domingo, 2 de fevereiro de 2014

Bolsa Família e crescimento deram vitórias ao petismo.

O Bolsa Família, herdeiro de programas sociais do governo FHC que acabou consolidado e massificado por seu sucessor, Luiz Inácio Lula da Silva, e o crescimento econômico em média maior do que no resto do Pais foram peças fundamentais para a vitória do petismo no Nordeste.

Em 2008, quando o governo pôde colher os frutos do programa social, Lula venceu em todos os nove Estados nordestinos na disputa do 2 turno contra o tucano Geraldo Alckmin. Em 2010 o feito se repetiu. Dilma bateu o tucano José Serra no segundo turno em todos os Estados. No Maranhão, no Piauí, Ceará, Pernambuco e Bahia, Dilma somou mais de 65% dos votos e venceu por margem menor em Alagoas, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte.

De acordo com estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) de dezembro de 2011, a região Nordeste recebeu 51,1% dos benefícios do Bolsa Família distribuídos pelo governo federal. O Estado da Bahia foi o que mais recursos recebeu, de acordo com o levantamento: 1.753 milhão de benefícios, 543 mil a mais do que São Paulo.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário: