quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Nova crise para Eduardo resolver

Nota da Rede Minas defende candidatura própria do PSB mineiro e ruptura com o PSDB de Aécio Neves. Sugestão ameaça acordo de não agressão com os tucanos

BRASÍLIA - A Rede Sustentabilidade divulgou ontem uma nota com o objetivo de pôr fim a uma das principais negociações feitas pelo governador e pré-candidato à Presidência, Eduardo Campos (PSB): o pacto de não agressão com o senador tucano Aécio Neves, também pré-candidato à Presidência, nos redutos eleitorais de ambos. A nota da Rede Minas, avalizada pelo comando nacional, afirma ser necessário "romper a hegemonia do PSDB" no Estado por meio de uma candidatura própria da coligação PSB-Rede. Mais uma crise na aliança a ser administrada por Eduardo.

Desde a crítica de Marina Silva, líder da Rede, à aliança de Eduardo com os ruralistas, este é o primeiro ataque público do grupo da ex-senadora às negociações de Campos. O acordo costurado com Aécio prevê que os tucanos apoiariam o candidato do PSB ao governo de Pernambuco, em troca, os socialistas retribuiriam em Minas.

A nota da Rede, porém, ataca o PSDB, que governa Minas há 12 anos. "A Rede acredita firmemente na pertinência e efetividade deste projeto (candidatura própria), capaz de oxigenar e renovar a prática política no Estado, desgastada com o rodízio de velhos grupos no poder e há muito tempo incapaz de ousadia e inovação. A construção de candidaturas independentes nas eleições de 2014 é a perspectiva que a Rede propõe a Minas e ao País", diz a nota.

Embora frise que a nota é assinada por um grupo da legenda, o coordenador executivo nacional da Rede, Bazileu Margarido, deixou claro que a rejeição à aliança com os tucanos em Minas é ampla.

A cúpula do PSB foi surpreendida. Eduardo Campos ligou ontem para o presidente do PSB mineiro, deputado Júlio Delgado, e o chamou para tratar do tema.

"Como vamos criar dissidências agora? Se passar Eduardo para o segundo turno, como vamos ter o apoio do PSDB com esses conflitos? Ou alguém acha que vence no primeiro turno? Temos que construir pontes para vencer. Vamos fazer alianças pensando no que for melhor para a chapa Eduardo e Marina", reagiu Delgado.

O presidente do PSDB em Minas, deputado Marcus Pestana, criticou a posição do grupo de Marina. "Nosso diálogo é com o PSB. A Rede não tem expressão eleitoral e política relevante em Minas. Admiramos e respeitamos a senadora, mas, se eles se aferrarem a uma postura sectária, podem levar Eduardo para um extremo isolamento", avaliou o tucano.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Nenhum comentário: