terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Panorama Político - Ilimar Franco

O alvo é Lula
O vice Michel Temer recebeu a missão ontem de tirar a candidatura do PT do caminho do vice do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB). O governador Sérgio Cabral foi taxativo: a presidente Dilma está abaixo de sua média nacional no estado e precisa da unidade dos aliados. O próximo passo de Temer será tratar da sucessão no Rio com o padrinho de Lindbergh Farias, o ex-presidente Lula.

Pego no contrapé
O candidato do PSDB, Aécio Neves, foi pego de surpresa com as declarações de Bernardinho. O esportista afirmou que não se vê concorrendo ao governo do Rio. Ontem, segundo um tucano, Aécio limitou-se a dizer que “não tenho novidade, o Bernardinho não falou comigo”. Pode ser que ele seja o último a ser informado? Mas os tucanos continuam apostando nele e vão aguardar mais tempo antes de procurar uma nova alternativa. O deputado Otávio Leite garante que o partido tem uma outra carta na manga e cita a ex-presidente do STF Ellen Gracie, filiada. Leite diz que ela tanto poderia concorrer ao Senado quanto ao governo. O DEM continua na fila de espera.

“Cada um dos ministros envolvidos com ações voltadas para Copa está fazendo um pente fino para evitar transtornos”

Aguinaldo Ribeiro
Ministro das Cidades, que acompanha obras de mobilidade urbana e drenagem

Conspiração
A ala majoritária do PT quer assumir a liderança do governo na Câmara. A função está sendo exercida pelo deputado Arlindo Chinaglia (SP), integrante do “Movimento PT”. Os dois grupos são aliados no comando nacional do partido.

Ação preventiva
Para evitar o pior, o governador Jaques Wagner (BA) criou um Centro de Gestão de Emergências. Com carnaval, lavagem do Bonfim e Copa pela frente, foram adquiridas 400 câmeras de vídeo para monitoramento e aparelhos de comunicação para reforçar a segurança. A localização de todos os veículos da polícia ficarão registrados.

Previsão do tempo
Os líderes da base aliada já detectaram a "bomba" do primeiro semestre. Trata-se de uma MP, editada em novembro, e que faz uma verdadeira reforma tributária. A MP 627 altera o IR de pessoa jurídica e nas legislações de PIS-PASEP e Confins.

Em pé de guerra
A bancada do PP na Câmara já avisou ao ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, que não aceita a indicação do secretário-executivo Carlos Viera para assumir o comando da pasta.. Ela está irritada com o comportamento do ministro na liberação de emendas no final do ano, deixando de empenhar várias emendas do PP.

Mercadante tem a força
Dados do Siafi sobre os desembolsos dos restos a pagar, nos primeiros dias de 2014, mostram que o Ministério da Educação conseguiu a liberação de R$ 2,1 bilhões. Só perdeu para a Previdência, que paga os aposentados e benefícios assistenciais.

Caducou
Os advogados do deputado Romário (PSB-RJ) não foram ontem ao TRE na sessão que trataria do pedido de afastamento do prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, que saiu do PSB por ser contra a candidatura socialista ao Planalto.

O PSB pretende vender seu candidato ao governo de Pernambuco como “o terceiro mandato do governador Eduardo Campos”.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: