sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Centenas nas ruas contra reajuste de tarifa do ônibus

Durante o protesto, um grupo queimou contêineres e quebrou vidraças

Contrários a um possível aumento da passagem de ônibus e à realização da Copa do Mundo, centenas de manifestantes tomaram as ruas de Porto Alegre no final da tarde de ontem. O primeiro ato do ano pelo passe livre teve momentos de vandalismo na região central. Paredes foram pichadas, vidros estilhaçados e contêineres queimados.

O protesto começou em frente à prefeitura e passou por ruas do Centro e da Cidade Baixa. No caminho, o coro ganhou força e a mensagem "não vai ter Copa" foi exaltada pelos manifestantes em vários momentos. Além disso, o possível reajuste do valor da tarifa foi alvo de críticas do Bloco de Luta pelo Transporte Público, que liderou o protesto.

Desde o começo, um grupo de cerca de 20 pessoas com o rosto coberto comandou atos de vandalismo. Vidros e muros da Estação Mercado do Trensurb foram pichados. Por volta das 20h30min, um grupo de mascarados ateou fogo a contêineres. Na Avenida Borges de Medeiros, bancas de revistas tiveram cartazes arrancados, e vidraças de uma agência do banco Santander e da CEEE foram quebradas. Apesar de bloquear o trânsito, a Brigada Militar não interveio.

Três horas após começar, o protesto foi encerrado na esquina da Avenida Loureiro da Silva com a Rua José do Patrocínio. Segundo a BM, seis pessoas foram detidas e três adolescentes, encaminhados ao Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca). Manifestantes anunciaram um novo encontro para a semana que vem.

Fonte: Zero Hora (RS)

Nenhum comentário: