quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Ofensiva PSB - Rede na terça

Eleições. Lançamento das diretrizes do programa de Eduardo, em Brasília, apontará "egotamento" do modelo de desenvolvimento do PT

BRASÍLIA - Ex-aliados do PT, o governador Eduardo Campos (PSB-PE) e a ex-senadora Marina Silva defenderão no documento de diretrizes do programa de governo, a ser divulgado na próxima terça-feira (4), em Brasília, que há um "esgotamento" do atual modelo de desenvolvimento do País.

Tanto Eduardo - ex-ministro e aliado do governo petista até setembro de 2013 - quanto Marina - ex-ministra e aliada do governo até 2008 - devem sugerir que esse diagnóstico contribui para a necessidade de interrupção do ciclo do PT no poder.

O evento não será usado para anunciar Marina como vice de Eduardo. Isso ainda é objeto de negociações. Quatro meses após a adesão de Marina ao projeto presidencial do socialista, os dois usarão a solenidade para apresentar a consolidação das diretrizes discutidas entre PSB e Rede desde então.

A redação final do texto ainda está sendo alinhavada pelo PSB e pela Rede. Segundo a reportagem apurou, a ideia é divulgar a tese de que o desenvolvimento é um conceito que não pode se resumir ao crescimento da economia, tendo que levar em conta saúde, educação e saneamento.

O discurso mira as reivindicações das manifestações de rua em junho, que cobraram melhores serviços públicos do Estado, e vai na linha do que tanto Marina quanto Eduardo já manifestaram.

No programa de TV do PSB de 2013, o presidenciável disse que o País não trilhou o caminho errado, mas emendou: "Temos que admitir, estamos no caminho que já deu o que já tinha que dar." A estratégia é reconhecer ganhos econômicos e sociais nas gestões de PSDB e PT, aliado ao discurso de que é preciso avançar.

As diretrizes tendem a ser genéricas sobre as propostas para o novo modelo, como a necessidade de fim do loteamento da máquina federal entre partidos, prática que é usada por Eduardo para governar Pernambuco.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Nenhum comentário: