um comentário:

Anônimo disse...

Padilha já havia avisado ao Presidente do PMDB Michel Temer, que não pretendia assumir nenhum Ministério na Reforma Ministerial.
No dia 21 de janeiro passado, antes da plantação do "veto" como obra de "fogo amigo" para influenciar no PMDB Gaúcho, a jornalista ROSANE DE OLIVEIRA já havia publicado o que ouvira do Deputado Padilha, como segue: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/politica/noticia/2014/01/rosane-de-oliveira-preferencia-pela-campanha-4396764.html

Antes disto, no dia 11 de janeiro de 2014, o jornalista FERNANDO ALBRECHT, ´na pagina 3(três) do Jornal do Comércio, já informou que Padilha foi claríssimo de que não queria ser Ministro.

Outra das tantas publicações de que Padilha não aceitaria ser Ministro foi a publicada pela jornalista TALINE OPPITZ, na página 04(Quatro) do jornal Correio do Povo.

Com se verifica a "plantação" contra o Deputado Padilha veio muito tarde e seu autor, ao que parece, embora gaúcho não tem boa memória sobre o publicado nos jornais locais. Padilha nunca foi vetado porque sempre deixou claro que não aceitaria ser Ministro.