quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Rede descarta aliança com PSDB em MG e defende candidatura própria

Fernando Taquari

SÃO PAULO - O Rede Sustentabilidade rechaçou ontem a possibilidade de apoiar a candidatura do PSDB ao governo de Minas Gerais. Em nota, o diretório estadual defendeu que a coligação PSB/Rede tenha candidato próprio à sucessão do governador Antonio Anastasia (PSDB). Trata-se de mais um Estado onde há divergências entre dirigentes dos dois partidos em torno dos palanques. Os aliados da ex-senadora Marina Silva também são contra uma aliança com os tucanos na eleição ao governo de São Paulo.

Na nota, o Rede ressaltou a necessidade de "romper a hegemonia" de tucanos no Estado e "de consolidar uma alternativa política à polarização PT-PMDB/PSDB". Apesar disso, o coordenador estadual da sigla em Minas Gerais, Demétrio Junqueira Figueiredo, disse que ainda não há um nome de consenso para apresentar ao PSB como sugestão para a disputa estadual. "No momento estamos focados em mostrar nosso posicionamento. Acreditamos que o palanque próprio é fundamental para demarcarmos nosso território", afirmou.

A despeito da manifestação do Rede, a maioria do PSB mineiro prefere compor com os tucanos na eleição estadual, inclusive, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, apontado como o principal nome da legenda para a disputa ao governo mineiro. Lacerda defende a aliança com PSDB devido a sua proximidade com o senador Aécio Neves (MG), pré-candidato à Presidência da República. O prefeito até declarou na semana passada que sua sigla não lançaria um nome na sucessão estadual contra os tucanos.

A tese de candidatura própria, no entanto, pode ganhar força caso os pessebistas não sejam contemplados com a vaga no Senado ou a vice na chapa do ex-ministro Pimenta da Veiga, escolhido como o candidato do PSDB ao governo de Minas. "Queremos aqui um palanque respeitável para o Eduardo Campos", afirmou o presidente do PSB mineiro, deputado federal Júlio Delgado, sobre a candidatura ao Palácio do Planalto do governador de Pernambuco. "Caso contrário, a tendência é termos um candidato próprio no Estado", acrescentou o deputado.

Acontece que o PSDB já sinalizou com a hipótese de oferecer a vaga de vice ao deputado Dines Pinheiro (PP). Além disso, Anastasia deve concorrer ao Senado, com o PSD na primeira suplência. Restaria ao PSB a segunda suplência. Diante desse cenário, Delgado ressaltou que ele próprio poderia disputar a sucessão do governador. O parlamentar também mencionou o nome da secretária estadual de Educação, Ana Lúcia Gazzola (PSB), como outra alternativa.

Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário: