quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Encontro tucano em São Paulo

Juliana Ferreira

Após anunciar que o lançamento de sua candidatura à Presidência da República será em São Paulo, o senador mineiro Aécio Neves (PSDB) se reuniu ontem com um grupo político de peso para definir um programa de governo. Em passagem pela capital paulista, o tucano esteve no apartamento do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, onde também encontrou o ex-governador do Ceará Tasso Jereissati e o deputado federal Sérgio Guerra. Os três seguiram para um restaurante, no Bairro Higienópolis, para um almoço com o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Lafer, o ex-embaixador Rubens Barbosa e o vereador Andrea Matarazzo. Segundo Aécio, o objetivo da reunião foi discutir questões internacionais da política e da economia. A conversa perpassou a situação atual argentina e a crise do Mercosul, mas desembocou em estratégias e alianças para a candidatura do mineiro.

O almoço de uma hora e meia serviu para a construção de uma programa, segundo o senador, que reforçou sua "preocupação com os rumos do Brasil". "Falamos que finalmente a presidente inaugurou a primeira grande obra de seu governo. Pena que não foi no Brasil", disse, sobre o Porto de Mariel, em Cuba, financiado pelo BNDES. Aécio, mais uma vez, demonstrou interesse em criar uma conjunção política para que Tasso Jereissati concorra ao Senado pelo Ceará. A intenção é colocar alguém com uma imagem forte no Nordeste, região em que o PT vence em votos e de onde surgiu um terceiro provável candidato ao Palácio do Planalto, o governador de Pernambuco, Eduardo Campo (PSB). Tasso desconversou sobre a proposta. Ele também é cotado para a coordenação-geral da campanha tucana à Presidência da República. Já o ex-embaixador Rubens Barbosa foi convidado a ajudar nos trabalhos do PSDB. Ele aceitou e deve atuar com o governador de Minas, Antonio Anastasia, centrando a campanha na eficiência da gestão estadual mineira.

Também ontem, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse em entrevista coletiva que o lançamento da candidatura de Aécio no estado é uma retribuição. "Quando fui candidato à Presidência da República, a convenção que me lançou foi em Belo Horizonte. Então, é uma retribuição. Se essa é a decisão do diretório nacional, ficamos muito honrados", disse. O PSDB deve oficializar a candidatura até março, na capital paulista ou em uma cidade de sua região metropolitana.

Alvos
Além de reforçar o compromisso com os paulistas, o maior colegiado eleitoral do país, a escolha do estado para o anúncio tem outra razão. Segundo o ex-deputado e presidente do PSDB no estado Nilton Flávio, São Paulo pode dar a diferença a Aécio em "eventuais tropeços no Nordeste". Para estreitar os laços, o senador mineiro estará em eventos em Araçatuba, São Carlos e Santos ao longo de fevereiro. Ele também é presença confirmada no Congresso Paulista de Municípios, em Campos do Jordão.

O Nordeste é o segundo alvo do PSDB, de acordo com o deputado federal Marcos Pestana, presidente do PSDB mineiro. "Nossa prioridade estratégica é São Paulo e os estados do Nordeste. O Sul e o Centro-Oeste sempre votaram com o PSDB. No Espírito Santo, a gente sempre ganha. E Rio de Janeiro é um caso à parte."

Pai mais uma vez
O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), postou ontem em uma rede social a foto do nascimento do quinto filho, Miguel. "É um menino forte e saudável, nasceu cercado por carinho, felicidade e muito amor. Tem o nome do bisavô e de São Miguel Arcanjo. Seu significado em hebraico ("Quem será como Deus?"), lembra a nossa humildade diante do senhor", escreveu o virtual candidato do PSB na disputa eleitoral de outubro para a Presidência da República. Campos disse que gostaria de agradecer o carinho recebido. "Hoje é um dia muito feliz para minha família. Eu, Renata, Maria Eduarda, João, Pedro, José e o pequeno Miguel, que agora dorme tranquilo, queremos compartilhar essa alegria com vocês", disse.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: