sábado, 18 de janeiro de 2014

Alberto Goldman: Governo que faz 5 anos em 50

Em 2009, no governo de São Paulo, preparamos um projeto para a concessão, em grupos, dos aeroportos regionais do Estado de São Paulo. Esses aeroportos são administrados pelo Departamento Aeroviário de São Paulo, uma repartição que pertence à Secretaria de Transportes.

A gestão é deficiente porque, além de se submeter às normas federais da Agência Nacional de Avião Civil e do Ministério ou Secretaria federal que lhe corresponde, o departamento é regido pelas normas gerais da administração pública. Assim, buscando maximizar a utilização desses aeroportos para o desenvolvimento de diversas regiões do Estado, solicitamos ao governo federal a autorização para privatizar a sua expansão, modernização e operação.

Durante anos insistimos em uma resposta, e nada. Nada. Agora, há poucos dias, o Ministro Moreira Franco publica uma portaria permitindo que o Estado de São Paulo realize a concessão de alguns desses aeroportos. Enfim, parecia que, depois de 5 anos, as coisas começavam a se mexer.

Ilusão. No dia seguinte, por determinação da dona Dilma, o MInistro revoga a própria portaria, sob o argumento de que assinou sem saber o que estava assinando.

Na mesma época, em 2009, solicitamos que o Ministério da Defesa nos autorizasse a concessão da construção de um terceiro aeroporto, internacional, na região metropolitana de São Paulo. Também nada, nenhuma resposta. Agora há poucos dias o governo anuncia que um grupo privado (???) se dispões a construí-lo e operá-lo. Quem, como, onde, quando, ninguém sabe.

Assim é esse governo. Era pra ser 50 anos em 5 anos, propagava o Lula. Mais se assemelha a 5 anos em 50!

Alberto Goldman, vice presidente nacional do PSDB

Nenhum comentário: