terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Panorama Político - Ilimar Franco

O discurso e a realidade
Os dissidentes do PMDB não têm votos para antecipar a convenção. Eles têm cerca de seis votos na Executiva. O vice Michel Temer teria 13 votos. A defesa da convenção em abril é só pressão. Além disso, os dissidentes que estão nos governos estaduais não querem esgarçar a relação com o Planalto e ficar à míngua. Os que ainda negociam com o PT também não querem esticar a corda ao ponto da ruptura.

A transição na Saúde
O novo ministro da Saúde, Arthur Chioro, vai se reunir com todo o comando do Ministério da Saúde hoje à tarde. Participam os “ex futuros ministros” Mozart Salles (Secretaria Executiva) e Helvécio Magalhães (Secretaria de Atenção à Saúde). Antes disso, pela manhã, o afilhado do ex-presidente Lula terá reunião, no Planalto, com a presidente Dilma. Chioro, que dirigia a saúde na prefeitura de São Bernardo do Campo (SP), vai assumir esnobando prestígio. Ele deve integrar a comitiva que irá na visita da presidente Dilma a Cuba, dia 25 de janeiro. Esse país é um exemplo de saúde pública para a esquerda e seus médicos são a principal mão de obra do Mais Médicos.

“As reformas que o Brasil anseia (...), melhor ambiente trabalhista, maior sustentabilidade para a Previdência”
Instituto Teotônio Vilela (PSDB)
Texto enigmático (Reforma de nada) distribuído ontem pelos tucanos

A UPP fazendo água
A principal marca do governo Sérgio Cabral (PMDB) pode virar alvo negativo na campanha. No último final de semana, os moradores da vizinhança do morro do Pavão-Pavãozinho/ Cantagalo conviveram com intensos tiroteios.

Ele tem a força
Entre os novos ministros, o da Educação, já é um dos mais fortes no governo. José Henrique Paim Fernandes já tinha linha direta com a presidente Dilma. Sempre que ela queria informações sobre a pasta, ela ligava para Paim, pois ele sabe de cabeça todos os dados da pasta, tais como resultados, metas e problemas a serem superados.

Fan Fest do B
A Fifa autorizou, ontem, a prefeitura de São Paulo a organizar cinco exibições em telões dos jogos da Copa do Mundo na capital paulista. O evento será feito nos moldes da Fan Fest que a entidade vai promover no Vale do Anhangabau.

Sururu
O secretário do governo de Pernambuco, Milton Coelho, e o vice João Lyra, se movem nos bastidores para evitar que o chefe da Casa Civil, Tadeu Alencar, seja o candidato do PSB ao governo. O candidato do PSB ao Planalto, Eduardo Campos, está consumindo parte de seu tempo para evitar que a confusão ganhe corpo.

Concorrer fora do cargo
A exemplo do que já fizeram Mário Covas (SP) e Luiz Henrique (SC), o governador Simão Jatene (PA-PSDB) pode concorrer a um novo mandato fora do governo. Na campanha, o cargo seria exercido pelo vice Helenilson Pontes (PSD).

A primeira vez?
Com o apoio do governador Raimundo Colombo (PSD), do senador Luiz Henrique (PMDB) e do presidente da Assembleia, Joares Poncinelli (PP), a presidente Dilma pode ser a primeira petista a vencer em Santa Catarina no primeiro turno.

Discretos. Os ministros Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Paulo Bernado (Comunicações) passaram cinco dias de suas férias perambulando no Rio.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: