terça-feira, 18 de junho de 2013

OPINIÃO DO DIA – Fernando Henrique Cardoso: desencanto da juventude frente ao futuro

"Os governantes e as lideranças do país precisam atuar entendendo o porquê desses acontecimentos nas ruas. Desqualificá-los como ação de baderneiros é grave erro. Dizer que são violentos nada resolve. Justificar a repressão é inútil: não encontra apoio no sentimento da sociedade.

As razões se encontram na carestia, na má qualidade dos serviços públicos, na corrupção, no desencanto da juventude frente ao futuro".

Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República, in O Globo, 18/6/2013

Manchetes de alguns dos principais jornais

O GLOBO
Um país que se mexe: O Brasil nas ruas
No alvo de radicais
Estrangeiros deixam Bolsa

FOLHA DE S. PAULO
Milhares vão às ruas 'contra tudo'; grupos atingem palácios
Em SP, mais de 65 mil protestam, diz Datafolha
Se tarifa do transporte fosse zero, valor do IPTU dobraria em SP

O ESTADO DE S. PAULO
Protesto se espalha pelo País e políticos viram alvo
Dilma diz que marcha é legítima
Alckmin elogia líderes de protestos

VALOR ECONÔMICO
Demanda por crédito no país cai e frustra bancos
Dnit avança em megalicitação de rodovia
Embraer lança três jatos e pode vender US$ 19 bi
Dia de protestos

BRASIL ECONÔMICO
Protecionismo confronta a indústria e os importadores
Uma rede de protestos
Renault prevê venda estável

ESTADO DE MINAS
Insurreição
Regras para mineração saem hoje

O TEMPO (MG)
O Povo na Rua - Com adesão de 20.000, protesto em BH registra 3 prisões e 3 feridos
Leite sobe 13% em três meses na capital
Revolta se espalha pelo país

CORREIO BRAZILIENSE
A nova cara do Brasil
Para Dilma, Lula e FHC, os atos são ‘democráticos e legítimos’

GAZETA DO POVO (PR)
Eles pararam o Brasil
Paraná busca de novo rever mar territorial
Supremo exige Defensoria em todo o estado
Eletros sobem no Brasil junto com o dólar

ZERO HORA (RS)
O protesto

JORNAL DO COMMERCIO (PE)
Protestos se espalham
Governo aprova acesso à Arena

O que pensa a mídia - editoriais de alguns dos principais jornais

http://www2.pps.org.br/2005/index.asp?opcao=editoriais

Um país que se mexe: O Brasil nas ruas

Convocados nas redes sociais, protestos mobilizam pelo menos 240 mil pessoas em 11 capitais.

Redução do preço das tarifas de ônibus é mais importante bandeira do movimento, que reúne principalmente jovens e é marcado pela ausência de partidos na organização; atos foram pacíficos na maior parte das cidades. Para Dilma, manifestações são legítimas.

Numa mobilização como há muito não se via no Brasil, pelo menos 240 mil pessoas, em sua maioria jovens, tomaram ontem as ruas de 11 capitais para protestar principalmente contra o aumento das passagens de ônibus. No Rio, o público foi estimado entre 80 mil e 100 mil. Em tempos de internet, os atos foram marcados pelo uso intensivo das redes sociais para convocar participantes e pela ausência de partidos políticos, sindicatos e da União Nacional dos Estudantes entre os organizadores. Desta vez, o comportamento da polícia foi diferente. Em São Paulo, o governo cumpriu a promessa de não fazer uso da tropa de choque ou atirar balas de borracha. Os protestos foram pacíficos na maioria das cidades, mas houve alguns atos de violência em Porto Alegre, Rio e Maceió, condenados pela maioria dos participantes. País afora, outros temas, como gastos com a Copa e o projeto que limita poderes de investigação do MP apareceram nas faixas. Vaiada na abertura da Copa das Confederações, a presidente Dilma disse que as manifestações pacíficas são legítimas e próprias da democracia.

Reação em cadeia

Pelo menos 240 mil pessoas foram às ruas em 11 capitais, e mais uma vez houve confrontos

Chico Otavio

Os manifestantes tomam o teto do Congresso Nacional, depois de tomar banho no espelho d"água e de tentar invadir o Parlamento. "Segundo a PM, 5 mil pessoas participaram do protesto. Os manifestantes falaram em 15 mil pessoas. Eles gritavam palavras de ordem como "Vamos invadir o Congresso! O Congresso é nosso!"

Em São Paulo, a manifestação reúne milhares de pessoas na Ponte Estaiada, no Brooklin. À noite, um grupo tentou invadir o Palácio dos Bandeirantes

Em Belo Horizonte, um manifestante se ajoelha diante de policiais nas proximidades do Estádio do Mineirão, onde houve confronto

No Rio, a escadaria do Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa, em chamas: um grupo de manifestantes lançou coquetéis molotov

Na maior mobilização contra o aumento das passagens de ônibus, cerca de 240 mil manifestantes ocuparam ontem as ruas de 11 capitais brasileiras. Em São Paulo, o protesto mobilizou cerca de 65 mil pessoas, que desta vez não enfrentaram as balas de borracha e as bombas de gás lacrimogêneo da polícia. O governo do estado cumpriu a promessa de manter a Tropa de Choque aquartelada. À noite, um grupo tentou invadir o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do estado.

Houve confrontos no Rio, onde um grupo isolado lançou coquetéis molotov no prédio da Assembleia Legislativa e feriu cinco policiais militares. A passeata reuniu cerca de 100 mil pessoas, segundo os organizadores. Em Belo Horizonte, houve confronto com a PM nas imediações do Estádio do Mineirão. Em Brasília, os manifestantes invadiram, em dois momentos, o teto do Congresso Nacional aos gritos de "a-ha, u-hu, o Congresso é nosso".

Sem a predominância de bandeiras de partidos políticos, sindicatos ou entidades estudantis, os protestos lembraram as grandes mobilizações sociais do passado, como os comícios pelas Diretas Já (1984) e o movimento dos caras-pintadas (1992). A diferença foi a força demonstrada pelas mídias sociais, decisivas não apenas para a mobilização como para o registro de cada detalhe das manifestações em tempo real, e a diversidade de palavras de ordem.

Além do clamor contra o reajuste das tarifas de ônibus, foram ouvidos gritos contra os gastos públicos com a Copa do Mundo e contra a PEC 37, projeto que busca tirar dos Ministérios Públicos o poder de investigação.

Também houve mobilizações em Porto Alegre, Curitiba, Vitória, Salvador, Maceió, Fortaleza e Belém. O número total de presentes foi estimado com base em cálculos dos organizadores, das polícias e de institutos de pesquisa. Preocupadas com a repercussão dos conflitos em São Paulo na quinta-feira passada, que terminaram com cem feridos e 237 detidos, as polícias procuraram evitar o uso de armas de baixa letalidade, mesmo quando provocadas pelos manifestantes.

A PM paulista acompanhou à distância, com um efetivo visivelmente menor do que o da manifestação anterior, o quinto protesto contra o preço das tarifas. Policiais chegaram a pedir licença para passar, sorrindo, e chegaram a se sentar no chão a pedido dos manifestantes. A marcha começou no Largo da Batata, em Pinheiros, próximo à Avenida Faria Lima, e depois seguiu pela Faria Lima e pela Marginal Pinheiros, para mais tarde passar pela Ponte Estaiada, Brooklin, em direção ao Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo de São Paulo, onde ainda estavam concentrados por volta das 22h.

- O comportamento da polícia foi muito diferente. Quando não há repressão a gente consegue fazer um ato muito mais organizado, sem violência - declarou Matheus Preis, de 19 anos, um dos líderes do Movimento Passe Livre.

Mas houve cenas de violência em quatro cidades, com uso de bombas de efeito moral, balas de borracha e cassetetes. Em Porto Alegre, a Tropa de Choque da Brigada Militar entrou em confronto com manifestantes, depois que eles colocaram fogo em latas de lixo, atiraram pedras e depredaram um ônibus e prédios públicos. Os militares usaram bombas de gás para dispersá-los. Em Alagoas, um motorista atirou no rosto de um estudante quando tentava furar o bloqueio montado pelos manifestantes na Avenida Fernandes Lima, Bairro do Farol.

A PM mineira, para impedir que a marcha se aproximasse do Mineirão, estádio onde jogaram Nigéria e Haiti pela Copa das Confederações, atirou bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha contra os manifestantes. Na fuga, um jovem de 18 anos caiu do viaduto da Avenida Presidente Antônio Carlos. Levado para o Hospital Risoleta Neves, o jovem apresentava no fim da tarde um quadro estável.

Também terminou tenso o protesto no Rio. Por volta das 20h, um pequeno grupo tentou ocupar a escadaria da Assembleia Legislativa e foi rechaçado pela polícia com gás lacrimogêneo e balas de borracha. Os conflitos aconteceram na Rua Primeiro de Março, em frente à Alerj e na travessa ao lado do Paço Imperial, prédio histórico pichado por vândalos. Alguns manifestantes atiraram coquetéis molotov em direção aos policiais e atearam fogo em um carro. Cinco policiais foram feridos no confronto. Outra marca do vandalismo foi deixada numa agência bancária próxima, cuja entrada de vidro foi destruída a golpes de barras de ferro.

Em Brasília, a polícia não conseguiu impedir que os estudantes, por volta das 19h20m,subissem no teto do Congresso, pelo lado esquerdo, sob as cúpulas. Após cerca de 30 minutos, a rampa foi liberada para que os manifestantes descessem. Muitos ainda permaneceram na cobertura. Eles estenderam uma faixa pedindo "não à violência" e gritaram:

- Vamos invadir o Congresso! O Congresso é nosso!

Dilma diz que atos são legítimos

Na entrada principal, um cordão da PM tentava conter os jovens que desciam e queriam entrar no Congresso. No Salão Negro, móveis próximos aos vidros foram retirados por precaução.

- Se houver uma invasão, as pessoas podem se machucar - disse o deputado Mendonça Filho (DEM-PE).

A presidente Dilma Rousseff, ao se pronunciar pela primeira vez sobre os protestos, disse que considerada "legítimas e próprias da democracia" as manifestações pacíficas.
- É próprio dos jovens se manifestarem - disse a presidente, por intermédio da ministra da Secretaria de Comunicação Social, Helena Chagas.

A presidente se reuniu com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que fez um relato das manifestações.

Fonte: O Globo

País em protesto - milhares vão às ruas'contra tudo'; grupos atingem palácios

Onda de protestos atinge 12 capitais, na maior mobilização depois do 'Fora Collor'. Palácio dos Bandeirantes e Congresso viram alvo. SP reúne 65 mil e terá novo ato hoje

Dilma, Alckmin, Haddad, Cabral, Sarney, Feliciano, partidos políticos, corrupção, polícia, violência, saúde, educação, cotas, inflação, imprensa, Fifa, Copa do Mundo e, é claro, transporte público.

As manifestações que ganharam corpo em São Paulo desde o último dia 6 contra o reajuste das tarifas de transporte tomaram o país ontem e se tornaram um enorme protesto contra tudo e contra todos.

Houve atos em 12 capitais, que reuniram ao menos 215 mil pessoas, segundo estimativas oficiais, na maior mobilização desde as passeatas que culminaram com o impeachment de Fernando Collor, em 1992.

Sedes de poder viraram alvo em cinco capitais. No Rio, onde houve o protesto mais violento, o prédio da Assembleia Legislativa foi invadido. Em Brasília, o teto do Congresso foi ocupado. Manifestantes tentaram entrar no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, mas foram contidos pela PM.

Em São Paulo, ao menos 65 mil participaram do ato, segundo o Datafolha. Desses, 84% não têm preferência partidária. Haverá novo protesto hoje às 17h.

O dia também teve declarações em tom conciliador de políticos em relação às manifestações, como da presidente Dilma e dos ex-presidentes FHC e Lula.

Fonte: Folha de S. Paulo

Protesto se espalha pelo País e políticos viram alvo

Uma nova onda de protestos - maior que as anteriores e com leque de reivindicações mais amplo - voltou a tomar conta das ruas de importantes cidades do País ontem. A maior manifestação, em São Paulo, reuniu 50 mil pessoas, segundo a PM. Foi a quinta na capital e a primeira sem violência. Uma das principais características das marchas foram demonstrações de insatisfação e rejeição da política institucional. Em Brasília, manifestantes tentaram invadir o Congresso, com palavras de ordem como “Fora Renan” e “Fora Feliciano”. No Rio, as ações se concentraram diante da Assembleia Legislativa. Em São Paulo, representantes de partidos foram impedidos de levantar bandeiras. “Não é comício, fora partidos”, gritaram manifestantes. Em Porto Alegre, uma das principais exigências foi a maior transparência dos negócios públicos. Em Curitiba, Belo Horizonte, Belém, Salvador e Maceió também ocorreram protestos e marchas aconteceram em cidades de médio porte como Londrina e Ponta Grossa, no Paraná.

No 5º e maior protesto, SP não tem presos e feridos

Manifestação pela redução da tarifa fechou Faria Lima, Paulista e Marginal, mas sem que houvesse registro de ocorrências

Artur Rodrigues, Bruno Paes Manso, Bruno Ribeiro, Diego Zanchetta e Ocimara Balmant

Na maior passeata desde o começo do Movimento Passe Livre (MPL) em São Paulo, pelo menos 50 mil pessoas (segundo relatório do setor de Inteligência da Polícia Militar às 18 horas) caminharam pacificamente pelas zonas oeste e sul da capital paulista. O grito de guerra pela redução da tarifa de ônibus, metrô e trem - que era originalmente a pauta central - marcou presença, mas o coro foi engrossado por outras demandas como mais educação, fim da violência policial e contra todos os paitidos políticos.

A marcha seguiu o roteiro ditado pelos organizadores. Sem restrição da Polícia Militar, a passeata teve liberdade para tomar e fechar vias importantes da cidade. Começou com uma concentração no Largo da Batata, na zona oeste, e se dividiu em três: uma parte cruzou os jardins até a Avenida Paulista; outra pegou a Ponte Eusébio Matoso e Marginal do Pinheiros; e outra pela Avenida Brigadeiro Faria Lima até o Itaim-Bibi. As duas últimas divisões tinham o mesmo destino, a Ponte Octavio Frias de Oliveira. Lá, sobre o Rio Pinheiros, penduraram uma imensa bandeira preta com uma das frases tema da manifestação: "Se a tarifa não baixar, São Paulo vai parar".

Depois de tomar a ponte, os grupos desceram pela Marginal do Pinheiros e foram em direção à Paulista, onde cerca de 2 mil pessoas já marchavam da Consolação ao Paraíso e voltavam. Um grupo até desceu para a Avenida 23 de Maio e fechou a via.

Paz. Em toda a passeata o clima foi de cessar-fogo entre a Polícia Militar e os manifestantes. Depois de quatro protestos com confrontos entre manifestantes e PM, o governo do Estado mudou de estratégia, chamou o grupo para uma reunião de manhã e descartou o uso da Tropa de Choque.

Na Avenida Brigadeiro Faria Lima, só seis PMs acompanhavam marcha de milhares de pessoas, entre eles o major Paulo Wilhelm de Carvalho. "A garantia que vai dar tudo certo é que só estamos nós aqui", disse o major. "Até porque se não der sou o primeiro a ser trucidado!", brincou.

O máximo de hostilidade com a PM era o grito mais comum de ontem à noite: "Que coincidência: sem polícia não tem violência". Quando a liderança do MPL informou, durante as negociações com a Corporação, que pretendia tomar a Ponte Octavio Frias de Oliveira, o major Wilhelm não reclamou e só comentou: "Vai dar uma boa foto".

Moradores e funcionários de empresas na Avenida Brigadeiro Faria Lima aplaudiam e gritavam palavras de apoio para a passeata. Das janelas, jogavam papel picado e estendiam panos brancos - sinal de apoio aos manifestantes já combinado pelo Twitter e pelo Facebook, com a hashtag #vemprajanela.

Sem políticos. Representantes do PSTU, PSOL, União Nacional dos Estudantes (UNE) foram vaiados e seus militantes tiveram de manter discrição. Continuaram empunhando as bandeiras, mas não gritavam palavras de ordem como nos outros protestos. "Oportunista", "não é comício" e "sem partidos" foram alguns dos gritos da maioria. "Vejo como positiva essa crítica pois questiona a corrupção e a forma dos financiamentos de campanha", disse deputado federal Ivan Valente (PSOL), presente no protesto. "O negativo é que só por meio dos partidos organizados é possível direcionar as demandas." Wilson Ribeiro, um dos líderes do PSTU presente na marcha, também lamentou o afastamento. "É uma pena, fica um movimento mais fraco." Presença maciça nos protestos anteriores, as bandeiras do PT e da Juventude do partido sumiram. A reportagem viu apenas uma, discreta, perto da Estação Faria Lima do Metrô.

Fonte: O Estado de S. Paulo

A nova cara do Brasil

Mobilizados pelas redes sociais, sem vínculo político-partidário, sem lideranças e sem reivindicações unificadas, milhares de jovens ocuparam pelo menos 12 capitais brasileiras em protestos generalizados.

Num retumbante e espantoso movimento espontâneo de massa, mais de250 mil pessoas, a grande maioria jovens estudantes universitários e secundaristas, saíram às ruas das metrópoles do país para demonstrar aos governantes (de todos os partidos) que o grau de insatisfação com a classe política transbordou. No Rio, o protesto juntou 100 mil manifestantes e terminou em depredação de prédios públicos. Até em Los Angeles, 200 brasileiros se reuniram em solidariedade aos ativistas no Brasil. A má qualidade dos transportes e a corrupção foram reivindicações presentes em todas as cidades.

"Os protestos não vão parar"

A visibilidade internacional do Brasil gerada pela Copa das Confederações despertou na população a necessidade de revelar a insatisfação com problemas recorrentes, antes restritos ao boca a boca entre os cidadãos e às redes sociais. A onda de protestos nas cidades sedes do evento é só uma demonstração do que pode ocorrer durante o mundial de futebol do próximo ano, segundo especialistas ouvidos pelo Correio. No Distrito Federal, em quatro dias, moradores protagonizaram três protestos contra os gastos com os torneios internacionais em detrimento ao investimento em saúde, em educação e em segurança.

A repercussão das manifestações em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte e em Brasília chamou a atenção dos governos e repercutiu em diversos setores da sociedade. "Nada do que ocorre é aleatório, existe organização e aspectos políticos envolvidos nesse processo. E os protestos não vão parar. No ano que vem, temos Copa do Mundo e eleições. As demonstrações de insatisfação da população serão recorrentes", ressaltou o coordenador do curso de Segurança Pública da Universidade Católica de Brasília (UCB), Nelson Gonçalves.

Para a professora do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB) Haydée Caruso, o aumento de R$ 0,20 nas passagens de ônibus em São Paulo foi o estopim para o início dos protestos. "Foi uma janela que a sociedade percebeu para colocar as inquietudes para fora. Saímos de um momento de grande apatia. Brasília também se coloca diante desse cenário", analisou. Para a socióloga, pesquisadora na área de segurança pública, violência e cidadania, existe uma série de situações expostas de forma diferente em cada Estado. "Tem a ver com a forma como os grupos de cada localidade age, alguns mais violentos, outros não. O que não pode acontecer é uma atuação policial sem moderação, além de depredação do patrimômio público", complementou.

Haydée considera ainda que as redes sociais ajudam a dar uma dimensão maior e mais rápida aos movimentos. Com base nas novas tecnologias, um planejamento do governo poderia ter sido um diferencial nas últimas manifestações. "Os políticos e os gestores deveriam estar preparados para lidar com isso. Poderiam ter feito um esquema prévio. Se isso for considerado em 2014, a organização pode ser uma arma para garantir a democracia", defendeu.

Atuação policial

O ex- secretário Nacional de Segurança Pública, José Vicente da Silva Filho, ressalta que é difícil controlar a massa, sendo que a organização pode mudar o rumo de um protesto. Episódios como o de sábado, em frente ao Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, no qual 34 pessoas ficaram feridas, demandam a organização da polícia, mas também dos ativistas. "É necessário avisar antes o percurso do movimento, manter uma relação entre manifestantes e polícia. Assim, ninguém sai prejudicado. Principalmente, a população que não participa desses eventos", afirmou.

Para ele, a falta de foco e de liderança em uma manifestação pode ter consequências graves. "Movimentos com uma liderança legitimada são organizados. Em São Paulo, tivemos 241 manifestações neste ano e nada aconteceu. É preciso ter cooperação dos dois lados." José Vicente ressalta que o espaço público precisa ser cuidadosamente preparado para esse tipo reivindicação. "Não pode ser um chamado para convocar todo mundo sem organização. Uma manifestação mal organizada e mal liderada pode gerar ações agressivas das duas partes, provocar o encontro o facções rivais e corre-corre. E correria em uma multidão pode resultar em morte", completou.

Fonte: Correio Braziliense

Insurreição

Convocados pelas redes sociais, milhares de manifestantes tomaram as ruas de Belo Horizonte, São Paulo, Rio, Brasília, Salvador e outras seis metrópoles. Os protestos, que haviam começado há duas semanas na capital paulista contra o aumento das passagens de ônibus, ganharam a adesão de outros movimentos sociais e políticos, numa onda que sacudiu quase todo o país.

Protesto e pancadaria

Manifestação começou pacífica na Praça Sete, mas terminou em confronto com a Polícia Militar, que usou balas de borracha e bombas de gás para impedir milhares de pessoas de chegar ao Mineirão

Bombas de gás lacrimogêneo e de efeito moral, tiros de balas de borracha, vandalismo e pelo menos seis pessoas feridas no confronto entre manifestantes e policiais militares, e mais de 115 quilômetros de congestionamentos pela cidade. Belo Horizonte ficou sob protesto e pancadaria ontem durante manifestação de cerca de 20 mil pessoas, segundo a PM, que se estendeu da Praça Sete à Pampulha. À noite, eles retornaram para o Centro e fecharam a praça. Entre os manifestantes estavam estudantes, professores, policiais civis e pessoas convocadas por outras entidades. Os motivos foram variados: custo do transporte coletivo, baixos salários, precariedade dos serviços públicos, corrupção e o grande volume de recursos destinados às obras da Copa do Mundo. A PM informou que apenas reagiu a agressões físicas dos manifestantes, que tentaram furar o bloqueio.

A concentração começou às 13h, na Praça Sete. Em pouco mais de meia hora, a multidão se reuniu, vigiada por um grande efetivo formado por policiais dos batalhões de Choque e de Trânsito e de outras unidades da PM. A saída foi às 13h45, quando um grupo inicial de aproximadamente 5 mil pessoas seguiu pela Avenida Afonso Pena e pelo Viaduto A, ao lado da rodoviária. Por onde passaram, eles pararam o trânsito. Ônibus e carros precisaram dar meia-volta e passar sobre o canteiro central para fugir do congestionamento. Várias ruas do Centro tiveram o trânsito desviado. Impedidos de passar, houve quem se irritou.

As 12 faixas de trânsito da Avenida Antônio Carlos foram ocupadas pela multidão formada por cerca de 100 entidades, segundo os organizadores. Desmentindo os cálculos da PM, o movimento informou ter reunido cerca de 50 mil pessoas. Apesar da impaciência com os transtornos do trânsito, grande parte das pessoas que observavam a passagem da multidão aplaudia o grupo.

O motorista Sandro Montresor, de 37 anos, não se incomodou nem mesmo com o trânsito congestionado. "Acho que os manifestantes estão certos. Eles têm que ir para a rua e protestar mesmo", disse, dentro do ônibus parado no sentido Centro da Avenida Antônio Carlos.

A orientação das lideranças do movimento era para um protesto pacífico, como informou o vice-presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Gladson Reis. "Queremos somente exercer nosso direito de nos manifestar e estamos garantidos pela Constituição brasileira, que nos autoriza a livre manifestação. Nosso protesto é legítimo e pacífico", afirmou.

PRIMEIRO BLOQUEIO Gladson negociou com a PM a passagem dos manifestantes quando eles foram parados pela primeira vez. O bloqueio ocorreu na altura do número 3.265, no Bairro Cachoeirinha, metros depois da trincheira da Avenida Bernardo Vasconcelos. A barreira de policiais e viaturas foi montada porque, de acordo com o chefe da comunicação da PM, coronel Alberto Luiz Alves, havia uma área limite nas imediações do Mineirão por onde os manifestantes não poderiam avançar. Apesar do clima tenso, a PM acabou por liberar a pista e o protesto teve continuidade. Entre 800 e mil policiais militares participaram da operação, de acordo com o coronel.

Mas o que até então sem conflitos se transformou em cenário de guerra. Na altura do número 3.265, o movimento seguiu pacífico até a altura da Rua Flor de Índio, a poucos metros da entrada da UFMG. Por volta das 17h, a PM informou que o protesto deveria ser encerrado. Líderes do movimento ainda tentavam negociar a passagem da marcha, quando um grupo avançou. A polícia reagiu. Manifestantes correram e tentaram se distanciar das explosões das bombas de gás lacrimogêneo e de efeito moral e dos tiros de balas de borracha. Eles tentavam fugir do gás, que causa tosse e enorme ardência nos olhos.

Houve gritaria e confusão. Uma nuvem de fumaça pairou sobre a avenida e o movimento recuou. Outras pessoas resistiam e tentavam avançar jogando pedras e tentando se proteger com tábuas de madeira. Uma mulher passou mal e precisou sair carregada. Em alguns pontos da via, manifestantes fizeram fogueiras com palha de palmeiras.

Fileiras de policiais avançavam aos poucos, batendo os cassetetes nos escudos, até que, em um dos momentos em que a marcha se interrompeu, um dos manifestantes caminhou ao encontro dos militares. "Vocês estão jogando bombas nos meus filhos", gritou o músico Lenis Rino, de 34 anos. Alguns policiais foram em direção a ele. Outros manifestantes se encorajaram e também se aproximaram, a maioria com os braços erguidos ou se agachando no chão, enquanto gritavam: "Sem violência! Sem violência!".

"Meus três filhos estão aqui hoje", explicou Lenis. Outro manifestante questionou os militares: "Por que não podemos passar?". Por volta das 17h45, depois de breve negociação, a polícia deixou que a multidão voltasse a avançar. "O povo unido jamais será vencido", gritaram os manifestantes. A multidão se juntou a outra, menor, que aguardava bem perto do Viaduto José Alencar.

Entre o grupo, a maioria de estudantes, o sentimento foi de repúdio à posição da polícia. Um dos líderes do movimento, o vice-presidente da Ubes afirmou que houve muita truculência. "Estamos seguindo em um movimento pacífico. A polícia é que veio para cima." A coordenadora geral da Federação Nacional dos Estudantes de Escolas Técnicas (Fenatec), Bia Martins, explicou que a confusão ocorreu porque o horário coincidiu com a saída de funcionários que ainda estavam no trabalho assistindo ao jogo e queriam passar o bloqueio. "Estávamos parados quando a tropa de choque veio para cima dos manifestantes", disse Bia.

Fonte: Estado de Minas

Protestos se espalham pelas ruas do Brasil e mobilizam 250 mil pessoas

Manifestantes ocupam o teto do Congresso Nacional, em Brasília. Atos se multiplicam e ocorrem em pelo menos 20 cidades

Uma nova onda de protestos, maior que as anteriores e com um leque de reivindicações mais amplo, tomou conta das ruas de importantes cidades em diferentes ponto do país. A “revolta da tarifa” ocorreu em pelo menos 20 municípios, reunindo milhares de pessoas. Cenas de violência foram registradas em Brasília e quatro capitais – Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba.

Na Esplanada dos Mi¬nistérios, na capital federal, houve invasão do teto do Congresso Nacional e até o fechamento desta edição eles permaneciam lá. No Rio, houve confronto entre manifestantes e a PM após ameaça de invasão da Assembleia Legislativa e depredação de prédios históricos. Na capital paranaense, um grupo de manifestantes pichou as paredes do Palácio Iguaçu, sede do governo do estado.

Alta da passagem foi estopim para as insatisfações

Queixas contra a corrupção e a Copa do Mundo passaram a integrar o coro dos manifestantes. Mobilização via internet deu força aos movimentos

20 mil pessoas marcham em cidades do Paraná

10 mil pessoas caminharam pelo Centro de Curitiba. Parte deles tentou invadir o Palácio Iguaçu. Houve prisões e pelo menos um ferido

Rio leva 100 mil pessoas às ruas

Ato transcorreu de forma pacífica por mais de duas horas, mas situação ficou tensa quando um pequeno grupo tentou invadir o prédio da Assembleia Legislativa. Houve depredações e manifestantes e policiais feridos

Multidões

Há pouco mais de 20 anos o Brasil não assistia a tantas manifestações populares como as que vêm ocorrendo:

1992 – Várias cidades do país foram palco de passeatas pedindo o impeachment do presidente Fernando Collor. Na maior delas, centenas de milhares de pessoas foram às ruas vestindo preto em reação ao pedido de Collor para que a “maioria silenciosa” saísse de verde e amarelo.

1984 – Dezenas de comícios foram organizados nas principais cidades brasileiras. O maior deles, em São Paulo, contou com 1,5 milhão de pessoas.

1968 – A “Passeata dos 100 mil”, reuniu intelectuais, artistas, padres, professores, entre outros, na zona conhecida como Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro, num protesto contra a ditadura militar e em consequên¬cia do assassinato do estudante secundarista Edson Luís de Lima Souto, durante confronto com a Polícia Militar.

1964 – O golpe militar foi precedido por grandes movimentos populares. Dias antes, A Marcha da Família com Deus pela Liberdade reuniu centenas de milhares de manifestantes em reação às reformas de base anunciadas pelo presidente João Goulart, no Rio de Janeiro.

Em geral, os protestos Brasil afora carregaram várias bandeiras, além de questionar as tarifas do transporte coletivo – de ética na política a investimentos em saúde e contra gastos da Copa. Tiveram a participação de ao menos 250 mil pessoas. Só no Rio de Janeiro foram 100 mil. Em São Paulo, a quinta manifestação reuniu 65 mil e foi a primeira sem violência. Em Curitiba, cerca de 10 mil pessoas participaram da marcha, que transcorreu pacificamente na maior parte do percurso.

Em Brasília, a invasão à laje do Congresso foi liderada por um grupo de skatistas e punks, mas foi seguida por centenas de manifestantes, na maioria jovens, com gritos como “o Congresso é nosso”. Cartazes com os dizeres “Fora Renan” e “Fora Feliciano” apareceram no ato, referindo-se ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-RN) e ao presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, o pastor evangélico Marco Feliciano (PSC-SP).

No Rio, as ações foram concentradas diante da sede da Assembleia Legislativa. Em São Paulo, representantes de partidos foram impedidos de levantar bandeiras. “Não é comício. Fora partidos”, gritaram manifestantes durante a concentração inicial, no Largo da Batata, no bairro de Pinheiros. Em Porto Alegre, uma das principais exigências levadas às ruas foi maior transparência dos negócios públicos, para se evitar a corrupção.

Solidariedade

Em diversos locais os participantes receberam demonstrações de simpatia dos moradores das ruas por onde passavam. Nas imediações do Largo da Batata, em São Paulo, um grupo de mães organizou um ponto de apoio para mulheres que levaram crianças ao ato. Um pouco mais adiante, na Avenida Brigadeiro Faria Lima pessoas saíram às janelas dos edifícios comerciais para aplaudir e jogar papel picado sobre a passeata.

Defensores do meio ambiente, feministas, organizações de direitos humanos, professores, e pais de manifestantes presos em manifestações anteriores foram alguns dos grupos que aderiram ao protesto na capital paulista. Em Belo Horizonte, motoristas improvisaram um buzinaço de solidariedade.

Marcha em Brasília acende sinal amarelo no Palácio do Planalto

Preocupada com a onda de pro¬testos que tomou conta das principais capitais, nos últimos dias, a equipe da presidente Dilma Rousseff monitora cada vez mais de perto os movi¬mentos de rua, que assumiram proporções inesperadas. Embora Dilma afirme que manifestações pacíficas são “legítimas e próprias da democracia”, a marcha que tomou conta da Esplanada dos Ministérios e da Praça dos Três Poderes acendeu o sinal amarelo no Palácio do Planalto.

Em conversas reservadas, auxiliares de Dilma avaliam que há um sentimento difuso de contestação a “tudo que está aí”, e não só aos R$ 0,20 de aumento na tarifa de transporte – mote para os primeiros dias de fúria em São Paulo e no Rio. O receio, agora, é que a insatisfação fuja do controle e contamine a avaliação dos governos petistas, de Dilma ao prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, prestes a completar seis meses no cargo.

Informações que chegaram ao Palácio do Planalto indicam que as manifestações não têm uma liderança unificada, embora fossem puxadas, inicialmente, pelo Movimento Passe Livre. A Polícia Federal detectou nos protestos integrantes do PSTU, do PSOL, punks, anarquistas e apartidários. O problema, porém, é que o Planalto não sabe de onde vêm exatamente os protestos e há, cada vez mais, um acirramento dos ânimos. “É próprio da juventude”, disse Dilma, nesta segunda, amenizando o desconforto com a situação.Num momento de escalada da inflação, aumento dos juros, preços mais altos no supermercado e ameaça de desemprego no horizonte, a presidente tenta “vender” otimismo em suas aparições públicas.

Fonte: Gazeta do Povo (PR)

O protesto

Milhares de pessoas saíram às ruas em 10 capitais brasileiras, como Porto Alegre, para manifestação pacífica.

Manifestações em 11 capitais do país

Uma onda de protestos tomou conta das principais capitais brasileiras ontem e colocou em xeque variadas formas de poder – do Legislativo ao Executivo, da Polícia ao Judiciário. Foi a maior manifestação coletiva desde o Fora Collor

Opaís não via passeatas simultâneas em tantas cidades desde que os caras-pintadas saíram às ruas para impulsionar a deposição de Collor, em 1992. Muitos dos eventos terminaram em pancadaria e vandalismo, inclusive em Porto Alegre – berço da primeira onda de descontentamento, contra aumentos nas tarifas de ônibus.

Na Capital, o que começou como um dos maiores protestos pacíficos da história do Estado acabou dando origem, pela ação de grupos radicais, a um dos confrontos mais violentos das últimas décadas, com batalha entre parte dos manifestantes e PMs, explosões de bombas caseiras e de efeito moral, incêndio de mais de 50 contêineres de lixo e de um ônibus, depredações generalizadas e prisões.

Militantes veteranos e jovens que debutavam nas caminhadas se uniram para gritar contra o preço das passagem de ônibus, contra gastos abusivos com a Copa do Mundo que se avizinha, contra a corrupção, contra o fundamentalismo religioso, contra a proibição do aborto, contra a discriminação aos gays, contra a violência policial... Contra. Foram horas de passeatas que paralisaram a área central de cidades como São Paulo, Rio, Brasília, Goiânia, Salvador, Belo Horizonte, Natal, Belém, Florianópolis, Curitiba. Sem esquecer, claro, a capital gaúcha. Bandeiras não faltaram.

Do Brasil, de partidos, da União Nacional dos Estudantes (UNE) e do arco-íris, símbolo da diversidade sexual. Preocupados em não partidarizar o movimento, alguns organizadores gritavam "Sem partido, sem partido", informa o jornalista Rodrigo Lopes, que cobriu os protestos para Zero Hora, em São Paulo. Um apelo infrutífero. Proliferavam estandartes do PSOL e PSTU.

O maior ato aconteceu na capital paulista. Organizada pelo Movimento Passe Livre (MPL), a caminhada começou por volta das 17h, no Largo da Batata, em Pinheiros. Segundo a Polícia Militar, o ato reuniu mais de 60 mil pessoas – a maior passeata desde o início da onda de protestos pela redução da tarifa de ônibus, no dia 6. Foi tão organizada que os manifestantes partilharam instruções de segurança no caso de prisões por parte da PM ou da Polícia Civil.

O informe relacionava telefones para pedir ajuda no caso de detenção, recomendava não assinar nada sem a presença de um advogado, filmar o ato, gravar o nome dos policiais, ficar em silêncio na falta de um advogado e não discutir com os PMs.

Tropa de choque e auxílio jurídico

O movimento paulista disponibilizava ainda celulares de advogados voluntários. A noite avançou e, talvez pelo diálogo mantido entre ativistas e governo, não se registraram confrontos em São Paulo. Já Brasília viveu horas de convulsão. Após se concentrarem numa praça, manifestantes invadiram o pátio do Congresso Nacional, burlando o cordão de isolamento feito pela Polícia Militar (PM). Com cartazes, faixas e bandeiras do país, eles subiram no teto da Câmara Federal e movimentaram a Esplanada dos Ministérios. Belo Horizonte também teve seu dia de confusão. Eram 17h quando irrompeu um confronto entre a tropa de choque da PM e os ativistas mineiros que trancavam vias em oposição aos gastos com as obras para a Copa das Confederações. Os manifestantes, que se agrupavam na Avenida Antônio Carlos, perto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), revidaram o disparo de bombas de gás dos soldados com pedras e colocando fogo em alguns objetos na avenida.

No Rio, o ato tomou quase toda a Avenida Rio Branco, no trecho da Candelária à Cinelândia. Um grupo de 60 advogados se pôs à disposição para agir em caso de prisões arbitrárias. Vinte estudantes de medicina vestindo jalecos se prontificaram a dar atendimento a eventuais feridos. Integrantes da passeata e PMs se engalfinharam na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), que foi alvo de pichações e invadida. No Nordeste, Salvador registrou uma das maiores manifestações políticas da sua história, embora nada que se compare ao volume de gente que costuma desfilar no Carnaval. O protesto era contra o aumento das tarifas do transporte público...em São Paulo. E reuniu cerca de 5 mil pessoas no centro financeiro da capital baiana, de acordo com a Polícia Militar (PM). O grupo seguiu pela Avenida Tancredo Neves, que reúne a maior concentração de escritórios da Bahia, e seguiu para a Estação de Transbordo, onde planejavam embarcar gratuitamente em ônibus.

E Porto Alegre? Pioneira na onda de descontentamento que varre o país, a capital gaúcha também viveu uma noite de violência. A manifestação, que começou na prefeitura, foco principal dos protestos desde março, avançou bloqueando as avenidas centrais e terminou com quebra-quebra de empresas na Avenida Ipiranga, uma das principais da cidade. Foram contidos e dispersados pela Brigada Militar com uso de gás e bombas de efeito moral. Um cenário que se repetiu em outras capitais.

Fonte: Zero Hora (RS)

Protestos se espalham

Movimento iniciado em São Paulo, contra o aumento das passagens, tomou corpo e chegou avárias cidades do País, com diferentes bandeiras. Para a presidente Dilma, "manifestações pacíficas são legítimas e próprias da democracia".

Nas ruas. Estudantes pernambucanos fizeram assembleia para discutir manifestação prevista para quinta e saíram em passeata. No Distrito Federal, grupo ocupou área externa do Congresso. Na capital paulista, ato reuniu 65 mil pessoas e houve tentativa de invasão do Palácio dos Bandeirantes. No Rio, fogo e violência. Em Minas, confronto com PM.

De norte a sul, um País nas ruas

DIA HISTÓRICO - Milhares de pessoas protestaram ontem em várias capitais brasileiras

BRASÍLIA - Uma nova onda de protestos, maior que as anteriores e com um leque de reivindicações mais amplo, voltou ontem a tomar conta das ruas de importantes cidades em diferentes ponto do País. Em São Paulo, numa das maiores manifestações de ontem, 65 mil pessoas foram às ruas, segundo estimativas do Datafolha. O protesto começou de forma pacífica, mas à noite a Casa Militar do Estado precisou fechar o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo, depois que manifestantes estouraram o portão e tentaram invadir o local. A polícia tentou conter os manifestantes, com bombas de gás lacrimogêneo. Até as 23h40, o clima continuava tenso no local.Em Brasília, os manifestantes conseguiram furar o bloqueio policial e invadiram a área externa do Congresso. Cartazes com os dizeres "Fora Renan" e "Fora Feliciano" apareceram no ato, referindo-se ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-RN) e ao presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, o pastor evangélico Marco Feliciano (PSC-SP). A polícia não conseguiu impedir que os estudantes, por volta das 19h20, subissem no teto do Congresso, sob as cúpulas.

Após cerca de 30 minutos, a rampa foi liberada para que os manifestantes descessem. Muitos ainda permaneceram na cobertura. Eles estenderam uma faixa pedindo "Não à violência" e gritaram: "Vamos invadir o Congresso! O Congresso é nosso"! Na entrada principal, um cordão da PM tentava conter os jovens que desciam e queriam entrar no Congresso. No Salão Negro, móveis próximos aos vidros foram retirados por precaução. "Se houver uma invasão, as pessoas podem se machucar", disse o deputado Mendonça Filho (DEM-PE).

No Rio, milhares de pessoas tomaram, a partir do fim da tarde de ontem, as principais vias do Centro do Rio para protestar contra o aumento das passagens de ônibus, indo em passeata até a Cinelândia. Foi o quinto ato desse tipo na cidade nos últimos dias. Os manifestantes, que começaram a se concentrar na Candelária, transformaram a Avenida Rio Branco num tapete humano. Havia gente de todas as idades, a maioria vestida de branco para marcar o tom pacífico da manifestação. No final, porém, um incidente foi provocado por um grupo que jogou pedras no prédio da Assembleia Legislativa do Rio, quebrando janelas e lustres, e ateou fogo num carro. Manifestantes atiraram coquetéis-molotov em direção aos policiais e incendiaram um carro. Cinco policiais foram feridos no confronto.

De acordo com a polícia, o ato reuniu cerca de 30 mil pessoas, enquanto os manifestantes falavam em 100 mil. Já especialistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) estimaram 80 mil pessoas. A passeata foi acompanhada por cerca de 150 policiais. A Polícia Militar informou que tinha orientação de apenas acompanhar o protesto.

Em São Paulo, a quinta manifestação contra o aumento da tarifa não registrou a violência das anteriores. O protesto se dividiu e fechou vias importantes da cidade. Às 20h, a Ponte Octavio Frias de Oliveira, na Marginal Pinheiros, e a Avenida Paulista, na região central, estavam bloqueadas. Durante a passagem pela ponte, a maioria dos manifestantes começou a pular, o que fez a estrutura tremer. No caminho, os manifestantes chamaram a população para participar do protesto e soltaram diversos gritos de ordem contra o aumento das passagens.

Um pouco antes da manifestação, o governador Geraldo Alckmin havia confirmado que a PM dessa vez não usaria balas de borracha e classificou como parte da democracia as manifestações públicas. Bombas de gás lacrimogêneo, comuns nas manifestações anteriores, só seriam usadas em casos extremos, segundo o titular da Secretaria de Segurança Pública, Fernando Grella.

À noite, a Casa Militar determinou o fechamento do Palácio dos Bandeirantes e proibiu os funcionários de deixar o local. Um protocolo de segurança do palácio. A medida foi tomada depois de que manifestantes se concentraram na marginal Pinheiros em direção à sede do governo.

Às 23h30, um oficial da Polícia Militar estava em contato direto com um dos líderes das manifestações. Como a região do palácio é considerada zona de segurança, as tropas de elite da PM poderiam ser chamadas para proteger o local. Os cerca de 65 mil manifestantes, que se concentraram no largo do Batata, na Zona Oeste, se dividiram e fecharam vias como a Faria Lima, Avenida Eusébio Matoso, a Avenida Paulista, a 23 de Maio, a Rebouças, a Ponte Estaiada e a Marginal Pinheiros, antes de se dirigirem para o palácio.

Em Maceió, um adolescente de 16 anos foi atingido no rosto, por um tiro, enquanto participava do protesto contra o aumento da tarifa do transporte coletivo em Maceió. De acordo com o major Rodrigo Amorim, da Polícia Militar de Alagoas, o disparo foi feito por um motorista que tentou furar o bloqueio dos manifestantes. Ele estava em um veículo Celta. Quis passar pelo meio do protesto e não gostou quando começaram a bater no carro. Então, o homem desceu e disparou, informou o major. O adolescente foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e encaminhado, com quadro estável, ao Hospital Geral do Estado.

Em Porto Alegre, uma das principais exigências levadas às ruas foi maior transparência dos negócios públicos, para se evitar a corrupção. Curitiba, Belo Horizonte, Belém, Salvador e Maceió também registraram manifestações. O principal ponto de ligação entre os manifestantes continuou sendo o protesto contra a elevação da tarifa dos transportes urbanos. A reportagem verificou, porém, que aumentou o número de grupos de insatisfeitos que aderiram às manifestações, com novas demandas. A rejeição da violência policial foi uma das principais tônicas. Os gastos do governo federal para promover a Copa do Mundo também estiveram entre os alvos.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

O movimento da hora presente - Luiz Werneck Vianna

Eppur si muove mas ao contrário do movimento da Terra, que não sentimos, na frase famosa de Joaquim Nabuco, este movimento que aí está não dá para não perceber. Em cima, em baixo, nas grandes capitais, nas periferias, no coração do Brasil, lá em Belo Monte, entre os índios, os sem-teto, os sem-terra, nas corporações profissionais e entre os estudantes, de dentro dessa crosta encardida que, há anos, a tudo abafava há sinais de vida nova.

Os interesses e as ideias de cada qual são díspares, desencontrados uns dos outros, como seria de esperar numa sociedade que não mais reflete sobre si, que destituiu a política da sua dignidade e converteu os partidos políticos em instrumentos sem vida, máquinas eleitorais especializadas na reprodução política dos seus quadros.

Os acontecimentos recentes em São Paulo, no Rio de Janeiro e em outras grandes cidades - especialmente no caso paulista - somente na aparência podem ser tomados como um raio em dia de céu azul. Igualmente enganoso seria compreendê-los como um mero, embora significativo, episódio de políticas públicas de transporte urbano.

As reportagens dos meios de comunicação, em particular as da imprensa escrita, têm trazido à luz a identidade social de algumas lideranças desse movimento de ocupação popular das ruas, não poucas cursando universidades de elite, para as quais o aumento irrisório nas tarifas dos transportes não teria como explicar a reação, à primeira vista desproporcional, aos poucos centavos acrescidos a seu preço.

A memória política talvez ajude a pensar o caso em tela: no segundo ano do governo de Juscelino Kubitschek, em 1956, um movimento de estudantes durante vários dias tomou as ruas na chamada greve dos bondes, no Rio de Janeiro, então capital federal, e seu alcance foi de tal natureza que se temeu a iminência de uma crise institucional. A crise foi contornada politicamente, com o próprio presidente Kubitschek intercedendo junto ao presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), a quem recebeu em seu gabinete presidencial.

Nesse registro, o que vale notar é que aquela movimentação estudantil transcendia a sua motivação declarada, o aumento do preço das passagens, encobrindo um malaise -sintoma que não escapou das sensíveis antenas políticas do presidente - que se arrastava desde o suicídio do presidente Getúlio Vargas e a subsequente turbulenta sucessão presidencial, em meio a golpes e contragolpes de Estado.

Não há exagero em sustentar que a feliz solução daquela crise - exemplar em termos de sua orientação democrática - vai estar na raiz da afirmação dos movimentos sociais nos anos subsequentes, os chamados "anos dourados", que viram nascer formas expressivas do moderno na cultura brasileira, como no Teatro de Arena, no Cinema Novo e na Bossa Nova, manifestações para as quais a UNE e o seu Centro Popular de Cultura desempenharam um não pequeno papel.

Foi assim que, de modo imprevisto e paradoxal, a modernização das estruturas econômicas do Brasil, desencadeada por clecisões discricionárias do Poder Executivo - os "cinqüenta anos em cinco" -, pôde se tomar compatível, numa sociedade dominada pelo tradicionalismo, com a emergência do moderno com as postulações que lhes são intrínsecas de autonomia da vida social.

O paralelo com a situação atual não é arbitrário: hoje, tal como nos anos 1950* vive-se um tempo de acelerada modernização promovida por indução da ação estatal, que vem revolvendo as suas estruturas sociais e ocupacionais e provocando o realinhamento, em curto espaço de tempo, da posição de classes e de estratos sociais.

Entre tantos processos dessa natureza, deve ser notada a nova configuração das chamadas classes médias, na esteira do processo de desenvolvimento capitalista do Brasil e da mobilidade social que a acompanha, inteiramente distintas, em termos de mentalidade e de inscrição no mercado, das que as antecederam.

Como inevitável, tais transformações vêm repercutindo no sentido de enriquecer as agendas de demandas sociais, como se verifica com o tema da mobilidade urbana que somente agora chega à ribalta. Contudo, esse ângulo tópico é apenas a ponta mais sensível das atuais manifestações -muitas delas mal escondendo a carga de fúria de que são portadoras - que irrompem por toda parte em diferentes cenários, não apenas urbanos.

Porém, sem dúvida, estamos longe das Praças Tahir, do Egito, e Taksim, da Turquia. Os movimentos sociais que emergem diante de nós não estão confrontados com um regime autoritário - vive-se na plenitude das liberdades civis e públicas.

Há, no entanto, um componente novo nessa movimentação social a requerer precisa identificação, a que o repertório de interpretação corrente nos últimos anos não concede acesso. A chave somente se fará disponível quando se compreender que se está diante de uma insurgência democrática em favor do reconhecimento de novas identidades sociais e de direitos de participação na vida pública, especialmente das novas gerações.

A hora da política está chegando e, com ela, a da remoção das instituições e práticas nefastas que a têm degradado, tal como nesta forma bastarda de presidencialismo de coalizão sob a qual se vive, engessando a moderna sociedade brasileira no passado e no anacronismo destes novos coronéis da vida republicana.

Há riscos na hora presente, e um dos maiores deles é o de não agir no sentido de evitar que a juventude se distancie dos valores da democracia, o que pode vir a ocorrer por intervenções desastradas dos atuais governantes. O desfecho de 2013 não pode repetir o de 1968.

Luiz Werneck Vianna, sociólogo, professor-pesquisador da PUC-Rio

Fonte: O Estado de S. Paulo

O centro do debate - Marco Antonio Villa

As manifestações ocorridas em São Paulo nas últimas duas semanas permitem algumas reflexões. Que o transporte coletivo é ruim e caro, para os padrões do serviço oferecido, ninguém discorda. Mas não é esta a questão que está no centro do debate. O que se discute é como combinar a defesa do estado democrático de direito, a liberdade de manifestação e o direito de ir e vir. O que está ocorrendo em São Paulo não tem qualquer relação com as manifestações de Brasília ou do Rio de Janeiro. Nestas cidades, o centro das reivindicações são os gastos abusivos da Copa do Mundo e o abandono daquilo que afeta o cotidiano da população: saúde, educação, etc. É como em 1968: enquanto no Rio a passeata dos cem mil defendia a democracia, em São Paulo, no mesmo dia, teve o atentado terrorista contra o II Exército.

Na busca de paralelos onde eles não existem, já foi possível ler e ouvir relações entre as manifestações de São Paulo com o que aconteceu nos países árabes, na Turquia, ou até com 1968. Os mais exaltados apontaram que nada mais é que o mal-estar da civilização com a globalização e que o capitalismo vive uma crise terminal (como profetizado desde o século XIX...). Os jovens seriam emissários desta nova ordem pós (sempre tem de ter um "pós") globalização, uma continuidade do falecido movimento Ocuppy Wall Street. Lembram-se que, em 2011, diziam que o movimento iria se espalhar pelo mundo inteiro? O que aconteceu semanas depois? Nada. A tentativa de relacionar com momentos da nossa História onde inexistiam - como agora - um regime de amplas liberdades é patética. Neste ritmo, logo veremos algum estudante de 68 gritando - 45 anos depois, já idoso - pelas ruas de São Paulo: "a luta continua." Qual luta?

A organização efetiva dos atos não é de um movimento autônomo, apartidário, de jovens insatisfeitos com a política e desejosos de encontrar alguma forma de participação. Nada disso. Quem efetivamente dá as ordens são pequenos grupos ultraesquerdistas. E o fazem para dar alguma satisfação aos seus exíguos militantes. Estão há anos discutindo e escrevendo sobre a crise do capitalismo. Falam e não encontram adesão na sociedade. Continuaram só falando. E foram perdendo o ralo apoio que tinham. Sem crise econômica e um desemprego monstruoso, como em vários países europeus, restou a estes grupos encontrar algum móvel de luta, para que não desaparecessem. O aumento das passagens de ônibus - abaixo da inflação, registre-se - caiu do céu. Foi o meio que as lideranças obtiveram para ter a legitimação das bases cansadas de ouvir discursos revolucionários sem uma efetiva ação.

O ataque aos bens públicos e privados, a tentativa de linchamento de um policial militar na Praça da Sé, atos que não têm qualquer relação com o aumento das passagens, são vistos como ação revolucionária, de resistência ao capitalismo e ao seu poder opressor, a polícia. O vandalismo é o alimento destes grupelhos que agem de forma violenta, desprezando os valores democráticos e os direitos constitucionais. Sonham com um Brasil nos moldes de Cuba, Coreia do Norte. Não entendem que a liberdade de manifestação não se sobrepõe ao direito de ir e vir. E este é o desafio da democracia: garantir ambos os direitos. E agir com energia - dentro dos limites legais - quando qualquer um deles estiver sendo violado.

Nestes momentos de tensão - inerentes ao regime democrático - é que são testadas as autoridades. O governador de São Paulo não se omitiu. Presumo que saiba que tem um custo político a defesa da lei e da ordem democráticas em um país que valoriza e estimula tudo o que é ilegal. Temos uma propensão à marginalidade. No caso das manifestações há os que justificam o vandalismo como uma forma de protesto, de insatisfação, de jovens que são incompreendidos pelo que chamam de sistema. E a ação do estado democrático de direito é demonizada. Como é possível conter a destruição de ônibus, lojas, bancas de jornais, bares, liberar ruas e avenidas, sem o uso da força? E os abusos cometidos pela ação policial deverão ser investigados e devidamente punidos.

É evidente a tentativa do governo federal de obter algum dividendo político das manifestações. As declarações dos ministros José Eduardo Cardozo e Ideli Salvatti visam a desgastar politicamente o governador Geraldo Alckmin. Os mandriões atacaram quem simplesmente fez cumprir a Constituição. A pergunta é: quem vai ganhar, politicamente falando? Ou será que todos - os partidos constituídos - vão perder?

Não faltam praças para mostrar indignação contra tudo e todos. Por que não aproveitam e pedem a prisão dos mensaleiros, a começar pela do sentenciado José Dirceu? Mas não é esse o objetivo dos manifestantes em São Paulo, volto a dizer, diferentemente do Rio ou de Brasília. Grande parte dos manifestantes - especialmente a liderança que se pronuncia pela imprensa - é da classe média. Da classe média mesmo, não daquela inventada pelo petismo, a tal "classe C." Nas imagens não encontrei trabalhadores, pobres, negros. Não vi também, protegendo os próprios municipais, a Guarda Civil Metropolitana. Foram omissos, como o prefeito Fernando Haddad - e o aumento das passagens de ônibus é da esfera da prefeitura. E a Câmara de Vereadores? Mutismo total. Os 55 vereadores servem para quê? Pode ser que a luz contra o marasmo venha do Rio ou de Brasília.

Marco Antonio Villa é historiador

Fonte: O Globo

O outono da insatisfação - Tereza Cruvinel

Os protestos se ampliaram e se espalharam ontem pelo país, dissipando dúvidas sobre a natureza essencialmente política: sem líderes e sem partidos na vanguarda, eles denunciam uma grande e generalizada insatisfação, com a política, com a vida urbana, com os serviços públicos. A tomada das cúpulas do Congresso foi um emblema ineludível desta natureza política. Os R$ 0,20 de aumento na tarifa de transportes em São Paulo foram o palito de fósforo no gramado.

Aqui em Brasília, todos sabemos: na seca, um palito pode levar a grandes incêndios. A voz das ruas voltou, e não é rouca. Tem a estridência e a impetuosidade da juventude. Massas nas ruas criam situações delicadas, geram tensões elevadas, como ontem, exigindo dos governantes a experiência do já vivido, a serenidade do aprendido, para além de ação policial. Tudo pode acontecer, principalmente se a energia policial for desmedida. A ruptura do dique das insatisfações, neste fim de outuno, deve servir à continuidade dos avanços que o Brasil vem conquistando, não a qualquer involução. Esse devia ser o propósito de todos, manifestantes e governantes.

A voz estridente dos jovens e os cartazes satíricos exibidos nos protestos mandam muitas mensagens, e um destinatário especial é o PT, que, desde sua criação, em 1980, soube identificar, liderar e canalizar as águas da insatisfação. Assim chegou ao poder, 22 anos depois. Tendo estado sempre na vanguarda, agora o partido se defronta com um movimento social em que não tem protagonismo (embora haja também petistas nos protestos), que não tem líderes, que não conhece bem, e com o qual não sabe ainda como lidar. Há muita coisa junta e misturada, como já dito aqui, nesses movimento: os que querem exercer pacificamente a cidadania, os revoltados que não sabem sequer expressar sua causa, os punks, os anarquistas de ocasião e também grupelhos de direita e de ultraesquerda, certamente, apostando no desgaste dos que estão no poder. Mas o recado ao PT é claro, embora inominado. Um cartaz exibido na Candelária, no Rio, sintomaticamente dizia: "O amor acabou". Amor por quem, o cartaz não explicitou, mas a mensagem serve ao PT: os jovens, expressando talvez (ou não) outras camadas sociais, querem mais, querem outras mudanças, e querem que elas venham mais rapidamente.

Tudo o que aconteceu nas últimas semanas fala de insatisfações: os conflitos entre índios e fazendeiros, os problemas na coalizão parlamentar, as vaias a Dilma na abertura da Copa das Confederações e esses protestos singulares. Em comum com os protestos de minha juventude, contra a ditadura, apenas o cheiro das bombas e a ardência do gás.

Outros partidos são alvos dos protestos, como o PSDB do governadores Geraldo Alckmin, de São Paulo, e Antonio Anastasia, de Minas Gerais, onde também houve manifestações ontem. Mas quem está no topo da pirâmide é mais visado, e tem mais a perder. Acertadamente, a presidente Dilma mandou dizer ontem que "as manifestações pacíficas são legítimas e próprias da democracia". Sua história não lhe permite outra postura. Seu nome apareceu repetidas vezes nas palavras de ordem dos manifestantes que ocuparam as cúpulas do Congresso. Lá dentro, o mais vivido dos parlamentares, o senador e ex-presidente José Sarney, tudo acompanhava com extrema preocupação. Dizia um cartaz que a presidente, acostumada a tomar borrachada, devia descer e "dar uma força à moçada". Desrespeito para com quem foi tão brutalmente torturado, mas cabe a ela ser generosa. Dilma é o alvo mais claro, seja ou não objetivo do movimento feri-la politicamente.

No PT, que ainda não afinou o discurso sobre o movimento, é um quadro da velha guarda, o deputado José Genoino, que recomenda a fidelidade às origens: "Devemos compreender e dialogar com todo movimento social. Por mais heterogêneo que seja, ainda que contenha elementos com propósitos escusos, o protesto é sempre a denúncia de uma insatisfação. O Brasil está insatisfeito, precisamos responder. O PT nunca se fechou aos movimentos sociais. Não se fechará agora".

Mas, além de dialogar, o governo petista terá que responder com soluções, sobretudo urbanas. Afinal, como diz Genoino, com seus governos, o partido destampou a panela de pressão. Atendeu às demandas reprimidas dos mais pobres. Criou uma classe média que agora lhe apresenta novas reivindicações, fazendo apitar.

Casamento e divórcio

Para a viagem que fará ao Japão, a partir do dia 28, a presidente Dilma convidou para acompanhá-la o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, do PSD. O pretexto é a busca de acordo com os japoneses para a importação de carne suína brasileira. A deferência é mais um indicador de que está praticamente fechada a aliança local que unirá PMDB, PT e PSD para garantir um bom palanque a Dilma no estado sulino. A aliança começou a ser costurada na viagem à Rússia, no início do ano, para a qual Dilma convidou o senador Luiz Henrique (PMDB-SC), que, desde então, passou a trabalhar no apoio. Em consequência, o PSD rachará no estado, produzindo a insólita filiação do ex-senador liberal Jorge Bornhausen e seu grupo ao PSB de Eduardo Campos.

Poesia na planície

Homenageado com jantar pelos advogados e professores Any Ávila e Ulysses Riedel, o ex-ministro Ayres Britto avisou que só falaria de literatura. Nas próximas semanas lançará seu novo livro de poesias, DNAlma.

Fonte: Correio Braziliense

Legado vira problema - Denise Rothenburg

Um dos motivos subliminares do mau-humor de parte dos brasileiros, e nesse momento da Copa das Confederações, está diretamente ligado à diferença entre o que foi prometido e o que está chegando aos bairros das grandes cidades. Alguns governadores, inclusive, já detectaram esse sentimento de frustração e reduziram o volume de propaganda sobre o evento nas ruas e nos discursos.

Para entender isso, entretanto, é preciso recuar um pouquinho no tempo. Em 30 de outubro de 2007, uma terça-feira, quando saiu em Zurique, na Suíça, a notícia de que o Brasil sediaria os jogos de 2014 foi aquela festa. Ocorre que, agora, na hora do show, o povo ficou na periferia, fora da festa. As melhorias prometidas não chegaram e até os jogadores do Brasil ficam distantes do povo.

Foram vários discursos de promessas desde aquele outubro de 2007. Em Zurique, Lula garantiu que a direção da Fifa veria coisas maravilhosas no Brasil. Falou ainda do "comportamento extraordinário do povo brasileiro", prometendo uma Copa que marcaria a história das copas da Fifa. Alguns anos depois e lá estava a expressão "legado" estampada em todas as falas presidenciais, seja de Lula, seja de Dilma.

Em julho de 2010, seu último ano de mandato, o ex-presidente discursou em Johannesburgo, na África do Sul, fazendo referência aos indicadores econômicos do Brasil. Acenava com uma "economia brasileira mais relevante no cenário mundial", que se refletiria numa Copa gigante e impecável. Agora, três anos depois daquele memorável discurso de Lula, o brasileiro percebe aumento dos preços nos supermercados — embora a inflação, segundo o governo, já esteja recuando. O transporte público continua o mesmo do passado e, para completar, mais caro. A visão que o sujeito tem da sua vizinhança também não se alterou muito, salvo no caso daqueles que moram perto dos estádios e são obrigados a conviver com o canteiro de obras ao lado.

Tudo isso, avaliam algumas autoridades que tiveram essa percepção bem cedo, dá a grandes parcelas da população a sensação de terem ficado fora da festa. Ou seja, quem tem convite VIP ou recursos — e uma internet rápida para comprar ingressos — conseguiu ir aos estádios. Quem não tem ficou de fora. Assim, a Copa do Mundo no Brasil, idealizada no governo Lula para ser um dos orgulhos da população e exemplo de inclusão do país no cenário internacional, acabou excluindo o povo que Lula, há dois anos e meio, cantava deixar nas mãos da presidente Dilma Rousseff. Ou seja, o que foi idealizado para enaltecer o governo da petista, parece, à primeira vista, se virar contra sua própria administração.

Não se sabe se isso se repetirá na Copa de 2014, mas, entre os políticos, há a clara sensação de que uma parcela do público se sente excluída porque percebe que a realização do Mundial, até o momento, não melhorou a sua vida. Obviamente, o governo ainda tem tempo de tentar reduzir esse sentimento uma vez que há diversas obras em curso. Pode, também, negociar pontualmente e reduzir o volume das manifestações. O risco, entretanto, é que parece ter se chegado a um ponto em que não se sabe direito o que negociar ou com quem, uma vez que o governo enfrenta, inclusive, dificuldade em localizar os organizadores desses movimentos.

Por falar em organizadores...

A situação mudou. No passado, quando o PT liderava as manifestações ao lado de centrais sindicais, como a CUT, da União Nacional dos Estudantes e de outras organizações não governamentais, a cúpula dessas instituições era chamada a negociar, e havia um motivo maior para os movimentos. Agora, há a questão das tarifas e o Movimento Passe Livre, que não parece ter ligações com os petistas como a cúpula dos sindicatos tinha com Lula.

Por falar em Lula...

Não se ouviu, até agora, a menor manifestação do ex-presidente sobre os eventos. Ficou longe da abertura da Copa das Confederações. Para alguns, é sinal de que se preserva para o futuro. O que ainda não se sabe é se esse futuro está bem próximo.

Fonte: Correio Braziliense

Os políticos em xeque - Merval Pereira

A tomada simbólica da cúpula do Congresso Nacional pelos manifestantes de Brasília e os ataques à Assembleia Legislativa no Rio, apesar de inaceitáveis como parte de manifestações democráticas que não deveriam dar lugar a depredações e vandalismo, sintetizam o espírito dos protestos espalhados por várias capitais do país.

O sociólogo Manuel Castells, um dos maiores especialistas em novas mídias, esteve no país recentemente e deu declarações sobre os movimentos mobilizados pelos novos meios sociais, chamando a atenção para o fato de que todos os dados mostram o desprestígio total dos políticos, partidos e parlamentos pelo mundo.

A descrença na democracia representativa levaria a que, se os cidadãos pudessem, mandariam todos embora, mas o sistema bloqueou as saídas, comentou Castells em entrevista ao jornal "Folha de S. Paulo". Sua admiração pelos novos meios de comunicação, no entanto, não o leva a superdimensionar o poder desses instrumentos de mobilização.

Ele adverte que "não basta um manifesto no Facebook para mobilizar milhares de pessoas". A mobilização dependeria do nível de descontentamento popular e da capacidade de mobilização de imagens e palavras, explicou. "A internet é uma condição necessária, mas não suficiente para que existam movimentos sociais".

Também o professor Clay Shirky, autor do livro "The political power of social media" ("O poder político dos meios sociais"), conclui na mesma linha, dizendo que "as redes por si só não têm poder político, sendo necessário que a sociedade esteja madura para que seus efeitos aconteçam". Castells diz que agora o cidadão tem "os meios tecnológicos para existir independentemente das instituições políticas e do sistema de comunicação de massa".

Essa ação através das mídias sociais tenta preencher o que Castells define de "vazio de representação", criado pela vulgarização da atividade político-partidária, que caiu no descrédito da nova geração de usuários da internet.

Manuel Castells acha que um político ligado aos partidos convencionais dificilmente conseguiria superar essa rejeição, mas acredita que a ex-senadora Marina Silva tem condições de assumir esse papel. Sem se referir ao projeto de lei que está em tramitação no Senado que dificulta a criação de novos partidos, Castells previu que Marina "terá de enfrentar todo o sistema, porque um ponto sob o qual todos os partidos estão de acordo é manter o monopólio conjunto do poder".

No seu livro "Comunicação e poder", Castells, já analisado aqui na coluna, chega à conclusão de que as redes de comunicação social mudam a lógica do poder na sociedade atual, e já não se pode fazer política se não se levam em conta a crescente autonomia e o dinamismo da sociedade, utilizando a desintermediação dos meios de comunicação.

Os jovens da nova classe média, que deflagraram esses movimentos por todo o país, fazem parte de um conjunto de novos atores da política nacional que os políticos procuram entender e cooptar. A oposição, porque, como já advertira o ex-presidente Fernando Henrique, o "povão" estaria já cooptado pelos programas sociais do governo petista.

O governo, porque a presidente Dilma havia avançado muito sobre esse novo público, agregando novos eleitores aos tradicionais seguidores do PT, ampliando sua vantagem sobre a oposição. Pela motivação dos protestos pelo país, com críticas à corrupção dos políticos, até a realização da Copa do Mundo, pela falta de orçamento para setores que consideram mais importantes, como Saúde, Educação e transportes públicos, o governo federal está no centro dos protestos.

Por esse motivo, Fernando Henrique soltou uma nota ontem dizendo que "os governantes e as lideranças do país precisam atuar entendendo o porquê desses acontecimentos nas ruas. Desqualificá-los como ação de baderneiros é grave erro. (...) As razões se encontram na carestia, na má qualidade dos serviços públicos, na corrupção, no desencanto da juventude frente ao futuro". Também o ex-presidente Lula se manifestou: "Ninguém em sã consciência pode ser contra manifestações da sociedade civil, porque a democracia não é um pacto de silêncio, mas, sim, a sociedade em movimentação em busca de novas conquistas". Ambos usaram o Facebook para suas manifestações.

Fonte: O Globo

No pé de quem? - Dora Kramer

O ministro Gilberto Carvalho parece que estava adivinhando. Em meados de dezembro, há exatos seis meses, o secretário-geral da Presidência da República gravou em vídeo uma saudação de fim de ano ao PT convocando a militância a ir às ruas "assim que passarem as festas".

Aconselhava os companheiros a "descansarem bem agora" porque "em 2013 o bicho vai pegar". Demorou um pouquinho, mas não deu outra: o bicho pegou.

Em configuração diferente daquela pretendida pelo ministro na convocatória de dezembro. Lá a ideia era "a gente ir para as ruas" em defesa do governo federal, contra os "ataques sem limites ao nosso querido presidente Lula".

Na concepção do ministro, em protesto a "eles". Quem? "Os mafiosos midiáticos da oposição ao Brasil", cujo objetivo único na versão natalina de Carvalho seria a destruição "do nosso projeto, do nosso governo, do nosso PT".

Note-se a expressão "da oposição ao Brasil". Refere-se a qualquer grupo, cidadão ou instituição que critique ou discorde do governo tornando-se, por isso, automaticamente inimigo do País.

O ministro atirou na imagem construída por devaneios persecutórios costumeiramente usados como armas de ataque disfarçadas em instrumentos de defesa, mas acertou em sentimentos distantes do alcance da vista.

Há exaustão, há revolta, há contrariedade. Mas não há por parte dos exaustos, dos revoltados, dos contrariados adesão a partido algum. Não que os manifestantes ou parte deles não tenham suas preferências, mas elas não se expressam na explosão da chama acesa pelo aumento das passagens de ônibus.

À exceção de grupos alojados em pequenas legendas cuja expressão é nenhuma, não há até agora a digital de partidos por trás dos protestos que pegaram o Brasil de surpresa.

De um modo geral os políticos têm evitado falar. Estão tentando entender o que se passa, antes de se pronunciar. Os poucos que o fizeram ou falaram bobagem ao repetir os velhos bordões sobre "orquestração" de adversários ou passaram ao largo da questão central: a discrepância entre a agenda do mundo política e as demandas de uma sociedade maltratada pelo Estado.

Seja ele representado por governantes do PT, PSDB, PMDB ou qualquer partido. Estão evidentemente à margem dessa mobilização popular. Além de não terem o menor interesse em transferir o jogo da política de espaços conhecidos (gabinetes, Congresso e tribunais) para o terreno desconhecido das ruas, são todos eles alvos da insatisfação.

Nessa altura quem aparecer para tentar capitalizar eleitoralmente a comoção provavelmente será repudiado. O levante também é motivado pelo descrédito na política. A desqualificação do Congresso, a preocupação exclusiva dos partidos com a disputa de votos, a discussão concentrada em eleição distante enquanto as condições objetivas da vida vão piorando dia a dia, não faz dos políticos aliados confiáveis.

Os "mafiosos midiáticos da oposição ao Brasil", referidos pelo ministro Gilberto Carvalho para (des) qualificar os críticos, como se vê não são mafiosos, não são midiáticos, não são inimigos do País. Ao contrário, estão chamando atenção para a indiferença do poder público, independentemente do matiz partidário.

O bicho realmente está pegando. Resta saber, porém, no pé de quem exatamente. Em outras palavras: é de se conferir para onde caminhará essa insatisfação quando chegar a hora de a manifestação se expressar nas urnas.

No momento a única certeza é a de que não se direciona em favor de força político-partidária alguma. De um lado é bom porque não permite que nossos representantes enfrentem a questão debitando o custo na conta do vizinho. De outro há o risco de se deixar prosperar a semente para a pregação do voto nulo, ferindo gravemente a representação.

Fonte: O Estado de S. Paulo

No alvo, os palácios - Eliane Cantanhêde

As vaias à presidente Dilma Rousseff na estreia do Brasil na Copa das Confederações têm de ser relativizadas. Além de o público do estádio Mané Garrincha não representar a maioria do eleitorado brasileiro, a verdade é que, mais cedo ou mais tarde, todo governante é vaiado. Nem o popularíssimo Lula escapou --aliás, em circunstâncias semelhantes, no Pan de 2007.

Mais preocupante para Dilma é o contexto em que ocorrem as vaias. Inflação e juros sobem, popularidade cai. O pibinho frustra, a insegurança aumenta. Dólar dispara, Bolsas caem. Base aliada inflada, mais problemas para o Planalto. E o principal: os protestos populares ganharam o país e são mostrados ao mundo.

É óbvio que R$ 0,20 a mais nas passagens em São Paulo não seria suficiente para botar o povo nas ruas do país, em multidões cada vez maiores, com imagens impressionantes. Esse foi apenas o detonador, o gatilho de manifestações de grupos distintos e de motivações difusas.

Também é certo que o alvo não é Dilma Rousseff, ou, pelo menos, só o governo Dilma Rousseff. São muitos os motivos de irritação, são muitos os alvos. E eles estão nos palácios.

Os palácios dos governos estaduais, como o de Geraldo Alckmin, tucano, os das prefeituras, como a de Fernando Haddad, petista. E os de todos os níveis do Legislativo e do Judiciário. A previsão do ministro Dias Toffoli de que o julgamento do mensalão possa durar mais dois anos pode ter sido até uma pitada a mais nesse tempero, nesse caldeirão.

Com o pretexto ora do aumento das passagens, ora dos gastos milionários com estádios da Copa, o fato é que as redes sociais mostram sua força também aqui e os brasileiros estão dando um recado. Que Dilma releve as vaias restritas, mas saiba ouvir os gritos disseminados. E, como ela, governadores, prefeitos, parlamentares e magistrados.

A fantasia de que o país está um paraíso, uma maravilha, acabou. A verdade dói, mas ajuda a melhorar.

Fonte: Folha de S. Paulo