quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

PSB fixa cronograma rumo ao Planalto

Murillo Camarotto

RECIFE - O PSB marcou para 4 de fevereiro, em Brasília, o lançamento do documento com as diretrizes do programa de governo que o partido pretende apresentar na eleição presidencial de outubro. Na mesma data, o documento será entregue ao PPS e também a "outros partidos", segundo informou o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que citou apenas os nanicos PPL e PHS.

O pré-candidato ao Palácio do Planalto reuniu ontem em sua casa, na Zona Norte do Recife, as principais lideranças do PSB no país. Além do lançamento das diretrizes do programa de governo, foram definidas as datas para a realização de seminários regionais, de onde serão colhidas outras sugestões para o programa de governo.

O primeiro, que tratará da região Sul, vai ser realizado em 22 fevereiro, em Porto Alegre. No dia 15 de março as especificidades da região Sudeste serão debatidas no Rio de Janeiro e em 5 de abril, no Recife, será realizado o seminário temático do Nordeste. Os dois restantes, relativos ao Centro-Oeste e ao Norte, estão marcados para os dias 12 e 26 de abril, respectivamente, em Goiânia e Manaus.

Campos informou ainda que as direções estaduais do PSB terão prazo até o dia 10 de março para relatarem a construção dos palanques locais para a eleição. Duas semanas depois, no dia 25 de março, a Executiva Nacional do PSB começa, segundo Campos, a discutir, caso a caso, os palanques.

O governador preferiu não comentar, entretanto, em que parte do calendário entra o anúncio de sua candidatura ao Planalto. Ele também evitou falar na situação do partido em São Paulo, onde o PSB deve lançar candidatura própria, em detrimento do apoio, desejado por uma ala da legenda, ao governador Geraldo Alckmin (PSDB).

A decisão irritou o presidente nacional do PPS, Roberto Freire, gerando insinuações de que ele poderia tirar seu partido da aliança em prol de Campos. O pernambucano disse ter conversado com Freire no domingo, quando os dois teriam tratado da contribuição que o PPS dará ao programa de governo, até agora elaborado por PSB e Rede Sustentabilidade, além de sugestões dadas pela internet.

Participaram do encontro na casa de Campos o vice-presidente nacional do PSB, Roberto Amaral, os líderes do partido na Câmara, Beto Albuquerque (RS), e no Senado, Rodrigo Rollemberg (DF), e o secretário, Carlos Siqueira. Mais tarde chegaram o prefeito do Recife, Geraldo Julio, e o ex-ministro da Integração, Fernando Bezerra, além do presidente do PSB em Pernambuco, Sileno Guedes.

Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário: