quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Política - Cláudio Humberto

O silêncio de Cardozo
Pisando em ovos para não chatear o cacique José Sarney (PMDB), o tão corajoso ministro José Cardozo (Justiça) - que já chegou a admitir que prefere morrer a ficar preso no Brasil - silencia sobre a chacina de detentos no Maranhão. A omissão de Cardozo, que evita declarações mais fortes, não contradiz a política da pasta, que investiu em 17 anos apenas 53% dos R$ 4,3 bilhões disponíveis para melhoria das cadeias. Segundo dados do próprio Ministério da Justiça, o Fundo Penitenciário Nacional é contingenciado para cumprir a meta de superávit primário. Campeões no ranking dos piores presídios, os governos de Roseana Sarney (PMDB-MA) e Tarso Genro (PT-RS) querem saber é das urnas. A sempre falante Maria do Rosário (Direitos Humanos) também se calou sobre a decapitação de presos. Só voltou de férias ontem. O presidente do STF, Joaquim Barbosa, mandou, em 20 de dezembro, uma equipe de juízes para apurar mortes nos presídios do Maranhão.

Decisão agradou Dilma
A presidente Dilma Rousseff elogiou a decisão do governador da Bahia, Jaques Wagner (PT - foto), de abrir mão de disputar cadeira ao Senado nas eleições deste ano. A petista aproveitou sua estadia na Base Naval de Aratu, onde passou o recesso de fim de ano, para jantar com o governador, que deverá integrar o núcleo duro de sua campanha à reeleição ao lado do ex-presidente Lula e do vice Michel Temer (PMDB).

Dois coelhos...
Ao abdicar da eleição, Wagner ficou disponível para a campanha de Dilma e contemplou o PSD, que lançará o vice Otto Alencar ao Senado.

...numa cajadada
O governador conseguiu, por ora, conter a briga no PT e unir o senador Walter Pinheiro e o secretário Sérgio Gabrielli nos atos com Rui Costa.

Carreira
Indicado pelo PMDB para vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa, Roberto Derziê de Sant"Anna deixou superintendência de Loterias em 2011 para ser diretor-executivo de Geddel Vieira Lima (BA) no banco.

País de todos
O Brasil virou alvo de refugiados. Só em 2013, 649 estrangeiros conseguiram autorização para ficar no País. A maioria, 283, veio da Síria. Outros 106 vieram do Congo, 87 da Colômbia, e de 33 países.

Tropa de choque
A Câmara Federal reconhece criminalidade no Rio: contratou empresa de locação de carros blindados nas visitas dos deputados ao Estado.

Faz jus ao nome
Pensando bem, o recordista em liberação de verbas extra-orçamentárias tinha que ser mesmo o ministro do Turismo: Gastão.

Insatisfação
O deputado José Carlos Araújo (PSD-BA) garante que o descaso do Ministério das Cidades com parlamentares não atingiu apenas PT e PMDB, mas também o PSD e demais partidos da base aliada.

Pendências
Em Brasília para costurar alianças políticas, o ex-governador José Roberto Arruda foi convidado pelo Ministério do Turismo a regularizar pendências nos repasses de recursos da antiga BrasíliaTur, do GDF.

Frase
“O dia em que o negro entrou na Casa Grande e se encantou com os anéis, ele é tão reacionário quanto o dono do engenho"
Ex-líder do MST, José Rainha Júnior, que já foi preso por desvios, criticando ministro Joaquim Barbosa (STF)

Cabo de guerra
O PT achou desmedida a reação de Eduardo Campos, que chamou de "ataque covarde" publicação no Facebook do PT onde foi chamado de "tolo". A direção petista já tinha esclarecido que a posição não era oficial.

Antes tarde
Advogado, o mensaleiro José Dirceu (PT) resolveu voltar aos estudos. Preso, dedica boa parte do tempo livre na Papuda relembrando Direito Constitucional. A Constituição virou a bíblia de cabeceira dele na cela.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Nenhum comentário: