quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Página petista no Facebook ataca governador acusando-o de “vender a alma à oposição”

PT propaga texto de ataques a Eduardo

Em página no Facebook, nota apócrifa chama governador de "tolo" e de "vender a alma à oposição". Cúpula do PT desconhece autoria. PSB rebate e acusa "covardia"

Gabriela López

O governador Eduardo Campos (PSB) foi alvo de um duro e direto ataque publicado ontem - curiosamente sem autoria - na página oficial do PT no Facebook. A postagem afirma que o socialista foi um "tolo" e que perdeu sua "credibilidade política" ao "vender a alma à oposição" em troca de uma "probabilidade distante" de ser eleito presidente da República. À noite, o PSB rebateu acusando "desespero" do PT, com um "ataque covarde e despolitizado".

Este foi o ataque mais incisivo feito pelo PT desde que o governador demonstrou que sua candidatura é irreversível. Até então, o partido decidiu não revidar os ataques proferidos pelo socialista, devido às movimentações do antigo aliado, que constantemente faz críticas ao governo federal, na tentativa de construir um discurso de alternativa.

Com o título "A balada de Eduardo Campos", o texto afirma que o ex-governador Miguel Arraes, avô do socialista e que, como ele, foi aliado de Lula, "morreria de desgosto" se estivesse acompanhando os passos dados recentemente pelo neto. Em tom irônico, a nota também critica a ex-senadora Marina Silva - que se aliou a Eduardo e deve ser candidata a vice na chapa socialista -, acusado-a de praticar "adesismo puro e simples".

A nota ainda sublinha que a bem avaliada gestão do governador e o crescimento político de Eduardo devem-se a programas federais, como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o ProUni e o Bolsa Família. "Campos poderia ser grato a tudo isso e, mais à frente, com maturidade e honestidade política, tornar-se o sucessor de um projeto político voltado para o coletivo, e não para o próprio umbigo", completa a postagem.

O texto ataca Eduardo por ter defendido o ex-secretário estadual Wilson Damázio (Defesa Social), que, em entrevista ao JC sobre supostos abusos sexuais praticados por policiais, declarou não entender "por que mulher gosta tanto de farda" e classificou homossexualidade como "desvio de conduta". Procuradas pelo JC, as assessorias de imprensa do governo do Estado e do PSB nacional não se posicionaram.

Por meio do seu perfil na rede social Twitter, o deputado federal e líder socialista Beto Albuquerque (RS) - um dos homens de confiança de Eduardo Campos - classificou a postagem como "patética, desrespeitosa e desqualificada". Ele ainda considerou que é "risível" dizer que os recursos federais foram responsável pelos méritos do governo Eduardo. "Por que os governados do PT não tiveram o mesmo sucesso?", alfinetou. A nota de Beto Albuquerque, posteriormente, foi colocada no site do PSB como sendo a posição oficial do próprio partido.

Em mais de uma postagem, o parlamentar ainda escreveu que a nota do PT representa que o partido está com medo da candidatura socialista. "PSB não vai morder a isca da baixaria e dos ataques pessoais", assinalou.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Nenhum comentário: