quinta-feira, 25 de julho de 2013

OPINIÃO DO DIA – José Serra: unidade dos críticos

"Defendo que haja uma unidade grande entre aqueles que são críticos, dos que são oposição hoje no Brasil em matéria de pensamentos e de projetos. Estou contribuindo para isso na minha possibilidade. Pretendo continuar contribuindo nessa direção independente do meu papel individual."

José Serra, ex-prefeito, ex-governador de S. Paulo. In “'Não me lembro de time tão fraco', ataca tucano”, O Estado de S. Paulo, 25/7/2013.

Dilma e Lula enfrentam protestos em Salvador

Na festa dos 10 anos do PT no poder, ex-presidente pede que partido se una pela reeleição

Biaggio Talento*

SALVADOR - A presidente Dilma Rousseff e o seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, foram recebidos em Salvador, ontem, com manifestações de médicos, integrantes do Movimento Passe Livre (MPL), pescadores e marisqueiros. Os petistas participam de seminário que celebra uma década de governo do partido, no Hotel Othon. Militantes petistas foram hostilizados. Um rapaz segurava o cartaz "PT nunca mais".

O protesto do MPL tinha como meta a redução imediata da tarifa, em Salvador, de R$ 2,70 para R$ 2,50, além de melhorias na mobilidade urbana e de chamar a atenção de Dilma para questões de responsabilidade do governo federal. Já os médicos carregavam cartazes contra a importação de médicos sem passarem pelo Revalida.

No evento, Dilma e Lula insistiram na necessidade de promover o mais rapidamente possível mudanças como a implantação do financiamento público de campanhas. Segundo eles, é uma forma de atender à voz das ruas e combater a corrupção. Lula foi o mais enfático, exortando o PT a fazer mea-culpa de práticas comuns a todos os partidos:

- Tem deputado do PT que transforma seu gabinete numa instância partidária. Nós sabemos disso, e é uma coisa que devemos consertar, porque nós não nascemos para ser igual aos outros - disse ele, para delírio dos cerca de 800 militantes e integrantes de sindicatos e movimentos sociais convidados para a festa.

Representantes de outros partidos, para os quais Lula pareceu dirigir seus ataques, estavam no palco. Dizendo não ser "moralista", Lula afirmou que é preciso "respeitar as pessoas" que acreditam no PT e que "não querem salário para fazer campanha" e provocou:

- Qual é a diferença de muitos candidatos nossos para os dos outros partidos? Muitas vezes o comportamento é igual. É por isso que sou defensor do financiamento público.

Também pediu que todos se unam pela reeleição de Dilma e disse que ela deve se preparar para os ataques da oposição, na qual colocou a "grande mídia".

Dilma repetiu os cinco pactos que propôs para dar uma resposta às manifestações de rua. Alegou que reforçou suas convicções sobre as propostas depois de receber vários segmentos da sociedade.

- Tenho segurança que esses cinco pactos são indispensáveis para o Brasil - declarou ela, destacando que o PT tem a obrigação de liderar o processo reforma política, para torná-la melhor. (*Especial para O GLOBO)

Fonte: O Globo

'Há muito tempo pela frente', diz Serra sobre eleição

SÃO PAULO - Em meio a articulações para se viabilizar como candidato à Presidência em 2014, o ex-governador José Serra (PSDB-SP) participou ontem de mais um evento público. A convite de uma consultoria econômica, falou a jornalistas, executivos e empresários.

Apesar de ter sido anunciado que o tucano não trataria de assuntos fora do tema do encontro --conjuntura econômica--, ele disse que "tem muito tempo pela frente" até o pleito e que "as coisas vão mudando" até as escolhas dos partidos.

Hoje, o principal nome tucano para 2014 é o senador mineiro Aécio Neves. Sem espaço na sigla, Serra procura alternativas para se viabilizar.

Fonte: Folha de S. Paulo

'Não me lembro de time tão fraco', ataca tucano

Em debate virtual, Serra compara equipe de Dilma com a de João Goulart na reta final de seu governo 9 pede união da oposição.

Pedro Venceslau

Enquanto busca alternativas para incluir seu nome na urna eletrônica em 2014, o ex-governador José Serra endurece o discurso contra o governo federal e reforça sua agenda midiática. Em debate virtual com economistas e jornalistas promovido ontem pela consultoria do amigo Gesner de Oliveira, ex-presidente da Sabesp, ele voltou a pregar a unidade da oposição e destacou o momento de fragilidade do governo.

"Não me lembro de um time tão fraco. Lembra-me os seis últimos meses do governo Jango (João Goulart), ou 1992, no governo Collor", disse. Depois de reprisar o bordão adotado após as manifestações de junho - ao que falta no Brasil hoje é governo" - ele fez um resgate histórico para desqualificar os ministros de Dilma, que foi sua adversaria na campanha de 2010.

"Defendo que haja uma unidade grande entre aqueles que são críticos, dos que são oposição hoje no Brasil em matéria de pensamentos e de projetos. Estou contribuindo para isso na minha possibilidade. Pretendo continuar contribuindo nessa direção independente do meu papel individual."

Quando questionado sobre suas pretensões eleitorais para o ano que vem e se pensa em deixar o PSDB, Serra negou-se a responder alegando que o debate era sobre economia. "Não acho que a antecipação da campanha foi uma coisa boa".

Fim de um ciclo. Em sua fala sobre o cenário econômico, o ex-governador disse que o Brasil chegou ao fim de um ciclo e atacou o que chamou de "modelo Mista" de crescimento que, segundo ele, foi mais centrado no consumo do que no desenvolvimento. "Havia um certo estilo de desenvolvimento que já chegou ao ponto máximo e deu sinais de esgotamento em 2010. A carga tributária não tem como contrapartida investimentos do governo em infraestrutura". Serra atribuiu a redução do desemprego nas gestões de Lula ao cenário de bonança externa e afirmou que isso não depende do presidente. "Quem estivesse no governo se beneficiaria desse cenário."

Apesar das críticas, pontuou que não prevê descontrole inflacionário no horizonte. Serra também disparou contra o plebiscito da reforma política proposto pela presidente Dilma Rousseff e encampado pelo PT. "Financiamento público é só para fortalecer o PT, que quer ser hegemônico no poder". Ele afirmou, ainda, que a presidente está promovendo a "satanização" dos médicos com o programa que prevê a contratação de profissionais estrangeiros. "Isso é para preencher agenda".

Fonte: O Estado de S. Paulo

Campos afirma que vai unir PSB com 'diálogo'

Angela Lacerda

RECIFE - O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, disse ontem que qualquer desacordo interno do PSB sobre as eleições de 2014 será resolvidos com "diálogo".

Presidente nacional do partido, Campos tenta viabilizar sua candidatura ao Palácio do Planalto no ano que vem. Para isso, tem "enquadrado" diretórios que ainda defendem a reeleição da presidente Dilma Rousseff, conforme revelou ontem o Estado. Em Minas Gerais, por exemplo, o dilmista Walfrido Mares Guia, ex-ministro do governo Luiz Inácio Lula da Silva, foi substituído no comando do PSB estadual pelo deputado Júlio Delgado, defensor de Campos.

"O tratamento que vamos dar a todos os companheiros do PSB é o tratamento que sempre demos: de total respeito, companheirismo, diálogo franco, consenso, unidade partidária", disse o governador pernambucano depois de inaugurar uma escola técnica no município de Bezerros, no agreste do Estado.

"Acho que o debate vai ser sempre necessário, na hora certa, nos fóruns certos e o PSB vai ter um papel muito importante para ajudar o Brasil em 2014, com muita tranquilidade, com muita firmeza e com enorme unidade", afirmou, sem tratar diretamente de suas intenções presidenciais no ano que vem.

Campos vem tratando de uma eventual candidatura apenas nos bastidores. Seu partido ainda integra a base de Dilma e mantém cargos no governo.

Reuniões. Campos afirmou que recebeu em Recife a executiva nacional do partido no dia 1° de julho. Na ocasião, segundo o governador, ficou fechada posição de forma unânime em torno do documento "PSB e o Novo Brasil", com diretrizes do partido. Na semana passada, ele também recebeu a bancada do PSB no Congresso - participaram do encontro 16 deputados federais e três senadores.

"Não tem problemas no PSB e se aparecer (problema) agente resolve com diálogo e democracia". Para ele, não houve "nada de diferente" na decisão de colocar Julio Delgado no comando do partido em Minas Gerais. "Há algum tempo se vinha discutindo mudança na direção de Minas Gerais, já estava vencida a comissão provisória", disse.

A estratégia do PSB no Estado é manter boas relações com o PSDB de Aécio Neves, de quem é aliado local. Segundo os dirigentes estaduais, as eleições tanto ao Planalto quanto em Minas devem ser definidas em dois turnos, razão pela qual é importante manter o acordo com os tucanos.

Fonte: O Estado de S. Paulo

"Querem jogar uma pecha, mas não vai pegar", diz Campos

Eduardo revida declaração da PF

Pedro Romero

BEZERROS (PE) - Em agenda neste município, ontem pela manhã, o governador Eduardo Campos (PSB) preferiu não alimentar polêmica com o superintendente estadual da Polícia Federal, Marcello Diniz Cordeiro, que, em entrevista ao JC, terça-feira (23), rebateu as insinuações feitas pelo socialista de que existe motivação política nas investigações da corporação sobre os convênios celebrados entre a empresa Ideia Digital e as administrações do PSB na Paraíba e em Pernambuco. Após informar que o superintendente divulgaria nota sobre o assunto, Eduardo acrescentou: "estão querendo jogar essa pecha em mim, mas não vai pegar".

A nota, divulgada à tarde, não faz referência à entrevista do superintendente ao JC. Diz apenas que não ficou comprovada durante as investigações da PF (Operação Logoff) o envolvimento de agentes públicos ou a existência de fraudes em contratos do governo do Estado, o que não chegou a ser divulgado. O Tribunal de Contas (TCE), no entanto, abriu duas auditorias para averiguar indícios de irregularidades em contratos das secretarias estaduais de Ciência e Tecnologia e Educação com a empresa.

Na entrevista em Bezerros, o governador enfatizou que está tranquilo e que tomou todas as medidas necessárias quando surgiram as primeiras informações sobre possíveis problemas com a Ideia Digital. "Estou absolutamente tranquilo, não tem nada de errado aqui (Pernambuco). Já passei por várias investigações, acho que sou uma das pessoas mais investigadas desse País", comentou.

As poucas declarações de Eduardo - provável candidato à Presidência em 2014 - demonstraram sua insatisfação com o assunto, que pode ameaçar a convivência dele com o governo federal. Na última segunda (22), o socialista queixou-se de supostas motivações políticas nas investigações, fato que foi rechaçado pelo superintendente da PF.

Eduardo também rebateu declarações do ex-ministro Ciro Gomes (PSB-CE), de que o "PSB está perplexo e numa posição esquizofrênica". Destacando que tem uma relação de respeito e companheirismo com Ciro, o governador disse: "O PSB está bem, tranquilo. Nunca esteve numa posição tão boa como essa e tem uma contribuição importante para dar em 2014".

Eduardo ressaltou ainda que tem recebido apoio da bancada e da direção do partido. "Não tem nenhum problema no PSB. Se aparecer, a gente resolve no diálogo", afirmou o governador.

Apesar dos indícios de que pretende mesmo disputar a Presidência, Eduardo destacou que o momento exige reflexão de todas as forças. Para ele, é preciso, primeiro, pensar no Brasil e, só depois, em candidaturas.

Fonte: Jornal do Commercio (PE

Eleição antecipada: Aécio e Campos costuram aliança

Pré-candidatos à Presidência, Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) costuram estratégia para isolar Dilma em Minas, São Paulo e Pernambuco.

PSB e tucanos se articulam

Primeiro passo é palanque duplo em Minas para garantir espaço a Eduardo Campos e a Aécio

BRASÍLIA - De olho nos 15,1 milhões de eleitores do segundo maior colégio eleitoral do país, Minas Gerais, os presidenciáveis Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) deram passos importantes esta semana para acertar palanques duplos no estado, como forma de fortalecer suas prováveis candidaturas na disputa com a presidente Dilma Rousseff ano que vem. Estão articulando também repetir a fórmula em Pernambuco e São Paulo, maior colégio eleitoral, com 31 milhões de eleitores. A ideia é ter candidatos diferentes aos governos estaduais, onde for possível, ou fazer alianças em torno de um nome, mas dividindo o palanque para os dois presidenciáveis. Assim, acreditam, poderão isolar candidatos governistas, com prejuízo para os palanques da presidente Dilma.

De um lado, em Minas, Eduardo Campos tirou do dilmista Walfrido Mares Guia o comando do diretório do PSB no estado e o entregou para o deputado Júlio Delgado, que veste a camisa da candidatura própria e tem ligações com Aécio. Do outro, o pré-candidato tucano mandou de volta para Minas o ex-ministro Pimenta da Veiga para coordenar sua campanha no estado e para criar uma alternativa de nome para a sucessão do governador Antonio Anastasia.

Compromissos também no segundo turno

Júlio Delgado diz que, com a ausência de lideranças fortes em alguns estados, o PSB não descarta a possibilidade de apoiar candidatos de outro partido. Em Minas e São Paulo, onde o PSDB é forte, diz, os dois partidos podem dividir o mesmo palanque: quem não quiser votar em Aécio vota em Eduardo, diz Delgado. O mesmo está sendo trabalhado em Pernambuco e outros estados do Nordeste. E quem for para o segundo turno, afirma, tem o apoio de quem ficar para trás.

- Estamos trabalhando para ter palanque duplo em Minas, São Paulo e Pernambuco, por enquanto. Minha ascensão à presidência do PSB em Minas abre a possibilidade de isso acontecer aqui. Essa máxima do palanque duplo deve valer para esses outros dois colégios eleitorais importantes. O Eduardo está sintonizado e buscando possibilidade de palanques. Ao fazer esse movimento em Minas, ele deixa claro que está buscando alternativas, sabe que Minas é fundamental para seu projeto e que Aécio tem a hegemonia aqui, mas ele também quer ter seu espaçozinho - diz Júlio Delgado. - A situação andou um pouco esta semana, com minha condução à presidência do diretório de Minas. Agora tenho a tarefa de conduzir para andar o resto. Antes, os protagonistas eram Aécio e Anastasia. Agora, os protagonistas são outros. E o PSB e o PSDB vão trabalhar em consonância em busca de um projeto nacional.

Ex-prefeito de Belo Horizonte e ex-ministro das Comunicações do governo Fernando Henrique Cardoso, Pimenta da Veiga - como Tasso Jereissati - vem tendo atuação ativa no novo comando do PSDB nacional, no projeto "Aécio Presidente". Pimenta está fechando seu escritório de advocacia em Brasília e voltando para Belo Horizonte para coordenar a campanha presidencial no estado.

- Eu volto para Minas por inteiro. Estou voltando para ajudar a organizar a sucessão aqui, animar a campanha. Aécio precisa ter uma votação forte em Minas, mas não pode ficar só aqui. Eu vou rodar o estado, cuidar das alianças, para que ele fique mais liberado para rodar o país - diz Pimenta da Veiga.

Deixando claro a proximidade dos dois candidatos e a atuação conjunta dos dois partidos em outros estados, e não só em Minas, Pimenta da Veiga afirma:

- Vamos respeitar a candidatura do Eduardo Campos no primeiro turno, para que possamos estar juntos no segundo turno.

Sobre a mudança do comando no PSB mineiro, Pimenta afirma que gostou da escolha de Júlio Delgado - filho de Tarcísio Delgado, peemedebista histórico de sua geração, também identificado com Aécio.

- Esse movimento no PSB não está desagradando nada! - admitiu Pimenta.

- O Pimenta fez política junto com o meu pai e sabe que minha ida para a direção do PSB de Minas é boa para o projeto dos dois: do Aécio e do Eduardo - concorda Júlio Delgado.

Com o enquadramento do PSB de Minas, o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), que se elegeu com o apoio de Aécio, é o nome de Eduardo Campos para o governo. Mas Márcio resiste, porque, além das boas relações com Aécio e Campos, tem ligações também com o ministro da Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, o candidato petista.

A disputa em Minas, ainda que com o quadro de candidatos indefinido, será uma das mais importantes, não só pelo tamanho do eleitorado, mas pelo embate direto entre Aécio e Dilma. É nesse território, onde o PSB já conquistou também seu espaço, que Eduardo Campos quer garantir um palanque forte - seja de um candidato próprio ou em parceria com o PSDB, aliança que vem sendo repetida há anos.

Nesta negociação entre os dois partidos, existem outras alternativas em discussão para a sucessão de Anastasia: o deputado Marcus Pestana, presidente do PSDB mineiro; o vice de Anastasia, Alberto Pinto Coelho (PP); e o presidente da Assembléia Legislativa, Diniz Pinheiro, do PSDB.

- Fizemos todo o acerto de Minas de total acordo com o prefeito Márcio Lacerda. Ele está muito cauteloso, mas com muito interesse em participar do projeto do partido. Gostei da postura dele. O Walfrido preferiu seguir o Lula, e não o PSB. Particularmente, eu acho que ele tinha que tomar o rumo dele, e a gente, o nosso - disse o secretário-geral do PSB, Carlos Siqueira, que ainda crê na candidatura de Márcio Lacerda unindo os dois palanques, o de Eduardo Campos e o de Aécio Neves.

O palanque duplo não está descartado nem no Ceará, onde o ex-senador tucano Tasso Jereissati aparece em nova pesquisa do Ibope liderando a disputa pelo governo do estado, com 45% em determinados cenários, enquanto o candidato do governador Cid Gomes, o ministro dos Portos, Leônidas Cristino, aparece com 4% - Cid continua defendendo a reeleição de Dilma. O eventual palanque de Tasso, no entanto, poderia servir tanto a Aécio quanto a Eduardo Campos, no primeiro turno.

Resolvido o problema de Minas Gerais, Siqueira diz que a única situação pendente agora é o diretório do PSB do Ceará, presidido pelo governador Cid Gomes. Mas, por enquanto, não haverá qualquer intervenção junto aos Ferreira Gomes.

- O Cid e o Ciro têm dado declarações contraditórias. Uma hora apoiam a candidatura de Eduardo, outra hora dão marcha a ré. Estamos tendo uma tolerância, porque todo mundo tem direito a ter opinião. Mas, quando o partido decidir por ampla maioria, eles terão que acompanhar - diz o secretário-geral do PSB.

O diretório do PSB do Amapá, do governador Camilo Capiberibe, que também deu declarações de apoio à reeleição de Dilma, já estaria pacificado. Segundo Siqueira, os pais do governador, o senador João Alberto Capiberibe e a deputada Janete Capiberibe, estiveram em Recife e almoçaram com Eduardo Campos semana passada.

O diretório do Espírito Santo, do governador Renato Casagrande, também é contabilizado como pró-Eduardo, apesar das declarações do presidente do PT, Rui Falcão, de que o governador socialista tinha se comprometido em manter neutralidade. Faz parte, segundo os socialistas, da política de manter boas relações com o governo federal para não prejudicar a gestão dos estados.

Fonte: O Globo

Partidários de Marina vetam empreiteiras

Militantes que apoiam a criação do novo partido de Marina Silva, a Rede Sustentabilidade, querem que sejam vetadas doações de bancos e empreiteiras numa eventual campanha dela à Presidência. O partido já proíbe, em seu estatuto preliminar, dinheiro de fabricantes de bebidas alcoólicas, cigarros, armas e agrotóxicos.

Militantes da Rede de Marina querem que ela recuse doações de banco e empreiteira

Isadora Peron, Monica Ciaretlli

SÃO PAULO e RIO - Militantes que apoiam a criação do novo partido da ex-senadora Marina Silva, a Rede Sustentabilidade, querem que sejam vetadas doações de bancos e empreiteiras numa eventual campanha dela à Presidência em 2014. O partido em gestação já proíbe, em seu estatuto preliminar, recebimento de dinheiro de fabricantes de bebidas alcoólicas, cigarros, armas e agrotóxicos.

O assunto foi debatido em fórum realizado anteontem em São Paulo, com a presença de apoiadores e políticos que devem assumir posições de comando na Rede. Bancos e empreiteiras lideram o ranking de doações para campanhas eleitorais no País. No caso das construtoras, há sempre o questionamento sobre futuros conflitos de interesse já que essas empresas são, normalmente, executoras de grandes obras públicas.

Em 2010, quando concorreu à Presidência pelo PV, Marina recebeu doações de empresas que hoje estão na lista negra da Rede: R$ 400 mil da Ambev e R$ 100 mil da Bunge Fertilizantes.

As construtoras Andrade Gutierrez (R$ 1,1 milhão), Camargo Correa (R$ 1 milhão), Construcap (R$ 1 milhão) e o Itaú Unibanco (R$ 1 milhão) também deram as suas contribuições para a campanha.

A ligação de Marina com o setor financeiro, no entanto, vai além dessa cifra. A ex-senadora é amiga de Neca Setúbal, herdeira do Itaú. É ela quem cuida de uma área essencial a qualquer partido: a captação de recursos. A participação de Neca na criação da nova legenda é defendida pelos marineiros: "Ela não é vista como filha de banqueiro, pois tem dedicação de vida exclusiva à atividade social, ligada a educação", afirma o deputado Walter Feldman (SP), que deixa o PSDB para entrar na Rede.

"Só pessoa física". Ontem, após participar de um encontro com jovens no Rio, Marina foi questionada pelo Estado sobre a nova sugestão de seus apoia dores. Ela afirmou que as regras para doações ainda estão sendo aprofundadas e admitiu que está em debate a possibilidade de a Rede só aceitar doações de pessoas físicas numa eventual campanha presidencial.

"O que nós estamos defendendo é que haja um teto de colaboração, tanto que está no nosso estatuto, que haja um teto de colaboração tanto de pessoa física quanto de pessoa jurídica. Tem uma discussão que está sendo aprofundada que talvez fique só com pessoa física. Isso (regra de financiamento de campanha) será decidido no congresso (encontro do futuro partido no início de 2014)", disse a ex-ministra.

"Quanto à questão das empresas na campanha de 2010 pela questão da saúde nós colocamos (veto) a indústria do tabaco; pela questão da cultura da paz nós colocamos a questão (do veto) da indústria de armamento e agora no estatuto (a Rede) estamos colocando armamento, tabaco, bebida alcoólica e agrotóxico. O debate que vai ser aprofundado até o congresso (do partido novo) é se vai ser pessoa física, pessoa jurídica ou só pessoa física. Mas sendo pessoa física ou jurídica ou só pessoa física vai ter teto, em vez de poucos contribuindo com muito queremos muitos contribuindo com pouco", justificou.

Em 2010, a maior parte dos R$ 24,1 milhões arrecadados por Marina vieram de pessoas jurídicas. Só o vice na época, o empresário Guilherme Leal, da Natura, doou R$ 12 milhões. A ex-ministra conseguiu apenas R$ 170 mil de doações de pessoas físicas pela internet nos 58 dias em que um site ficou disponível para arrecadação.

Marina Silva disse ser a favor de financiamento público com controle social "Porque hoje já temos parte do financiamento que é público, só que não tem controle social sobre o fundo partidário. Se é dinheiro público há que ter mecanismo de transparência, visibilidade e controle social sobre esses recursos", pregou a provável candidata em 2014.

Cautela. Apesar de a sugestão ao veto de empreiteiras e construtoras ter surgido em debate com a militância, membros da Executiva provisória da Rede dizem que mudanças no estatuto só vão começar a ser discutidas a partir de outubro, depois que o partido conseguir o registro no Tribunal Superior Eleitoral.

"Nós não estamos na fase de ampliar a lista de restrições, mas é muito provável que nos próximos meses essas questões sejam retomadas para produzir mudanças e aperfeiçoamentos no estatuto", disse Feldman.

Segundo Bazileu Margarido, que também integrará a Executiva do futuro partido, uma plataforma online será criada para funcionar como um espaço de debate sobre questões relacionadas ao estatuto e o programa da sigla. Alterações nos documentos, no entanto, serão concretizadas apenas no primeiro semestre do ano que vem, quando a Rede completar um ano de existência.

A discussão promete acirrar os ânimos entre a ala mais "sonhática" e a mais pragmática da Rede. Feldman, por exemplo, defende que se discuta restrições a doações de setores empresariais que façam negócio com o poder público. Bazileu, porém, acredita que a lista não precisa ser ampliada.

"Não é razoável que se acuse a Rede de não estar se autolimitando mais do que ela já está. Por que não há uma cobrança em relação aos outros partidos para que aprovem uma reforma política que regulamente melhor essa questão de doação? Nós já estamos dando a nossa contribuição",afirma.

Além das restrições a quem pode ou não fazer doações à Rede, o estatuto da futura legenda defende o financiamento público de campanha e prevê um teto fixo de captação de recursos, que irá variar de acordo com cada tipo de candidatura. Hoje, cada pessoa física pode doar o valor equivalente a 10% de seus rendimentos brutos do ano anterior à eleição. Já a pessoa jurídica, apenas 2% do faturamento bruto obtido no ano anterior ao pleito.

Doações

R$ 24,1 mi
foi o total arrecadado por Marina Silva em 2010, quando disputou a Presidência pelo PV
R$ 3,1 mi
foi o total doado por três empreiteiras: Andrade Gutierrez (R$ 1,1 mi), Camargo Corrêa (R$ 1 mi) e Construcap (R$ 1 mi)
R$ 1 mi
foi quanto o Itaú Unibanco doou à campanha da ex-senadora
R$ 400 mil
foi a doação da Ambev, que hoje não seria aceita pela Rede
R$ 100 mil
foi a doação da Bunge, que seria igualmente recusada

Ex-ministra diz que Rede cumprirá as exigências no prazo

Marina afirmou ontem já ter assinaturas suficientes para a criação da Rede Sustentabilidade. "Nós estamos com 810 mil assinaturas, precisaremos de 900 mil assinaturas certificadas", disse em evento no Rio. Ela lembra que o momento é de certificação das assinaturas junto aos cartórios. A ex-ministra revelou enfrentar dificuldades com alguns cartórios, que tem demorado muito para certificar as assinaturas. "Eles têm um prazo de 15 dias. Obviamente, estamos acompanhando para evitar que se perca o prazo, porque temos até o final, de agosto para entrar com o registro no Tribunal Superior Eleitoral", disse. Ela está confiante que será possível cumprir todas as exigências no prazo. / M.C.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Defesa de ministérios por Lula desagrada a PMDB

Opinião do petista foi entendida como provocação

BRASÍLIA = Setores do PMDB entenderam como uma provocação a crítica do ex-presidente Lula à proposta do partido de reduzir o número de ministérios e alertaram que o momento do governo Dilma Rousseff - com economia capengando e popularidade em queda - não permite alfinetadas do PT ao parceiro mais importante da coalizão governista. A Executiva Nacional do PMDB defendeu formalmente a redução do número de ministérios. Deputados do grupo dos descontentes do PMDB verbalizam a insatisfação com declarações que, alegam, alimentam o embate entre os dois partidos. Mas evitam críticas diretas ao ex-presidente.

Na terça-feira, Lula falou sobre o assunto durante palestra em Brasília no Festival da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha:

- Estou vendo um zum-zum-zum de que tem gente que vai pedir para a presidenta Dilma diminuir ministério. Olhem, fiquem espertos, porque ninguém vai querer acabar com o Ministério da Fazenda, com o Ministério da Defesa. Vão querer mexer com a Igualdade Racial, com os Direitos Humanos. Eu acho que a Dilma não vai mexer, eles vão falar que precisa fazer ajuste, precisa diminuir. Não tem que diminuir ou aumentar, tem que saber para que serve.

O deputado Danilo Fortes (PMDB-CE), relator da LDO de 2014, manifestando a insatisfação de parcela do partido, lembrou:

- O Lula é suficientemente inteligente para entender que o governo e o PT nunca precisaram do PMDB como agora. Como ele precisou em 2005 para se reeleger. A governabilidade, neste momento, passa necessariamente pelo PMDB. Acho que ele fez isso (dizer que não precisa diminuir o número de ministérios) para sinalizar um discurso de esquerda e comprometimento com questões sociais.

O líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), disse respeitar a opinião de Lula, mas avisou que já tem as assinaturas necessárias para fazer tramitar proposta de emenda à Constituição (PEC) de sua autoria que reduz para 20 o número de ministérios.

- Não vou bater boca com Lula. Ele tem a opinião dele, e nós temos a nossa. É avalizado pelo país para dar a opinião dele. Paciência! Não é uma proposta minha, é do partido.

O deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) também evitou criticar Lula, mas ressaltou:

- Respeitamos a opinião do Lula, mas o PMDB já manifestou a sua. Achamos que é hora de fazer uma política de austeridade, e isso passa pela redução dos ministérios.

O líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), foi mais cauteloso:

- Lula sempre teve como bandeira os movimentos sociais, então falou isso para aquele público. Acho bastante razoável se discutir, na formação do próximo governo, uma reforma administrativa com a incorporação de alguns ministérios. Mas, discutir isso agora, acho bobagem.

Fonte: O Globo

Vândalo chapa-branca: Agente da Abin foi preso em protesto

Preso pela PM sem documentos na madrugada do quebra-quebra nas ruas de Ipanema e Leblon, o geógrafo Igor Pouchain Matela foi levado à 14ª DP (Leblon), junto com a mulher, Carla Hirt. Ele foi acusado de desacato às autoridades e ela, de depredação. Na delegacia, ele se apresentou como infiltrado da Agência Brasileira de Inteligência, mas só foi liberado após fiança. Oficialmente, a Abin diz desconhecer a ação de agentes em protestos.

Faltou inteligência

Agente da Abin e mulher são presos participando de quebra-quebra no Leblon

Presos pela Polícia Militar sem documentos na madrugada de 18 de julho no Leblon, palco de uma das mais violentas manifestações do Rio, perto da residência do governador Sérgio Cabral, o casal de geógrafos Igor Pouchain Matela e Carla Hirt foram levados à 14ª DP, no bairro. Carla foi detida no momento em que supostamente atirava pedras na vidraça de uma loja, e Igor, por ter desacatado os PMs que a prenderam. O caso seria mais um dos que marcam os bastidores dos protestos na cidade, não fosse por um detalhe: segundo os policiais de plantão naquele dia, os dois se apresentaram como agentes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e agora são tratados como suspeitos de estarem ali trabalhando infiltrados. A Comissão Especial de Investigação de Atos de Vandalismo (CEIV) e a Polícia Civil estão investigando o caso.

A Polícia Civil confirmou ao GLOBO que Igor e Carla se apresentaram como agentes da Abin ao chegarem à delegacia. Também informou que, de acordo com o relato do delegado titular da 14ª DP, Rodolfo Waldeck, Carla foi presa em flagrante por formação de quadrilha, e Igor, por desacato a um PM. Na delegacia, Igor também teria desacatado a delegada Flávia Monteiro, responsável pelo plantão no dia. Carla foi autuada por formação de quadrilha e liberada após pagamento de fiança. Igor, por crime de desacato. Os dois não foram localizados para comentar a denúncia.

Segundo nota da Polícia Civil, a CEIV - criada depois dos atos de vandalismo durante os protestos - vai "investigar a informação de que o casal preso na manifestação do dia 18 de julho no Leblon seria integrante da Abin".

Agência nega ter agentes infiltrados

A Abin negou manter agentes infiltrados nas manifestações do Rio. Em nota, garantiu "desconhecer a prisão ou a autuação de servidor de seu quadro em 18 de julho ou nos dias subsequentes na cidade do Rio" e explicou que "o sigilo dos nomes dos integrantes da Abin é garantido pela lei 9.883, de dezembro de 1999, sendo, portanto, vedada a sua publicação, inclusive em atos oficiais". No Diário Oficial da União, de 2008, Igor aparece entre os nomeados para atuar junto ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, ao qual a Abin está subordinada.

O caso de Igor e Carla acontece num momento delicado, em que vem à tona a participação de policiais fluminenses infiltrados em manifestações. Esta semana, o Ministério Público estadual anunciou que passou a investigar vídeos divulgados nas redes sociais, em que policiais do serviço reservado (P-2) da PM do Rio aparecem supostamente infiltrados no protesto em Laranjeiras, na noite de segunda-feira, durante a recepção ao Papa Francisco. No mesmo dia, a PM reconheceu o uso do expediente, informando que os policiais agem filmando, coletando provas e fazendo prisões.

Infiltrar agentes é prática reconhecida internacionalmente nos meios policiais de inteligência, mas os especialistas alertam que há limites: o agente infiltrado deve se limitar a observar, coletar informações e transmiti-las. Mas eles não podem se envolver em crimes - há denúncias de manifestantes de que PMs estariam incitando e até praticando atos violentos.

- Na ausência de disciplina legal específica, os limites da ação de inteligência são os parâmetros gerais, constitucionais e legais dos agentes estatais - disse um especialista, que preferiu o anonimato.

Ainda segundo ele, essa premissa tem sua validade confirmada na Lei n. 9.034/95, que trata dos meios operacionais para a prevenção e repressão de ações praticadas por organizações criminosas. Em seu art. 2, inciso V, a lei prevê a infiltração por agentes de polícia ou de inteligência, em tarefas de investigação, constituídas pelos órgãos especializados pertinentes, mediante circunstanciada autorização judicial.

- Falando em tese eu diria: mesmo para a infiltração estrutural, é preciso autorização judicial que preveja os limites genéricos da operação. Na lei atual, embora não esteja prevista a possibilidade da prática de crimes pelos agentes infiltrados, entende-se na doutrina ser admissível quando se tratar de prática necessária e imprescindível para a garantia da infiltração, o que envolve obter a confiança do grupo, e o crime a praticar for menor do que o investigado.

Fonte: O Globo

Só 19% aprovam governo Cabral, segundo Ibope

Governador do Rio teve a pior avaliação entre 11 chefes de Executivo estadual

Alvo de sucessivos protestos, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), foi o pior avaliado entre 11 chefes de Executivo estadual pesquisados este mês pelo Ibope para a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O levantamento será divulgado hoje, mas foi adiantado ontem, com exclusividade, pelo Blog do Noblat. Já o governador de Pernambuco e pré-candidato à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB), foi o mais bem avaliado.

Apenas 19% dos cariocas entrevistados consideram o governo Cabral ótimo ou bom. O Ibope ouviu oito mil pessoas para aferir o desempenho dos governos dos 11 principais estados.

Após o desencadeamento da onda de protestos nas ruas do país, o Datafolha também já havia verificado uma grande queda na popularidade de Cabral. No dia 1º de julho, o instituto indicou a perda de confiança do eleitorado fluminense: o governador despencou 30 pontos. Sua aprovação, que já foi de 55%, chegou a 25%.

O desgaste de Cabral aumentou ainda mais após a revelação de que o peemedebista utiliza o helicóptero do estado para transportar a família, babás e o cachorro até Mangaratiba, na Costa Verde, onde tem uma mansão. Quando questionado sobre o assunto, ele disse que não fazia "estripulia".

Tarso e Marconi também em queda

Nessa nova pesquisa Ibope, 58% dos entrevistados avaliaram o governo de Eduardo Campos, em Pernambuco, como ótimo ou bom.

De acordo com o colunista do GLOBO, os governadores do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), e de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), aparecem muito mal na pesquisa.

Já a aprovação do governo da presidente Dilma Rousseff, que antes do início das manifestações era de 55%, segundo o CNI/Ibope, continua caindo. Em junho último, 13% avaliavam o governo de Dilma como ruim ou péssimo. Agora, algo próximo de 30%.

A média de ótimo e bom das administrações de 11 estados ficou em 35%.

Segundo a pesquisa Datafolha divulgada no início do mês, a popularidade do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), também teve queda. Se antes dos protestos, em junho, 52% dos entrevistados achavam seu governo ótimo ou bom, esse número passou para 38% no mês seguinte.

No mesmo levantamento, os prefeitos do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), e de São Paulo, Fernando Haddad (PT), também tiveram os seus prestígios abalados junto à população. Paes teve queda de 20 pontos de popularidade; dos 50% dos entrevistados que achavam sua administração ótima ou boa, sobraram apenas 30% um mês depois. Haddad caiu 16 pontos, e seu índice de popularidade chegou a 18%. Em junho, um mês antes, 34% dos entrevistados achavam sua administração ótima ou boa.

Fonte: O Globo

Fuga para adiante - José Serra

A reunião deste fim de semana do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) trouxe um fato inédito. A rotina desses encontros é culpar a oposição por todas as mazelas do País, como se os petistas não mandassem no seu próprio governo. Mas desta vez foi diferente: ao analisar o quadro político e as dificuldades da administração Dilma Rousseff - mais evidentes após as grandes manifestações de junho e a queda livre nas pesquisas o PT pôs a culpa não na oposição, mas nos aliados! Assim, os males do Brasil seriam devidos ao fato de os petistas não conseguirem governar sozinhos, sendo obrigados a composições com os "conservadores", santo eufemismo. Tais alianças estariam a impedir os avanços que o governo tanto deseja realizar. Será?

O PT já domina completamente o Executivo em Brasília: Presidência, Casa Civil, Fazenda. Planejamento, Saúde, Educação, Justiça, todos os principais órgãos e ministérios são controlados pelo partido. Além das pastas responsáveis pelos temas que fizeram as ruas explodir de insatisfação, estão nas mãos dele todas as estatais relevantes.

Proveitoso seria, hoje, que fizesse autocrítica e perguntasse: "Onde foi que nós erramos?". Mas essa atitude não combina com o DNA autoritário de quem se julga portador de uma verdade histórica tão inquestionável quanto o teorema de Pitágoras. Um exemplo de autocrítica possível seria o da forma perversa das alianças: baseadas não em programas, mas no rateio dos benefícios do poder.

Assim, somos obrigados a assistir ao filme da fuga para adiante - "fuite en avant", para lembrar a expressão de Ignacy Sachs. Ou seja, após três mandatos o PT pede mais para ele mesmo, demanda o poder absoluto para fazer o que não conseguiu realizar em mais de uma década de hegemonia.

Eis a origem do tal plebiscito sobre reforma política. O objetivo é um só: como não consegue passar de 20% nos votos para o Legislativo, o PT quer mudar as regras para que a minoria nas urnas se transforme em maioria no Congresso Nacional, minimizando a necessidade de se aliar a outros partidos. Por isso defende a lista fechada para a eleição de deputados e o financiamento exclusivamente público das campanhas eleitorais.

O PT tem cerca de 20% da preferência popular. Como a maioria do eleitorado não se identifica com nenhum partido, se o voto for na lista partidária, e não em candidatos, acredita poder transformar os 20% nas urnas em pelo menos 40% do Congresso.

Esse propósito seria bastante fortalecido pelo financiamento público das campanhas, que beneficiaria o PT de duas maneiras. Sendo o maior partido saído das últimas eleições, disporia automaticamente de mais recursos para disputar votos. Além disso, como o PT domina a poderosa máquina federal e numerosas entidades sindicais e ONGs especiais (de fato, organizações neogovemamentais), que têm expertise em fazer campanha eleitoral com recursos públicos, a proibição do financiamento privado legal o favoreceria.

Uma vez que o Congresso, com todos os seus imensos defeitos, não é composto de suicidas, o PT enfrenta forte resistência a esses projetos. O caminho normal, democrático, seria, então, fazer das suas teses bandeiras eleitorais e buscar a maioria no Congresso para elas. Mas como as relações entre o PT e a democracia são nebulosas, prefere tentar emparedar os adversários e os aliados, usando para isso o tal plebiscito.

O Tribunal Superior Eleitoral já esclareceu que precisa de 70 dias para organizar um plebiscito nacional. Ou seja, não há tempo hábil para combinar quatro coisas: 1) votar nas duas Casas do Congresso a lei que convoca o plebiscito, 2) realizar o plebiscito com tempo para horário "gratuito" de TV e rádio, 3) promover o necessário trabalho congressual para regulamentar as decisões e 4) que elas valham já em 2014, respeitando o princípio constitucional da anualidade.

A presidente Dilma Rousseff continua a insistir no tal plebiscito para valer já nas eleições de 2014 e até persegue o deputado Cândido Vaccarezza, petista histórico, que reconheceu publicamente a falta de tempo hábil. Ela deve saber que é inviável, porém insiste. Por quê? Para alimentar um impasse e depois culpar o Congresso por "não ter ouvido as ruas". Enquanto isso, passaria à população a ideia de que está empenhada e trabalhando por. algo coerente, desviando o foco dos problemas verdadeiros: economia sob estagflação e dominada por expectativas ruins, consumo e emprego desacelerando, serviços públicos aquém das expectativas.

Escrevi dias atrás que o Brasil precisa de governo. Não obrigatoriamente um bom governo; mas ao menos algum governo. E o que mais nos faz falta hoje. Talvez ainda houvesse tempo de a presidente encontrar um rumo, corrigir rotas tresloucadas que a fazem se chocar, dia após dia, com a realidade dos fatos. Infelizmente, a inclinação parece ser dobrar a dose do remédio que não dá certo. O exemplo mais emblemático é a tentativa de satanizar os médicos brasileiros, para dar a impressão de que se está fazendo algo pelo presente e o futuro da saúde.

Já se esgotou, por sorte, a velha fórmula de produzir factoides que depois serão embalados publicitariamente - e veiculados em caríssimas campanhas para induzir o povo a acreditar que o governo funciona. Isso é o que foi feito, por exemplo, com o PAC, as campanhas anticrack, os buracos de estradas, o Pronasci (da segurança), etc. Esse expediente já era. O Brasil quer governo que tenha rumo, fale menos, se antecipe aos acontecimentos, enfrente os problemas, planeje as ações, dê exemplo de boa conduta aos cidadãos e consiga entregar-lhes os benefícios mínimos que reclamam. Tão simples quanto isso.

Já passou da hora de o PT e o governo abrirem o olho. O Brasil é uma democracia sólida, o povo amadureceu e as eleições vêm aí. Certos desvios e atalhos, felizmente, repousam nos livros de História para, se Deus quiser, deles não saírem nunca mais.

Ex-prefeito e ex-governador de São Paulo

Fonte: O Estado de S. Paulo

Dilma. O conflito com o Congresso e a erosão da base governista - Jarbas de Holanda

Malgrado a persistência da queda de popularidade registrada nas novas pesquisas feitas em julho, a presidente Dilma Rousseff manteve a estratégia de transferir ao Congresso o ônus básico pelas denúncias e cobranças das manifestações de rua, centrada nas propostas da convocação de plebiscitos para re-forma política. Isso refletindo sua postura voluntarista de avaliação política e de tomada de decisões administrativas. E configurando o que José Dirceu, reagindo à ausência da presidente a um encontro de dirigentes do PT, qualificou como a ilusão de que estaria acima da crise quando, de fato, “está no centro dela”. Entendimento certamente próximo ao do ex-presidente Lula ao distanciar-se da insistência plebiscitária respaldando a escolha pela direção da Câmara de Cândido Vaccarezza – dissidente da orientação de Dilma e do comando do PT nessa matéria – para coordenar uma comissão parlamentar para o debate e o encaminhamento institucional da reforma, sem espaço para aquelas propostas. Para Lula, a demanda do plebiscito deverá representar apenas uma bandeira eleitoral em 2014 a fim de que seu partido tente distinguir-se do mensalão.

Bem mais significativas, porém, do que as divergências petistas em torno do tema, são as implicações da estratégia dilmista nas respostas às cobranças sociais e na busca, frenética, da recuperação de popularidade (que a levou a trocar o que deveria ser uma saudação ao papa Francisco por um longo discurso, maior que o dele, promocional de si própria e dos governos do PT). A principal dessas implicações está sendo o avanço do desmonte da base de sustentação congressual do governo a partir da ampliação do conflito com a bancada do PMDB na Câmara, o distanciamento dos outros partidos não esquerdistas que a integram e a divisão do próprio PT. Com duplo efeito: a médio prazo, o de acentuar a incerteza sobre a aliança partidária para a campanha reeleitoral; e, imediatamente, o de grande fragilização do Executivo por meio da rejeição de vetos presidenciais a decisões legislativas consideradas inaceitáveis pelo governo. Como a aprovação do novo critério de redistribuição de recursos do FPE – Fundo de Participação dos Estados, que obriga o Palácio do Planalto a suprir com verbas da União a perda de estados e municípios com atos unilaterais da presidente de desoneração de impostos compartilhados pelos três níveis da federação, destacadamente o IPI. Com a provável rejeição do veto ao novo critério, o Executivo terá de fazer compensação financeira em torno de R$ 15 bilhões, que limitará bastante sua receita, dificultando ainda mais o controle das contas públicas. Mas a rejeição conta com forte apoio dos estados e municípios, afetados pelos efeitos dos referidos atos unilaterais (que agravam a já excessiva concentração de recursos fiscais) e é politicamente viabilizada pela erosão da base governista. Eis o que disse recentemente a respeito dessa desoneração o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (o mesmo que já propôs o corte do número de ministros de Dilma de 39 para 25): “A União tinha e tem todo o direito de desonerar e a gente apoia essa política. Só que deverá fazer a desoneração dentro de sua capa-cidade de renúncia fiscal e não na parte de estados e municípios”.

E a perspectiva da rejeição de vetos da presidente envolve outros projetos aprovados pelo Congresso. Entre os quais o que extingue a multa, adicional, de 10% do FGTS, paga por empresas por dispensas sem justa causa. Multa que continua a ser cobrada indevidamente; que propicia uma receita anual de R$ 3 bilhões; e cuja extinção o Executivo antecipou que pretende vetar (do que ainda poderá desistir).

Esse quadro conflitivo entre o governo Dilma e o Congresso poderá mudar, seja por uma recuperação, pouco provável, da popularidade da presidente, combinada ao abandono de seu personalismo centralizador; seja através da assunção, direta, pelo ex-presidente Lula do pleno controle do relacionamento entre os dois poderes. Com a persistência desse conflito, o cenário é o de um governo extremamente fragilizado. Sem condições políticas e institucionais para enfrentar os crescentes problemas da economia e com precária viabilidade reeleitoral da presidente até num 2º turno, já dado como certo pela cúpula do PT. O que vai reforçando a alternativa do “volta Lula”.

Jarbas de Holanda é jornalista

O Papa não é besta, a Dilma está sem rumo e o Lula não gruda mais – Alberto Goldman

Você abusou, Dilma. Você também, Lula. Tiraram partido, em benefício próprio, de uma época boa para o país e não fizeram o que deveria ser feito. A farra passou e agora, depois das estripulias, vão pagar caro, aliás todos vamos pagar caro. E nem adianta pedir ao Papa para fazer um acordo com o Brasil a fim de combater a pobreza...na África. Ele, que não é besta, se não nem bispo seria, ouviu sua proposta, Dilma, e se fez de miguel... Entendeu bem o que você queria. Você está sem rumo.

A inflação está rodando em torno de 6,5%, não em 4,5% que é a meta. E não adianta dizer que está “dentro da meta”. Meta é um número, não um intervalo. Somos meio bobalhões, mas não idiotas. E o que mais dói é a inflação dos alimentos, muito mais alta. O custo de vida está muito alto, um dos maiores do mundo, nem estrangeiro com dólar ou euro aguenta.

O emprego que vinha dando um refresco, também já começou a cair. Em especial o emprego industrial, o que para o Estado de São Paulo é um desastre em especial. Nem o emprego menos qualificado, o único que vinha subindo, vai sustentar a procura de trabalho. As médias salariais também estão caindo, o que afeta o comércio e o consumo em geral.

As taxas de juros que o BC botou lá abaixo, durante um tempo, voltam a subir, onerando o consumo e a produção. E os investimentos, que são o motor do desenvolvimento, passam a sofrer ainda mais. Onde vamos encontrar empreendedores dispostos a arriscar o seu dinheirinho?

Aqui ninguém mais quer comprar e muito menos investir. Nem lá fora estamos vendendo. A balança comercial é deficitária e a das transações com o exterior, em geral, foi negativa, nesse primeiro semestre, como nunca. No turismo, então, a coisa é gritante. Enquanto nós gastamos lá fora em 2013 mais de 2 bilhões de dólares, os estrangeiros trouxeram para cá menos de 500 milhões. Com Copa das Confederações, Jornada Mundial da Juventude e tudo. Enquanto isso gastamos bilhões de reais para produzir eventos mundiais que não rendem nada.

Com todo esse quadro dramático vem o Lula dizer que “os conservadores” começam a “colocar as unhas de fora para tirar o PT do poder em 2014.. e que vai “lutar com unhas afiadas” para eleger Dilma. A mesma demagogia de sempre, os mesmo jargões, a mesma mistificação, a mesma valentia, só que agora o povo já sabe que ele não é de nada, a não ser bom de gogó. Não gruda mais.

Alberto Goldman, vice-presidente nacional do PSDB, foi governador de S. Paulo

Lá vem o Patto! – Urbano Patto

Esta semana tudo que acontece no Brasil parece ser em função da visita do Papa Francisco.

Sem entrar no mérito do conteúdo das mensagens, o aparato e o formato do evento se assemelham muito de um grande show. Seguranças, áreas V.I.P., curiosidades imensa pelos detalhes da vida pessoal, pulseirinhas coloridas para acesso aos locais privilegiados, fãs e fiéis emocionados e, às vezes, resvalando na idolatria, os insistentes "papagaios de pirata" e toda a produção dirigida essencialmente para a geração de imagens para a mídia.

Segue-se a máxima da comunicação moderna formulada por McLuhan: o meio é a mensagem.

Mesmo assim, existe uma mensagem importante em suas ações e em suas palavras. Sobressai a consolidação de um discurso e de uma prática no que diz respeito ao contexto social e político, de afirmação da democracia, de combate à desigualdade, de busca de justiça social e da primazia da paz e do diálogo para a resolução de conflitos entre povos e países.

É importante destacar isso porque não são esses valores que presidiram a maior parte do tempo as ações da igreja católica em sua longa história. Basta lembrar o obscurantismo da Idade Média com seus "índex" e execração da ciência; a guerra cruenta das Cruzadas para "resgatar" o túmulo de Jesus dos infiéis; as perseguições, torturas e assassinatos da Santa Inquisição, e não tão distante dos tempos atuais, o apoio a Hitler e a Mussolini e, no Brasil, o apoio ao golpe militar de 1964, simbolizado nas Marchas da Família com Deus pela Liberdade.

O Papa Francisco com suas demonstrações concretas de despojamento e de humildade, juntamente com as medidas que vem tomando na reorganização institucional da igreja, a exemplo das mudanças determinadas no Banco do Vaticano, parece colocar num patamar mais elevado e objetivo esses avanços do pensamento católico, indo além de seus antecessores. Com certeza terá de mexer em interesses consolidados na "máquina" da igreja e há indícios fortes de que está tentando fazer isso. Amém.

Urbano Patto é Arquiteto-Urbanista, Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional, dirigente do Partido Popular Socialista (PPS) de Taubaté e do Estado de São Paulo. Comentários, sugestões e críticas para urbanopatto@gmail.com

Policiamento democrático - Merval Pereira

A dificuldade em atuar na repressão a atos de vandalismo dentro das estritas normas legais, flagrante no decreto que criou no Rio de Janeiro a Comissão Especial de Investigação de Atos de Vandalismo em Manifestações Públicas (CEIV), precisa ser superada com a adoção das melhores práticas já utilizadas em outros países.

O governo do Estado do Rio teve de agir com rapidez diante da reação de juristas e organismos de defesa do cidadão que consideraram inconstitucionais várias partes do decreto. Ficou claro, na nova versão, que a comissão não tem o direito de quebrar sigilos, o que só acontecerá se aprovado pela Justiça.

Ontem tratei da existência de diversos manuais de associações de polícias sobre o controle de manifestações de massas que o cientista político Geraldo Tadeu Monteiro selecionou em uma pesquisa, manuais que desejam conferir mais eficácia à ação policial, respeitando o direito do cidadão à livre manifestação pacífica. Os princípios do policiamento democrático de manifestações de massa, por exemplo, são os seguintes, para a polícia britânica, conforme o "Manual of guidance on keeping the peace" , da NPIA (Agência Nacional para Melhoria no Policiamento) e ACPOS (Associação dos Chefes de Polícia da Escócia):

a) Polícia acessível, imparcial e que busca o consenso; b) Diálogo e sinceridade na relação com os manifestantes, além de relação positiva com a imprensa; c) Um comando preparado e resistente (à provocação); d) Respostas apropriadas e proporcionais (respeito aos direitos humanos, uso de inteligência com recurso a especialistas e uso mínimo da força).

Um trabalho do diretor do Police Executive Research Forum (PERF), Tony Narr, e diversos especialistas, do qual falei ontem, aponta maneiras de enfrentar movimentos de massas com êxito, sem ferir os direitos dos cidadãos de se manifestar. O PERF é uma organização sem fins lucrativos fundada em 1976 que dá assistência técnica e educação executiva a polícias e outros organismos de aplicação da lei. O manual analisa especificamente o controle de multidões e uso da força, indicando a necessidade de prévia identificação de grupos potencialmente disruptivos. Ao mesmo tempo, é preciso facilitar a manifestação pacífica e estabelecer comunicação com a multidão através de seus líderes:

"Especialmente nessas situações, é crucial tratar as pessoas com respeito e conquistá-las para o lado do respeito à lei, não para o lado dos que promovem o conflito", ressalta Narr.

As prisões podem ser utilizadas "com parcimônia e de maneira apropriada", com técnicas de pressão pontual, aliadas a controles "com mãos nuas" ( empty-hand controls ), algemação eficiente e métodos de acompanhamento de presos devem ser usados para remover com respeito (humanely) os manifestantes enquanto se minimiza o risco de injúria a manifestantes e policiais.

O uso da força deve ser estritamente regulado. "A teoria de um uso gradativo da força em resposta à escalada da desordem é baseada naquilo que é razoável e apropriado." Os autores observam que a escalada da violência é um dos objetivos de alguns manifestantes que, assim, podem "denunciar" o caráter repressivo do governo.

Até os equipamentos de proteção devem ser pensados: "A imagem de um "Robocop" pesadamente protegido (...) pode ter um efeito negativo no público, que pode achar que a polícia está usando mão pesada e reagindo de maneira desproporcional."

O uso de armas não letais deve ser estritamente regulado pelas seguintes diretrizes: a) tem de ser proporcional à ameaça; b) seu uso deve cessar assim que o objetivo for atingido; c) o uso deve ser autorizado pelo comando; d) os agentes que usam esses equipamentos devem estar plenamente e regularmente treinados para avaliar as consequências do seu uso.

O manual recomenda ações voltadas à interação com a mídia para alcançar os objetivos da ação policial. É preciso haver uma estratégia de mídia, com informações para jornalistas e para o público, buscando minimizar eventuais prejuízos aos cidadãos, dar informações seguras, estabelecimento de centros conjuntos de informação, realização de coletivas e atividades pós-evento com relatórios e prestações de contas ao público via imprensa.

Os pontos-chave
1. Pelo manual da polícia britânica, os princípios do policiamento de manifestações de massa são: polícia acessível, imparcial e que busca o consenso; diálogo e sinceridade na relação com os manifestantes; além de relação positiva com a imprensa

2. E ainda: um comando preparado e resistente (à provocação); respostas apropriadas e proporcionais

3. O uso de armas não letais tem de ser proporcional à ameaça; deve cessar assim que o objetivo for atingido; deve ser autorizado pelo comando; os agentes que usam esses equipamentos devem estar plenamente e regularmente treinados para avaliar as consequências do seu uso

Fonte: O Globo

Ação orquestrada - Dora Kramer

Um movimento de natureza regional, com alcance nacional. Assim pode ser definida a troca de comando do PSB em Minas Gerais, com a saída de Walfrido dos Mares Guia e a escolha, do deputado Júlio Delgado para a presidência.

É o primeiro indicativo nítido a olho nu de que o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, será mesmo candidato a presidente em 2014. "Mostra o jogo sendo jogado", diz um aliado de Campos.

A substituição de Mares Guia - foi ministro de Luiz Inácio da Silva, é amigo do PT e defende apoio do PSB à reeleição de Dilma Rousseff - por Delgado, que teve no senador Aécio Neves um empenhado cabo eleitoral . quando se candidatou à presidência da Câmara contra Henrique Alves, pode ser vista também como parte de uma ação conjunta de Campos e Aécio, no jogo da sucessão.

O projeto, ainda em fase de esboço, é formar palanques comuns em vários Estados e, se possível, firmar um acordo de apoio recíproco no segundo turno da eleição presidencial Se o pernambucano for finalista, o candidato do PSDB o apoia e vice-versa, caso Aécio passe para a segunda etapa.

Uma das possibilidades de aliança regional é justamente em Minas, onde se trabalha com a ideia de formação de chapa única entre os dois partidos, um com a candidatura a governador outro na vice. Em São Paulo encaminha-se acordo semelhante para a disputa pela reeleição de Geraldo Alckmin, bem como no Paraná e em Pernambuco.

Entre os Estados de maior densidade eleitoral, o Rio de Janeiro é um problema para os dois partidos devido à falta de nomes viáveis. O PSDB faz tentativas com Fernando Gabeira que, no entanto, prefere atuar na política apenas como jornalista. O PSB aguardava a saída do senador Lindbergh Farias do PT se a direção nacional o obrigasse a desistir de concorrer, mas, com o declínio do governador Sérgio Cabral, a candidatura petista se fortaleceu.

A hipótese de o governador de Pernambuco ser candidato a vice de Lula se for ele o candidato do PT em 2014 é considerada fora de cogitação. Por vários motivos, sendo o primeiro deles a posição de Eduardo Campos que a cada dia renova a validade de frase dita meses atrás: "Não tenho temperamento para vice".

Em segundo lugar, o PSB não quer ser plano B de ninguém. Em terceiro, avalia que não há chance de o ex-presidente se dispor a disputar a eleição no caso de Dilma não recuperar a popularidade, porque não teria como se dissociar do fracasso.

Além disso, na interpretação do partido, Lula perdeu a oportunidade de "segurar" Eduardo Campos quando não quis apoiar a candidatura do PSB à presidência da Câmara como forma de impedir o PMDB de tomar conta do comando do Congresso.

AI-6. O governador Sérgio Cabral parece mesmo decidido a aprofundar o buraco por onde já escorreram 30 pontos porcentuais na avaliação positiva de sua administração.

Depois de várias peripécias nacionalmente conhecidas, Cabral resolveu fazer do Rio de Janeiro uma espécie de enclave absolutista na república democrática do Brasil. É o que sugere o decreto que confere poder à Comissão Especial de Investigação de Atos de Vandalismo em Manifestações Públicas para "praticar quaisquer atos necessários à instrução de procedimentos".

Entre esses atos está o de pedir quebras de sigilos às operadoras de telefonia e provedores de internet "no prazo máximo de 24 horas". O governador dá de ombros ao Estado de Direito e usa como molde o Ato Institucional n.°5, por intermédio do qual a ditadura exerceu plenos poderes no Brasil de 1968 a 1978.

Serventia. Do ex-presidente Lula acerca do "zum-zum-zum na imprensa" sobre propostas de redução do número de ministérios: "Não tem que diminuir ou aumentar, tem que saber para que serve".

De fato.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Estancando a sangria - Eliane Cantanhêde

O papa Francisco traz não apenas um exemplo de humildade, fraternidade e igualdade, mas também de senso estratégico.

Ele se dispensou de dar recados políticos na curta homilia na basílica de Aparecida e dispensou as autoridades brasileiras de lições morais em seu igualmente rápido discurso aos poderosos no Palácio da Guanabara. Limitou-se à pregação religiosa em ambas, leve, sorridente, defendendo a alegria e a esperança.

O teor político foi reservado ao ambiente laico do hospital São Francisco de Assis, no Rio, em que ratificou sua conhecida posição contrária à descriminalização das drogas e condenou os "mercadores da morte". Mas ele vinha relevando, pelo menos até ontem, eventuais pressões da ala conservadora da própria igreja e adiando outras questões espinhosas e desagregadoras.

Sua prioridade não é aprofundar divisões, é evitar evasão. Segundo o Datafolha, os brasileiros que se declaravam católicos eram 75% da população em 1994, caíram para 64% em 2007 e são 57% hoje, prenunciando que, muito em breve, serão menos da metade das pessoas no "maior país católico do mundo".

Nesse contexto, destaca-se um fato político. Quem mais se beneficiou das manifestações de junho e da implosão da popularidade de Dilma foi uma candidata evangélica: Marina Silva, um exemplo concreto a confirmar as estatísticas.

Criada no catolicismo, sua porta de entrada na militância social e na política, ela se converteu às igrejas evangélicas, das quais incorporou a linguagem, a imagem, até o gestual.

Não se sabe até que ponto a religião conta a favor ou contra a eleição de Marina, mas não deixa de ser um curioso dado de análise que, justo no tal maior país católico, a candidata que está em segundo lugar seja uma ex-católica, atual evangélica.

A grande missão do papa Francisco no Brasil é estancar a sangria. Ou seja: somar, não ajudar a subtrair.

Fonte: Folha de S. Paulo

Movimento na pausa - Tereza Cruvinel

A montagem de palanques e alianças nos estados, mirando a eleição presidencial, ganhou velocidade no fim de maio, mas foi desativada a partir de junho, por força das manifestações que fizeram tabula rasa do jogo anterior. Em Minas, entretanto, algo se moveu. Diferentemente de anos anteriores, ali havia (e ainda há) o provável candidato do PT, ministro Fernando Pimentel, em franca movimentação, enquanto o PSDB empurrava a escolha, entre quatro postulantes, do nome do candidato a governador, que dará ao senador Aécio Neves seu mais importante palanque, no estado que governou. A definição não está próxima, mas pode surgir um quarto nome.

Na semana passada, confirmou-se a escolha do ex-ministro e ex-deputado Pimenta da Veiga, que deixou a atividade política, mas não o partido, como coordenador da campanha de Aécio Neves no estado. Ele e a família estão de mudança para Belo Horizonte. Quando prefeito da cidade, ele se casou com a bela Ana Paola. Pimenta coordenou a primeira campanha de Fernando Henrique a presidente, tem experiência no assunto, é mineiro e quadro da elite tucana. Até aí, tudo bem. Aécio, numa reunião com os postulantes, estimulou-os a percorrer o estado e pediu unidade, prometendo arbitrar a escolha a partir de janeiro do ano que vem. São eles, entre os tucanos, o presidente regional do partido, Marcus Pestana, o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Narcio Rodrigues, e o presidente da Assembleia Legislativa, Dinis Pinheiro. E ainda o vice governador Alberto Pinto Coelho, do PP, partido aliado ao PSDB no plano estadual.

A escolha não será fácil para Aécio. Um escolhido resultará em três excluídos. Algum ressentimento sempre fica e ele precisará de todos eles para alcançar o objetivo de sair de Minas com uma votação consagradora, tirando a grande diferença que, até antes das quedas nas pesquisas, a presidente Dilma tinha no Norte e no Nordeste. Por isso, entre os políticos mineiros, muita gente especula que Aécio poderá convencer Pimenta a voltar a disputar uma eleição, como candidato a governador. Há poucos meses, ouvi de Pimenta que, se chamado, poderia ajudar na campanha, mas que continuava decidido a não disputar eleições e a não ocupar mais cargos públicos. No entanto, tudo pode mudar, dependendo da causa e da motivação.

Voltando à montagem dos palanques, todos interromperam os movimentos que vinham acontecendo nesse sentido. No PT, o trabalho vinha sendo realizado pelo presidente do partido, Rui Falcão, e pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Deram um tempo, como diz Falcão, esperando o quadro clarear. O PMDB, que vinha pressionando o PT a apoiar os candidatos peemedebistas a governador, em regime de palanque único, também puxou o freio de mão. As relações com o governo Dilma e com o PT se deterioraram no fim do semestre, afetando os planos eleitorais. Na próxima semana, a cúpula do partido planeja reunir os cardeais em Brasília, agora mais descansados e sem a pressão de votações, para discutir o futuro da aliança.

O drama, para os políticos, é que ninguém sabe até quando os protestos vão ocorrer, afetando os índices de pesquisa e intenção de votos, que afetam, por sua vez, as apostas e as alianças. Alguns até já pensam que as manifestações vão prosseguir até se confundirem com os rojões da campanha.

Ladeira geral
Na pesquisa CNI-Ibope que será divulgada hoje, todos os 11 governadores avaliados sofreram queda na popularidade e nos índices de aprovação. À exceção de Roseana Sarney, do Maranhão, que ganhou 0,6% em relação ao levantamento anterior. No mais, todos na ladeira, inclusive a presidente Dilma. O noticiário on-line de ontem deu muito destaque ao fato de Eduardo Campos, governador de Pernambuco e possível candidato a presidente, ter ficado com a melhor avaliação, 58% de ótimo e bom. Mas ele também já teve mais, muito mais, segundo o próprio Ibope. Quando se reelegeu, em 2010, chegou ao píncaro dos 89% de aprovação.

Nossa incompetência
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, pelo menos teve a hombridade de reconhecer que houve "falha do poder público" na segurança do papa. Falha de todos, mas os outros envolvidos optaram pelo jogo de empurrar responsabilidades. Mas nosso fiasco não ficou só na chegada de Francisco. O metrô parou e houve problemas no roteiro de ontem em Aparecida. Esta visita do Papa está expondo uma inconcebível incompetência brasileira na organização de eventos. A imprensa argentina tem tirado suas casquinhas.

Falha técnica
O ministro do STF Luís Roberto Barroso está fazendo falta ao governador Sérgio Cabral. Em seu tempo como procurador do Rio de Janeiro, Cabral não teria editado um decreto inconstitucional, como o que republicará hoje, suprimindo as quebras automáticas de sigilos telefônicos nele previstas, ferindo as garantias constitucionais.

Apesar da falha técnica, Cabral, entre todos os governantes, é o que tem ido mais fundo no esforço para desmistificar as manifestações, buscando separar o joio do trigo e descobrir o que existe atrás dos atos de vandalismo, que aparentemente derivam de geração espontânea, embora tenha havido simultaneidade e semelhança nas ações.

Fonte: Correio Braziliense

A polícia pacificadora no morro e no asfalto - Cristian Klein

Desde que as manifestações chacoalharam o país, a classe política tenta responder às demandas da população com medidas de dois tipos: as efetivas - embora paliativas - e as ilusórias. Ou melhor, três, se contarmos a repressão policial no Rio de Janeiro como uma resposta negativa.

Os dois primeiros movimentos fazem parte de estratégias do jogo democrático. As saídas ilusórias são caracterizadas pelo engano, pelo embuste, mas mostram respeito ou ao menos preocupação com a opinião pública. O terceiro movimento tem viés autoritário e parte de quem parece já ter ligado o F, de força excessiva, o G, de gás lacrimogêneo, o B, de bala de borracha, o D, de decreto inconstitucional ou todo um alfabeto de arbitrariedades. A população reage com outro F, de "Fora, Cabral!", e, para o Rio de Janeiro, junho é o mês que não terminou. Continua sendo.

Na maior parte do restante do país, as últimas semanas trouxeram um misto de pequenas conquistas obtidas pela sociedade e grandes discussões que não levarão à nada. Representam um jogo de cena no qual os atores principais buscam manter seu protagonismo, depois que a plateia invadiu o palco.

Na primeira categoria, estão as propostas aprovadas pelo Congresso numa "agenda positiva" que fez concessões e desengavetou projetos que há tempos eram postergados. É o caso da tipificação da corrupção como crime hediondo, da maior facilidade para se apresentar projetos de iniciativa popular e o fim do voto secreto. São paliativos que não mexem no essencial e preservam estruturas ineficientes, lentas, com privilégios e favoráveis à corrupção. O Judiciário, por exemplo, passou ileso à onda de manifestações.

Na segunda categoria, inclui-se o debate sobre grandes mudanças, iniciado pelo Executivo. Especialmente a ideia da presidente Dilma Rousseff de uma reforma política como solução para os males de uma suposta crise de representatividade.

Para o governo, o mais importante foi estancar a mobilização das ruas e é, a partir de agora, recuperar a popularidade. Para os partidos, sobretudo os de esquerda, a meta é se aproximar dos movimentos sociais e voltar a ter o controle das ruas. São estes os desafios dos políticos - e não necessariamente atender à série de reivindicações da população, algumas das quais de responsabilidade compartilhada e, logo, de retorno eleitoral duvidoso.

Sobre a imagem que se transmite, geralmente, restam menos dúvidas. E, por isso, a prioridade é mais com o parecer ser do que com o ser. O PT, por exemplo, sabe que a reforma política foi para as calendas, como sempre. A Constituinte mostrou-se proposta atabalhoada, e o plebiscito foi a tentativa de consertá-la. Mas o partido insiste no discurso de que a reforma é possível apenas para não desmoralizar a imagem presidencial.

O deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) pode ser o mais pemedebista dos petistas, mas sua declaração de que a reforma política não vingará causou menos celeuma pelo realismo do que por ter atrapalhado os planos da cúpula do PT de proteger a presidente da República. Foi fogo amigo a refletir as divergências internas, já que Vaccarezza está longe de ser um entusiasta de Dilma desde que foi afastado por ela do posto de líder do governo na Câmara, em março do ano passado. Ou seja, a reforma política é espuma na superfície, colocada pelo PT.

Da mesma forma, a espuma do PMDB é a redução do número dos ministérios. Logo ele, o partido com um dos maiores apetites por cargos. Mas faz sentido a proposta, pois, para os pemedebistas, segundo e terceiro escalões e diretorias de estatais são tão ou mais importantes para saciar a fome. A máquina tem o mesmo tamanho, não importa quantas mãos a operem pelo alto. Da oposição, o PSDB lançou a ideia do fim da reeleição. Logo ele, que criou, em 1997 - e, para alguns, comprou - a emenda à Constituição que permitiu a recondução do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ao cargo. Do governador de Pernambuco e presidenciável Eduardo Campos (PSB) vem a sugestão de um "governo digital", sintonizado com a agilidade da organização das redes sociais. Logo ele, cujo governo é acusado de ter realizado contrato superfaturado com a empresa Ideia Digital, suspeita de financiar ilegalmente campanhas do PSB.

As contradições e o jogo de cena são patentes. A razão é simples. O susto passou. O meio político acredita que outro cometa como este de junho não venha tão cedo. Dois, três milhões de pessoas foram às ruas, influenciaram a opinião do restante da população, mas o conjunto da sociedade, ou dos eleitores - algo em torno de 140 milhões de pessoas -, é que votará na eleição de 2014. É um contingente cujo perfil mediano tem características distintas em relação aos mais engajados - ou nem tanto - que foram às ruas.

Depois do pacote dos cinco pactos, e o desmantelamento da reforma política, a próxima cartada de Dilma pode ser a reforma ministerial. Há quem, da Executiva nacional do PT, proponha mudanças já antes do fim do recesso do Congresso. E que o ministro da Educação Aloizio Mercadante assuma, como titular, as funções da Casa Civil que já exerce de fato. Entre estas tarefas está a de arredondar o programa Mais Médicos - por sinal a única iniciativa mais ousada, embora polêmica, que responde aos clamores por melhora na qualidade dos serviços públicos. É uma declaração de guerra à corporação dos médicos cujos resultados eleitorais são incertos.

No Rio de Janeiro, a declaração de guerra do governador Sérgio Cabral é contra os protestos que minam as chances de vitória de seu grupo político em 2014. O gerenciamento pelo PMDB dos interesses do grande capital - que realiza intervenções na cidade sob o pretexto da Copa e da Olimpíada - eleva o custo de vida, provoca remoções, utiliza helicópteros e guardanapos na cabeça para passeios de luxo, mas não consegue organizar um simples trajeto do sumo pontífice engarrafado no trânsito da Presidente Vargas. Inventou-se o papa-imóvel. E isso é até democrático. Assim como a polícia "pacificadora", cujo pau agora bate em Chico e em Francisco - no morro e no asfalto.

Fonte: Valor Econômico

Panorama Político - Ilimar Franco

Socialistas e trabalhistas juntos
Os presidentes do PSB, Eduardo Campos, e do PDT, Carlos Lupi, aceleraram as conversas para as eleições do ano que vem. Os aliados, que vivem às turras com o PT nos estados, decidiram ir à luta, sobretudo com a queda nas pesquisas da presidente Dilma. Eduardo está oferecendo a vice para Osmar Dias (PR). E prometendo apoio nos estados a candidatos trabalhistas a governador: Miro Teixeira (RJ), Pedro Taques (MT), Ronaldo Lessa (AL), Waldez Góes (AP), Reguffe (DF), Vieira da Cunha (RS) e Amazonino Mendes (AM). Os socialistas procuram um caminho próprio e, para os trabalhistas, as recentes manifestações foram como um "cavalo de pau" e zeraram o jogo.

Vida mansa
Portaria da Câmara oficializou a folga dos servidores, permitindo que não assinem o ponto no recesso. Ou seja, se não tem ponto, não precisa ir ao trabalho. O recesso é garantia dos deputados e não dos funcionários, que têm férias.

Diluindo as ruas
A pesquisa Ibope, que a CNI divulga hoje, agrada ao Planalto. Oito mil pessoas foram ouvidas sobre os governos Dilma e de 11 governadores. O Planalto espera dividir, com os governadores, o desgaste que levou milhares a protestar nas ruas.

Nada será como antes
A corrente majoritária do PT, Construindo um Novo Brasil, quer flexibilizar as regras da eleição a presidente do partido. Ela quer evitar a redução do colégio eleitoral, que superou os 500 mil filiados em 2009. Para chegar aos 700 mil votantes, quer dar direito de voto a quem acertar as contribuições, em atraso, na boca da urna, e acabar com a comprovação de militância nos atos do partido.

Escalando o time
Presidente do PSDB e candidato do partido ao Planalto, o senador Aécio Neves (MG) definiu quem será o coordenador de sua campanha em Minas Gerais. O escolhido foi o ex-presidente do partido e ex-ministro Pimenta da Veiga.

Confortável
Pelas contas do governador Geraldo Alckmin (SP), ao concorrer à reeleição ele terá o apoio dos eleitores de três candidatos à Presidência da República: Aécio Neves (PSDB), Eduardo Campos (PSB) e José Serra, ainda sem partido.

Eleições abertas
O tucano José Serra, segundo aliados, vai concorrer ao Planalto em 2014. Ele não lutará para conquistar o PSDB, já comprometido com Aécio Neves. Sua intenção é se lançar com o apoio de PPS, PV e PTB. Ele tem dito que as eleições estão abertas, como as de 1989, que teve dez candidatos viáveis. Pelas suas contas, para ser competitivo, ele precisa sair de São Paulo com oito milhões de votos.

Ordem unida
O ex-presidente Lula decidiu dar uma pausa no seu roteiro de viagens internacionais no segundo semestre. Apreensivo com o pânico que tomou conta do partido, vai se dedicar a superar os problemas internos do PT e colocar o partido nos eixos. Vai se dedicar também à defesa do governo Dilma, alvo de intenso bombardeio do fogo amigo.

O governo
vai desistir de impor a estudantes de Medicina das universidades privadas estágio obrigatório no SUS, como prevê MP na Câmara.

Fonte: O Globo