domingo, 5 de janeiro de 2014

Panorama Política – Ilimar Franco

Marcando em cima
A Polícia Federal prepara uma força-tarefa para atuar no combate ao turismo sexual e a venda de mulheres para prostituição durante a Copa do Mundo. Um grupo ficará de olho na movimentação de estrangeiros que virão ao Brasil para os jogos, mas com segundas intenções. O trabalho será feito em todas as cidades sede, mas há preocupação maior com o Rio e Natal.

Pedras no caminho
De boas intenções para este ano a Polícia Federal está cheia. Mas pesa sob a instituição ameaça de greve dos agentes, única categoria de servidores federais que não chegou a acordo salarial com o governo em 2013. Os agentes estão se articulando para fazer paralisações na Copa do Mundo. O maior temor do governo é que a pressão por reajuste contamine as policiais civis e militares num período em que a segurança não pode falhar. Com as eleições, o governo tem prazo até abril para resolver o impasse, já que não pode dar aumento a partir de 180 dias das eleições. Em contrapartida, os delegados da Polícia Federal fizeram pacto de não entrarem na greve.

Força-tarefa
Para garantir todo o seu contingente nas ruas durante a Copa do Mundo, a Direção Geral da Polícia Federal proibiu todos os servidores a entrar de férias ou pedir licença capacitação nos meses de junho e julho.

“Sei não! Acho que 2014 é para fritar bolinho no Congresso.”

Delcídio Amaral
Senador (PT-MS), criticando a pauta trancada de votações da Câmara e a previsão de que nada será apreciado a partir de junho por causa da Copa e, depois, pelas campanhas eleitorais.

Afinados
O presidente do Incra, Carlos de Guedes, é o preferido para assumir o comando do Ministério do Desenvolvimento Agrário, no lugar de Pepe Vargas (PT-RS), que deixará o cargo para concorrer a deputado. Guedes é da linha da presidente Dilma, de não se preocupar com o número de assentamentos, mas com a qualidade deles.

Lobby empresarial
Chegou ao STF torcida de empresários para que os ministros proíbam as doações de pessoas jurídicas nas campanhas. Esperam uma justificativa legal para se livrar do que chamaram de “achaque eleitoral.”

Relação no divã
Integrantes do PSB perderam a paciência com a Rede, de Marina Silva. “Parece que estão fazendo um favorzão em nos apoiar”, diz um socialista, que critica os debates impostos por militantes. “Uns querem proibir a pílula anticoncepcional porque é poluente. Outros discutem a temperatura ideal da comida”, critica.

O estrategista
O argentino Diego Brandy deverá ser o principal coordenador da área de marketing da campanha de Eduardo Campos à Presidência. O PSB pensou em contratar Renato Pereira, que deixou a campanha de Aécio Neves (PSDB), mas recuou.

Em família
A design gráfica Ana Dias foi responsável pela arte do livro “A Rua, a Nação e o Sonho”, do deputado Chico Alencar (PSOL-RJ). Foi a primeira parceria profissional de pai e filha. O livro está com a segunda edição no forno.

O governo está preocupado com a questão indígena e radicalização dos protestos. Vai priorizar o assunto para não contaminar a eleição.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: