quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Panorama Político – Ilimar Franco

Os espaços “Fan Protest”
O governo pode criar áreas delimitadas para a realização de protestos na Copa. A proposta foi levada à presidente Dilma pelo Ministério da Defesa. E será um dos temas da reunião de amanhã no Planalto. Integrantes do governo justificam: não há tempo para suprir o despreparo da polícia nem há espaço para dissuadir os manifestantes. O “Fan Protest” não terá telão nem o glamour das “Fan Fest".

CUT quer o lugar de Berzoini
O presidente da CUT, o bancário Vagner Freitas de Moraes, vai concorrer à Câmara disputando votos na base do deputado Ricardo Berzoini (PT-SP). Por isso, Berzoini não deve concorrer, habilitando-se para integrar o ministério do governo Dilma. Mas ele não está só neste movimento. É sustentado por um grupo integrado pelo líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), e pelo ex-presidente da Casa Marco Maia (PT-RS). Eles estão de olho em futura disputa pela direção da Câmara. E, para isso, tentam derrubar a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) ou o ministro Paulo Bernardo (Comunicações). Esse último é o alvo preferido de Berzoini.

“Rodei 1.760 km, em quatro dias, no interior do Ceará, e constatei que o PAC Estiagem não saiu do papel e o programa “Água Para Todos” não supre com eficiência as necessidades”
Danilo Forte
Deputado (PMDB-CE), relator da LDO de 2014

Reação da Câmara
Diante da proposta da senadora Katia Abreu, presidente da CNA, de colocar um senador na Agricultura, o líder na Câmara, Eduardo Cunha, pergunta: “os senadores do PMDB querem que a bancada de deputados vá para a oposição?”.

A aposta
Os estrategistas do candidato Aécio Neves (PSDB) apostam em duas linhas nas eleições. A inflação, que está corroendo o poder de compra da população. E os protestos na Copa. As pesquisas feitas para eles, mostram que depois da classe política de uma forma geral, o governo federal é o principal alvo das manifestações.

Podia ter sido a Flórida
O piloto da presidente Dilma, o brigadeiro Joseli Camelo, sugeriu duas alternativas de parada técnica no voo de Davos a Cuba. A presidente escolheu Portugal. Mas poderia ter sido a Flórida, terra adotiva dos opositores do governo cubano.

O primeiro passo
O governo publica hoje portaria, dos ministérios de Relações Institucionais e Planejamento, com as regras e o fluxo de liberação das emendas parlamentares. Ontem, o funcionamento do orçamento impositivo foi explicado para assessores de partidos do governo e da oposição.

Campanha dura
A candidata do PT ao governo do Paraná, ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil), foi informada que seus adversários encomendaram uma biografia sobre sua trajetória política. O livreto deve ser lançado ainda nesse semestre.

A grande pergunta
Petistas e governistas se perguntam. Agora que Aloizio Mercadante será o poderoso chefe da Casa Civil, será que ele vai deixar de interferir na gestão do ministro Guido Mantega (Fazenda)? Esta é a expectativa da presidente Dilma.

A assessoria da presidência do STF registra que o ex-relator do mensalão mineiro, Joaquim Barbosa, facilitou a vida do relator, Roberto Barroso.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: