terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Oposição critica Casa Civil

Juliana Cipriani

Parlamentares que fazem oposição ao governo da presidente Dilma Rousseff classificaram a gestão de omissa em relação à investigação interna produzida contra Rosemary Noronha, ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, indicada ao cargo pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Como o Correio mostrou ontem, o Ministério Público Federal (MPF) investiga a Casa Civil por suposta manipulação do processo que apurou o envolvimento da servidora em esquema de corrupção e tráfico de influência.

De maneira bastante contundente, o líder do PPS na Câmara dos Deputados, Rubens Bueno (PR), declarou que "os líderes do PT estão passando a mão na cabeça de criminosos". De acordo com o deputado, existe uma clara manipulação para que os fatos não venham à tona. "A investigação se faz necessária. Há uma manipulação em tudo que vem sendo denunciado. Inclusive, várias situações até hoje não foram esclarecidas. Lula não deu nenhuma palavra a respeito. É um caso gravíssimo. Quem não quer a investigação prefere continuar manipulando as informações", afirmou.

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) ressaltou que o MPF reage "ao conjunto da obra". Para o tucano, há uma conivência do governo com os escândalos. "Houve aquela faxina que a Dilma fez, mas, quando chega perto de verdade do governo, as coisas não são investigadas", salientou. O senador Agripino Maia (RN), líder do DEM no Senado, declarou que o MPF está traduzindo a indignação do país. "Eles (o governo federal) instauraram um processo interno e ofereceram uma conclusão muito leve. Houve um entendimento entre a estrutura do atual governo e aqueles que faziam o gabinete civil de Lula", declarou.

A Secretaria-Geral da Presidência negou que tenha se omitido nas investigações sobre a conduta da ex-funcionária do gabinete do Planalto em São Paulo. A assessoria de comunicação da pasta, depois de a atribuição sobre apurações ter sido delegada à Casa Civil, comunicou que o órgão instaurou "procedimento de acompanhamento". "A sindicância (da Casa Civil) encontrou elementos fáticos que ensejaram a instalação de procedimento administrativo disciplinar (PAD), que foi realizado no âmbito da CGU e resultou na destituição da servidora Rosemary Noronha, pena máxima em processos dessa natureza", concluiu o órgão.

Braço direito de Lula durante os seus dois governos (2003-2010), Rose se complicou após a Polícia Federal apontar a participação dela em suposto esquema de venda de pareceres técnicos do governo a empresas privadas. O inquérito sobre as investigações do governo federal a respeito de Rose foi aberto em 18 de dezembro e tem prazo de um ano, prorrogável por mais outro, para ser concluído.

Aécio escolhe coordenador
O senador Aécio Neves (PSDB) escolheu o ex-deputado Xico Graziano para coordenar a campanha na internet pela Presidência da República nas eleições de outubro. O engenheiro agrônomo, que teve um dos papéis principais na candidatura do ex-governador José Serra (PSDB) ao Palácio do Planalto em 2010 e é diretor executivo do site Observador Político, no Instituto Fernando Henrique Cardoso, já aceitou o convite, mas a definição das tarefas só deve ser clareada em meados de abril. A internet é um dos focos prioritários da campanha. Tanto que o senador já conta com mais de uma equipe trabalhando no tema há alguns meses. Graziano não quis adiantar como será sua atuação, mas confirmou o peso dado à campanha virtual. "Tudo é prioridade hoje em dia. Mas por enquanto vou ficar quieto, falo na hora certa", afirmou.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: