quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Copa, eleições e mais transtornos de obras prometem marcar 2014

Este ano, cidade do Rio começa a se preparar para celebrar os 450 anos em 2015 e receber as Olimpíadas no ano seguinte

RIO — Diante do caminhão de novidades que chega ao Rio com 2014, talvez o Rei dissesse “são tantas emoções...”: Copa do Mundo, eleições, possível volta das manifestações de rua, obras e mais obras pela cidade, que começa a se preparar para os festejos do seus 450 anos, em 2015, e caminha para os Jogos Olímpicos no ano seguinte. A astróloga Maína Mello diz que o ano será agitado na Cidade Maravilhosa:

— O Rio não está passando por um momento fácil nem do ponto de vista astrológico. Os astros sugerem que as feridas da cidade estão cada vez mais evidentes, escancaradas, abertas mesmo. Mas, como na astrologia nada é intrinsecamente bom ou ruim, a abertura dessas feridas é também o que pode estimular a cura. Quando os problemas estão assim evidentes, não há alternativa a não ser procurar soluções — diz Maína, referindo-se aos transtornos relacionados à Copa e à insatisfação da população com a política.

O cantor e compositor Moacyr Luz, de conhecido bom humor, é mais confiante:

— Eu preciso confiar nos eventos e transformações pelos quais a cidade vai passar em 2014! Não é possível que, depois de tanta poeira e implosão, não mude para melhor.

Luiz Antônio Simas, especialista em cultura popular, também vê um ano de fortes emoções:

— A Copa e a preparação para os Jogos Olímpicos vão alterar dramaticamente a cidade. E o que aconteceu em 2013 com a onda de protestos pode se afirmar em 2014. Mas para onde vai esse processo, ninguém em sã consciência pode dizer.

Para Simas, 2014 será um ano cheio de tensão, que pode tender para o criativo ou fugir do controle. O historiador defende a tese de que o personagem do Rio este ano será a rua, mais do que representou em 2013, e que o grande risco de calamidade na cidade tem a ver com a mobilidade urbana:

— Teremos os 450 anos do Rio em 2015, e isso vai começar a ser discutido agora em 2014. Este ano o carnaval é em março, aí em junho começa a Copa, e depois vêm as eleições em outubro. O carioca em 2014 não morre de tédio!

O cientista político da PUC-RJ Ricardo Ismael adianta que o Rio em 2014 estará dividido entre as tensões do futebol, da política e dos desdobramentos das manifestações.

— Não é todo dia que o Brasil sedia uma Copa. Para a minha geração, que não viveu a Copa de 50, realmente é um fato raro. E o Brasil tem chances de vencer essa Copa. Além disso, tem o fato de o país receber muitas seleções e turistas. Evidentemente, o Rio de Janeiro terá uma evidência enorme — afirma.

Da sua casa na Serra, o cartunista Lan também não duvida que 2014 será um ano bem movimentado. Ele revela alguns dos seus desejos:

— Uma coisa que desejo é que o eleitor pense muito em quem votar . Espero que o Rio esteja preparado para receber os jogos da Copa e que tudo corra na maior tranquilidade.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: