segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

“A gente faz o diabo”- Agenda oficial ajuda Pimentel a reforçar base em Minas Gerais

Candidato ao governo mineiro, ministro do Desenvolvimento esteve em seu reduto eleitoral 29 vezes em 2013

Ezequiel Fagundes

BELO HORIZONTE - Candidato do PT ao governo de Minas Gerais em 2014, o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, tem usado solenidades oficiais, muitas delas sem qualquer relação com sua pasta, para ganhar mais visibilidade em seu reduto político em ano pré-eleitoral. Um levantamento feito pelo GLOBO na agenda de compromissos do ministro mostra que ele voou 29 vezes até Minas, entre janeiro e dezembro de 2013. 

No mesmo período, foi ao Rio e a São Paulo apenas dez e 11 vezes, respectivamente. Em seu estado de origem, o ex-prefeito de Belo Horizonte tem privilegiado o contato direto com prefeitos e vereadores do interior participando de inaugurações de grandes obras, entregas de maquinário e cerimônias de formaturas de alunos da rede pública. Já no Rio e São Paulo, o petista opta por eventos bem mais discretos como reuniões fechadas e despachos internos.

Em março passado, Pimentel começou o périplo pelas Alterosas. Na oportunidade, ele foi a estrela de uma palestra promovida pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), em Juiz de Fora, na Zona da Mata. Batizado de Plano de Desenvolvimento Industrial Regional — Rotas para o futuro 2013, o evento virou palanque de campanha com discursos de promessas de obras de infraestrutura para a cidade, após vários anos de gestão do PSDB e hoje comandada pelo peemedebista Bruno Siqueira, aliado político do senador Aécio Neves.

Para uma plateia de prefeitos, vereadores, empresários e sindicalistas, o ministro garantiu a retomada da negociação para a construção do contorno ferroviário de Juiz de Fora, orçado em R$ 400 milhões. Entusiasmado, Pimentel fez questão de destacar que a obra seria incluída no cronograma do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Antes das promessas de obras, Pimentel fez um resumo das ações dos governos do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff, realçando a importância do PAC e do Minha Casa Minha Vida. Após a palestra, ele participou de um almoço com 15 prefeitos da região.

Em setembro, acompanhou a presidente Dilma até Uberlândia, na cerimônia de formatura de 2.634 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Sentado ao lado da presidente, evitou falar ao público. E nem precisou. Em seu discurso, Dilma levantou a bola: “É o ministro mineiro que vocês conhecem, o nosso ministro Pimentel, é o ministro do emprego”. Ele ainda visitou Uberlândia em outras duas oportunidades. No início de outubro, esteve numa feira da indústria. Já no fim do mês, representou Dilma na entrega de kits de retroescavadeira, motoniveladora e caminhões caçamba para 88 cidades com menos de 50 mil habitantes.

Ministro faz promessas na área de Educação
Em uma rodada de palestra da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), desta vez em Montes Claros, no Norte de Minas, em março do ano passado, em discurso para empresários, comerciantes e políticos locais, Pimentel se comprometeu a lutar pela instalação de um escritório da Sudene na cidade, a principal da região.

Em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o ministro participou de mesmo simpósio organizado pela Fiemg. No mês seguinte, ele voltaria a Minas. Na carona da presidente Dilma, ele participou de cerimônia de entrega de 1.640 apartamentos populares do programa Minha Casa Minha Vida, em Ribeirão das Neves, uma das cidades mais pobres da Região Metropolitana da capital. Em junho, ele voou para Araxá para dar palestra no Conexão Empresarial, um evento promovido por jornalistas amigos do petista. Nesse dia, ele falou sobre a proposta de transformação do Cefet-MG em universidade tecnológica.

— Embora não seja a minha área, eu trabalho muito próximo e ligado ao ministro Mercadante (da Educação). Eu tenho certeza que a gente vai conseguir levar isso adiante com o Ministério da Educação, vamos trabalhar com as lideranças de Araxá para conseguir isto — declarou.

Agenda eleitoral em Minas
No fim de novembro, o ministro discursou na abertura do Encontro Estadual de Prefeitos e Secretários Municipais do Estado de Minas Gerais, no auditório de um hotel no Centro da capital mineira, que ficou totalmente lotado. Ao contrário das visitas a Minas, no Rio e em São Paulo o petista participou de agendas sem peso eleitoral, como reuniões de conselhos de administração do BNDES, encontros com os presidentes da Fiesp, Volkswagen, Avianca, Abimaq, Eletrobrás e Anfavea.

Procurado, o ministro Fernando Pimentel não quis dar entrevista sobre o assunto. Por meio de nota da assessoria de imprensa do ministério, ele informou que ao longo de quase três anos no cargo cumpriu 68 agendas em Minas e outras 117 em outros 12 estados do país.

Em 14 oportunidades que veio a Minas, segundo a nota, foi como integrante da comitiva da presidente Dilma Rousseff. Em cinco oportunidades, ele representou a presidente. “É natural que por ser de Minas Gerais o ministro seja convidado a falar ou a participar de encontros empresariais em mais eventos no estado”, diz trecho da nota.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: