quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

OPINIÃO DO DIA – Fernando Henrique Cardoso: passado ou futuro?

Você não pode centrar uma campanha no passado. Tem de centrar no futuro. Essa que é a minha preocupação e a de todos os que têm responsabilidade no PSDB: o que vamos propor. A crítica já está sendo feita e vai ser acirrada, porque o governo está indo mal em muitos setores. Isso vai suscitar críticas, mas não só do PSDB. Basta ler na imprensa que há muitas restrições sobre o modo como o governo está resolvendo problemas de infraestrutura, questões orçamentárias, uma espécie de perda de rumo diante das circunstâncias internacionais. Mas, mais do que isso, temos de apresentar o lado positivo, o que vamos oferecer. Agora e, finalmente, de quem vier a ser candidato. Não podemos colocar na boca de alguém algo que não sente.

Fernando Henrique Cardoso, sociólogo e ex-presidente da República. Entrevista, Correio Braziliense, 26/2/2013

Manchetes de alguns dos principais jornais do país

O GLOBO
Salário de domésticas é o que mais sobe no país
Polêmica em praia militar
Cid dá apoio a Dilma e critica PSB
O ‘ambientalista’ Blairo
Agronegócio: frete aumenta até 70%

FOLHA DE S. PAULO
Auditoria aponta falhas e má gestão nos portos
FHC deve ficar 'quieto', diz Lula em resposta a críticas
A doce vida de Teixeira
Corinthians pede que torcida não vá hoje ao Pacaembu
'É o maior erro judiciário', afirma defesa de médica
Impasse sobre novo governo da Itália faz Bolsas caírem
Bento 16 se tornará papa emérito após abdicar do cargo

O ESTADO DE S. PAULO
Tesouro deve injetar até R$ 8 bilhões no BNDES
MP pede a TCU para investigar compra feita pela Petrobras
Sob ataque da oposição, Dilma afaga o PMDB
Ciro Gomes fala em ‘banquete corrupto’
Governo dificulta criação de sindicatos

VALOR ECONÔMICO
Mantega anuncia corte de tarifas para conter inflação
Corte de juro bancário perde fôlego
Inovação ganha crédito centralizado
Anvisa quer coibir venda de remédio sem receita

BRASIL ECONÔMICO
Para aprovar MP595, governo vai dar renda mínima aos portuários
Novo acordo automotivo entre Brasil e México mantém o déficit
Para o Itaú, juros não caem na próxima reunião do Copom
A força da inovação

CORREIO BRAZILIENSE
Justiça barra supersalários. Agora é a vez do 14º e do 15º
Desemprego assombra as domésticas

ESTADO DE MINAS
Desemprego: Taxa sobe, mas ainda é a menor para janeiro
Dispara em BH a inflação

O TEMPO (MG)
Congresso Nacional gastará, neste ano, um orçamento de BH
PSB mineiro à beira do racha
Custo dos plano de saúde sobe 2,7 vezes mais que inflação

GAZETA DO POVO (PR)
No Paraná, 47 bares permanecem interditados
Agente gravou áudio e vídeo no Evangélico
Câmara vota fim de salários extras no Congresso
Custos médicos sobem o dobro da inflação
Da Câmara de Curitiba ao Parlamento italiano
Concentrado, Coritiba ignora cobrança de fãs
Bento XVI vai ser chamado de “papa emérito”

ZERO HORA (RS)
Santa Maria, 27/01/2013
Vacina da gripe A chega antes
Ex-queridinho: Brasil quer captar US$ 235 bi lá fora

JORNAL DO COMMERCIO (PE)
Seca mais perto do Recife
Estado pode tocar obra do Arco Viário
Vale-cultura pode ser gasto com TV a cabo

O que pensa a mídia - editoriais de alguns dos principais jornais do país

http://www2.pps.org.br/2005/index.asp?opcao=editoriais

Cid dá apoio a Dilma e critica PSB

O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), reafirmou seu apoio a Dilma Rousseff em audiência ontem no Planalto e saiu com promessas e afagos da presidente. Cid endossou as críticas do irmão Ciro e disse que se o PSB deseja ter candidato próprio em 2014 deveria sair já do governo

Apoio que rende frutos

Cid Gomes diz que continua com Dilma, critica Eduardo Campos, e ganha pacote de bondades

Júnia Gama

BRASÍLIA - O governador do Ceará, Cid Gomes, uma das poucas vozes no partido comandado por Eduardo Campos, PSB, que não apoia a tese de candidatura própria para a disputa presidencial, recebeu ontem muitos afagos da presidente Dilma Rousseff, que teme a saída do partido da base aliada e um enfrentamento com o governador pernambucano em 2014. Recebido em audiência no Palácio do Planalto, que durou cerca de duas horas, Cid Gomes deixou Brasília com a promessa de visita da presidente no dia 21 de março para a inauguração de uma barragem; com sinal verde para tocar a construção de uma refinaria de petróleo com parceiros estrangeiros e com a garantia que o Centro Olímpico do Nordeste será no Ceará.

O pacote de bondades do Palácio do Planalto é oferecido no momento em que Cid, como seu irmão Ciro Gomes, reafirma seu apoio à reeleição de Dilma e faz reiteradas críticas à possibilidade de candidatura presidencial de Eduardo Campos. O governo investe em um racha no PSB para tentar enfraquecer as pretensões eleitorais do pernambucano. Antes de ir para a audiência com a presidente Dilma, Cid Gomes disse ao GLOBO que ele e o irmão poderão deixar o PSB se houver uma "decisão não democrática" do partido em favor da candidatura própria, e sugeriu que se Eduardo Campos quer mesmo levar adiante seu projeto, o PSB tem que sair já do governo Dilma.

- Sou forçado a pensar sobre isso. Se for uma decisão democrática, tomada por todo o partido de forma majoritária, sem imposição, é uma coisa; se não, eu me sinto obrigado a deixar o partido - pontuou. - Não é que eu seja contra a candidatura dele, mas nós participamos do projeto de eleição da presidente Dilma. Por que motivo o deixaríamos agora? Acho que essa decisão tem que ser tomada agora, ou deveria ter sido tomada até há mais tempo. Não acho que essa seja a conduta correta, não podemos pensar em candidatura própria com essas incoerências. Pode parecer oportunismo, porque dá a impressão de que vamos ficando enquanto as coisas estão dando certo e, se na última hora derem errado, nós saímos. Temos que fazer isso à luz do dia.

Ainda que discretamente, Cid deu estocadas no companheiro de partido ao afirmar que Eduardo Campos "não tem nada a perder" com as especulações em torno de seu nome, já que as pessoas "dão desconto a todas as falhas e omissões que podem haver em seu governo" com essa euforia.

Para ele, o PSB se enfraquecerá se sair da aliança nacional com o PT ano que vem, pois pode "colocar em risco" a sucessão em diversos estados onde o partido tem chances de crescer, como Ceará, Piauí, Amazonas, Espírito Santo e Minas Gerais.

Na reunião com a presidente, em que estiveram presentes as ministras Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Miriam Belchior (Planejamento), o governador do Ceará afirmou a Dilma que o partido não está tocando essa agenda eleitoral no momento e que movimentos nesse sentido são inflados por duas lideranças no PSB que estão indispostas com o PT em seus estados: os líderes do partido na Câmara e no Senado, Beto Albuquerque (PSB-RS) e Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), respectivamente. Sobre política, Dilma teria se limitado a dizer que tem mantido conversas com Campos e com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra.

Mas a presidente aproveitou a oportunidade para elogiar o ministro da Secretaria de Portos, Leônidas Cristino, indicado por Cid Gomes ao cargo. E também acatou sugestões do governador na área de Educação, orientando que Cid fosse diretamente falar com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, para ampliar o modelo de escolas técnicas de turno integral que está implantando no Ceará.

No final da tarde, ao sair do encontro no Palácio do Planalto, Cid Gomes, em entrevista coletiva, preferiu pôr panos quentes nas rusgas entre Ciro Gomes e o governador de Pernambuco. Para o governador cearense, que afirmou ter conversado ontem com o irmão e com Eduardo, não haverá brigas entre os dois. Ciro Gomes disse, em entrevista a uma rádio local, que Eduardo Campos não tem estrada suficiente para presidir o Brasil.

- Conversei com o Ciro hoje, não tinha conversado ainda, e o que ele me disse é que não fez nenhum gesto de agressão ao Eduardo. Disse que tem preocupações com projetos para o Brasil, que falou isso genericamente. E eu já tinha conversado com o Eduardo, e ele me disse que a mãe dele falava que dois só brigam quando os dois querem. Ele jamais vai brigar com o Ciro. Espero que essa questão esteja superada.

Cid voltou a defender que o PSB apoie a reeleição de Dilma em 2014, mas afirmou que não tratou do assunto com ela, na audiência:

- Já falei isso publicamente. Não vou ficar dizendo para ela: "presidente, eu voto na senhora". Não sou bajulador, nunca fui.

Em Salvador, o ex-ministro Ciro Gomes também defendeu que o PSB entregue os cargos que tem na administração Dilma Rousseff e explique ao povo as divergências que tem em relação ao Palácio do Planalto e se pretende lançar candidatura própria à presidência da República em 2014. Ele reafirmou não compactuar com o que chamou de "banquete fisiológico, clientelista, quando não corrupto, PT-PMDB" e disse que os outros partidos da aliança - PSB incluído - se resumem a comer "as migalhas embaixo da mesa, sem ter a menor influência numa agenda progressista para o país". Ciro deu a declaração após palestra sobre a situação da economia brasileira no Clube dos Diretores Lojistas da capital baiana.

Em relação à proposta, ventilada em setores da base aliada, de pôr Eduardo Campos como vice de Dilma em 2014, Ciro disse que isso deixou de ser uma possibilidade após a coalização PT-PMDB, ter sido "cimentada" com a eleição de Renan Calheiros na presidência do Senado e de Henrique Alves na Câmara.

- Você acha que com esse espólio de poder, já tendo na vice-presidência da República, Michel Temer, eles vão trocar de vice? - indagou, para em seguida defender o voto na reeleição de Dilma: - O PT é muito melhor, com seus gravíssimos defeitos que as outras candidaturas.

Ciro esclareceu que não desqualificou as candidaturas de Campos, Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (sem partido) na entrevista que concedeu no último domingo a uma rádio de Fortaleza. Ponderou apenas que eles, até o momento, não apresentaram "ideias" para melhorar a situação do Brasil.

- O Eduardo (Campos) diz que eu sou voz isolada dentro do PSB. Ora, eu estou cansado de saber que sou voz isolada. A questão não é essa. É como alguém que quer ser o presidente da República e não se sente obrigado, constrangido e estimulado a andar pelo país, visitar o Brasil e falar o que pensa, o que está errado. Porque se o cara é candidato contra a reeleição da Dilma, primeiro ele tem que sair do governo. Sou um velho que cultiva lealdade, coerência, decência - afirmou.

Governador e Lula rebatem FH

A sintonia de Cid Gomes com a presidente Dilma está tão em alta, que o governador do Ceará aproveitou a passagem pelo Planalto para criticar até o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) que, anteontem, em Belo Horizonte, afirmou que a presidente é ingrata e cospe no prato que comeu.

- Achei esquisitíssima a declaração. Esquisitíssima. Se o Fernando Henrique tivesse feito algum favor a Dilma, teria algum motivo para dizer que ela era ingrata. Mas, qual foi o favor que Fernando Henrique fez a Dilma?

Em São Paulo, o ex-presidente Lula também respondeu à declaração de FH.

- Eu acho que o Fernando Henrique Cardoso deveria, no mínimo, ficar quieto. Eu acho que, neste país, cada um fala o que quer e cada um responde pelo que fala. Ele não deveria falar, o que ele deveria é contribuir para que a presidenta Dilma Rousseff continue a governar o país bem. Ou seja, deixa ela trabalhar, ela sabe o que faz.


Fonte: O Globo

PSB reage a tentativas de dividir o partido

Para socialistas, declarações dos irmãos Gomes são estimuladas e PT prefere enfrentar Aécio

Maria Lima

BRASÍLIA - A cúpula do PSB, por meio de seus emissários em Brasília, abriu guerra ontem contra a tentativa do ex-presidente Lula e do PT de investir no racha do partido, estimulando uma dissidência dos irmãos Cid e Ciro Gomes contra a eventual candidatura do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, à Presidência da República. Sem querer dar importância à fala de Ciro Gomes, que criticou a falta de "estrada" de Campos, dirigentes e líderes do PSB estão mirando fogo no que chamam de ingerência do ex-presidente e de outros petistas para minar a unidade do partido e dificultar uma eventual candidatura própria ao Planalto.

Escalado para reagir às investidas, o líder do PSB na Câmara, Beto Albuquerque (PSB-RS), mandou um aviso: estão subestimando a força do PSB e de Eduardo Campos:

- Estamos preparados para o confronto e não vamos aceitar isso. Quanto mais tentarem tensionar e isolar o PSB, muito mais vamos aumentar nossa coesão interna e a disposição de fortalecer o lançamento da candidatura de Eduardo Campos. O PT quer uma escolha fácil: enfrentar Aécio e o PSDB, de quem já ganharam três vezes.

O líder não quis responder diretamente a Ciro Gomes, mas estocou os cearenses ao afirmar que a capacidade decisória dessa dissidência é quase nenhuma no PSB. Sustenta que o PSB tem hoje muito mais unidade em relação à candidatura de Eduardo Campos do que tinha em relação ao apoio a Dilma em 2010.

- Esse negócio de querer interferir na unidade do partido, plantar fofoca, eleger embaixadores para tentar dividir, vai funcionar ao contrário. Tem lideranças políticas no Brasil que estão subestimando o crescimento do PSB e seu direito de ter protagonismo. Estão cutucando onça com vara curta. Estamos prontos para o enfrentamento. O povo brasileiro não tem dono - avisou Beto Albuquerque.

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) disse que Ciro Gomes tem o direito de fazer críticas públicas, mas considera as declarações extemporâneas:

- A gente acha que tem alguém estimulando essa coisa (divisão).

Já o senador João Capiberibe (PSB-AP), pretende atuar como bombeiro:

- O PT tem interesse em promover a cizânia. Mas temos que arranjar uns bombeiros para reconstruir o diálogo interno.

Beto Albuquerque informou que Eduardo Campos vai centrar energias para executar um amplo calendário e roteiro de debates em todo país:

- O PT tentou nos ferrar nas últimas eleições e não nos intimidamos. E não vamos nos intimidar agora.

Fonte: O Globo

Freire defende alternativa à candidatura oficial e à oposição tradicional

Valéria de Oliveira e Nadja Rocha

O presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire (SP), defendeu, em reunião da Executiva Nacional do partido e de sua bancada na Câmara, nesta terça-feira, em Brasília, a formação de um bloco partidário alternativo aos que estão colocados para a disputa à Presidência da República. Segundo ele, está havendo uma fratura na base governista e Eduardo Campos (PSB), governador de Pernambuco, é um nome a ser analisado.

“Precisamos ter em nosso planejamento que o PPS deve trabalhar por um bloco democrático e republicano, alternativo ao que atualmente é hegemônico e também ao que está sendo posto pela oposição formada pelos partidos da política tradicional”, disse Freire, ao analisar a conjuntura política.

Ele defendeu que essa força trabalhe “pela remoção das estruturas contra a democracia e as instituições”. Roberto Freire considerou um “equívoco” o PT e o PSDB abrirem a corrida eleitoral discutindo o passado, “quando o mais interessa ao país e aos brasileiros é o projeto de Brasil que as forças políticas têm o dever de apresentar”.

Na opinião de Freire, o PPS “precisa começar a trabalhar para ser uma das forças desse bloco que vai quebrar a bipolaridade que insiste em balizar a política brasileira”. Ele chamou a atenção dos membros da Executiva e da bancada para os nomes que estão sendo colocados como prováveis postulantes ao Palácio do Planalto, fora da opção Dilma Rousseff. Observou que a ex-ministra Marina Silva, com seu novo partido, não se posicionou como esquerda, mas “pelo menos, não é governo”.

Antecipação

Freire questionou o porquê de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter lançado a candidatura da presidente Dilma Rousseff no aniversário do PT, antecipando o debate eleitoral. Para ele, pode ser que estejam ocorrendo fraturas na base aliada ou mesmo contradições dentro do próprio PT. Outros, acrescentou o dirigente, pensam que Dilma está se sentindo fragilizada e por isso forçou essa atitude de Lula.

Entretanto, caso o Ministério Público de Minas Gerais comece as investigações sobre a participação de Lula no mensalão, denunciada por Marcos Valério, o próprio ex-presidente pode mudar esse quadro e se candidatar, avaliou o deputado.

Freire disse não ser contra o debate eleitoral neste momento de crise. “Acho que os partidos trazem para o debate propostas com mais qualidade, já que elas partem de prováveis candidatos a presidente da República”, disse.

Fonte: Portal do PPS

Ciro Gomes fala em ‘banquete corrupto’

Ciro Gomes (PSB) voltou a atacar o governador Eduardo Campos (PE) e criticou o que chamou de “banquete fisiológico, clientelista, quando não corrupto” dos partidos da base

PSB deve entregar cargos se quiser Presidência, diz Ciro

Ex-ministro voltou a criticar Campos e o que chamou de "banquete fisiológico" e "clientelista" entre as siglas da base aliada ao governo

Heliana Frazão

SALVADOR - O ex-ministro Ciro Gomes disse ontem que se o PSB pretende lançar candidatura própria à Presidência no ano que vem deveria entregar os cargos que ocupa no governo da presidente Dilma Rousseff e mostrar à sociedade brasileira as falhas da atual administração. Ele voltou a criticar a articulação do presidente do seu partido e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, cotado para disputar o Planalto em 2014.

"Como alguém quer ser presidente da República sem percorrer o País, expondo suas ideias, mostrando os erros e o que pode ser feito. Se o cara é candidato contra a reeleição da Dilma, então tem que sair do governo. Sou um velho que se mantém preso às suas crenças na lealdade, coerência, e na decência", afirmou Ciro, após uma palestra para empresários em Salvador.

Ele criticou também o que chamou de "banquete fisiológico, clientelista, quando não corrupto" que existiria entre os partidos da base aliada ao governo. "Sempre defendi candidatura própria. Se nós queremos ter uma candidatura própria temos que dizer por que e agora, porque o povo não vai entender que a gente fique comendo migalhas debaixo da mesa do banquete do PT-PMDB e seis meses antes (da eleição) saia do governo."

O ex-ministro abriu uma crise no PSB ao declarar no sábado que Campos não está preparado para comandar o País. Ciro ressaltou ontem que defende a permanência de Dilma na Presidência porque a provável candidata do PT "é muito melhor" as outras opções "já postas".

Ele ponderou, no entanto, que : não quis desmerecer as eventuais candidaturas de Campos (PSB), de Aécio Neves (PSDB) e de Marina Silva (sem partido). Para Ciro, esses eventuais candidatos, até então, não apresentaram ideias ou projetos para o desenvolvimento do País.

"Genericamente". Embora o irmão tenha reiterado críticas na capital baiana, o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), assegurou ontem que ele não fez "nenhum gesto" de agressão a Campos quando disse que o governador pernambucano "não tem proposta" para o País. "Conversei com o Ciro hoje (ontem). O que ele me disse que não fez nenhum gesto de agressão ao Eduardo.

Disse que tem preocupações com projetos para o Brasil - e falou isso genericamente", afirmou Cid, após um encontro de duas horas com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. "O Eduardo me disse, também brincando, que a mãe dele dizia que dois só brigam quando os dois querem. Quando um não quer não tem briga. E ele jamais vai brigar com o Ciro. Então, eu espero que essa questão seja ou esteja superada."

Para o governador do Ceará, a audiência com Dilma não pode ser interpretada como um gesto para o enfraquecimento da pretensão de Campos. " Isso é procurar chifre em cabeça de cavalo. Eu sou governador de um Estado, a Dilma é presidente da República, nós temos muitas parcerias."

Economia. Apesar dos elogios a Dilma, na palestra em Salvador, Ciro Gomes também fez críticas à política econômica do governo.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Sob ataque da oposição, Dilma afaga o PMDB

Pressionada pela movimentação de Eduardo Campos (PSB) e sob ataque da oposição, Dilma Rousseff lança ofensiva para reforçar a aliança com o PMDB para 2014. O primeiro passo será sua presença na convenção do PMDB, sábado. O PSDB vai antecipar a convenção que escolherá o senador Aécio Neves (MG) como presidente do partido

Dilma prestigia PMDB em convenção, dá ministério e reativa o ‘Conselhão’

Presidente decidiu comparecer à convenção nacional do partido no sábado e deve entregar o Ministério dos Transportes ao deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG

Tânia Monteiro

BRASÍLIA - Com a campanha nas ruas, sob ataques da oposição e pressionada pela movimentação eleitoral do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), a presidente Dilma Rousseff lançou uma ofensiva para cimentar a aliança com o PMDB para 2014. A fórmula combina gestos simbólicos e a promessa de mais presença na Esplanada para o partido. O primeiro passo será a presença de Dilma na convenção do PMDB, no próximo sábado.

Antes, na noite de quinta-feira, a presidente irá ao Palácio do Jaburu, a convite do vice-presidente Michel Temer, para participar de jantar em homenagem ao ex-presidente José Sarney (PMDB-AP), no qual estarão presentes ministros, senadores, deputados e governadores da sigla.

O objetivo do Planalto é sinalizar que o PMDB é o aliado preferencial para a sucessão de 2014. O partido recebeu ainda o aceno de que poderá vir a ser contemplado com o ministério “top”, na visão de peemedebistas: o dos Transportes, que a presidente pretende entregar a Minas Gerais. Um dos cotados é o deputado Leonardo Quintão, que abriu mão de sua candidatura a prefeito de Belo Horizonte, para apoiar a aliança com o PT.

Ao mesmo tempo em que consolida a aliança com o PMDB, a presidente também arquiteta uma recomposição com o setor empresarial. Dilma vai se reunir com os pesos pesado do PIB nacional para se contrapor ao discurso tucano, que tem centrado críticas no desempenho da economia.

A presidente participará, nesta quarta-feira, 27, no Planalto, da reunião que irá comemorar os dez anos de criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). Este está sendo considerado mais um ato de campanha, já que o governo quer exaltar o “Conselhão” como mais um marco dos dez anos de governo petista e injetar ânimo nos empresários.

No encontro, onde estarão presentes empresários e representantes da sociedade civil, a presidente Dilma vai aproveitar para bombardear o discurso pessimista sobre a economia, embalado pelo PSDB nos últimos dias.

Dilma não pretende responder diretamente ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que a chamou de “ingrata” e disse que a presidente “cospe no prato que comeu”. A ideia o é continuar fazendo balanços e mostrar resultados positivos alcançados pelo governo petista, para se contrapor aos ataques do PSDB.

Os tucanos têm criticado em seus discursos a alta da inflação e o baixo crescimento. A oposição não se cansa de alardear que o IPCA, um dos principais indicadores inflacionários, fechou em alta de 0,86%, maior índice nos últimos dez anos, e que a prévia do Produto Interno Bruto (PIB) de 2012, divulgada semana passada pelo Banco Central, apontou para uma expansão de 1,64% da economia, bem menor do que a expectativa do ministro da Fazenda, Guido Mantega.

O governo insiste em responder que medidas foram tomadas contra a crise e os resultados estão sendo aguardados. Este discurso será repetido nesta quarta-feira, 27, no Conselhão pela presidente, que pretende apresentar estatísticas e dados positivos, como a concessão de portos e aeroportos. Tais medidas, acredita, permitirão a ampliação dos investimentos da iniciativa privada em projetos estratégicos.

Base aliada. A movimentação de partidos da base aliada também está na mira de Dilma, para evitar defecções em 2013, prejudicando o projeto da reeleição. Por isso os afagos ao PMDB. A convenção de sábado consagrará e reiterará Michel Temer como presidente de honra do partido. Hoje Temer está licenciado do cargo de presidente, mas é a maior liderança do partido.

Durante a convenção também será escolhida a nova direção do PMDB. Ao prestigiar Temer, Dilma deixa claro que o quer na Vice também em 2014. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, padrinho político de Dilma e arquiteto da sua reeleição, chegou a sugerir nos bastidores que a Vice fosse entregue ao PSB em 2014 para evitar que Eduardo Campos se lançasse candidato.

A especulação provocou ruídos na relação do PT com o PMDB. Agora, a ideia foi abandonada pelos petistas.

Dilma recebeu nesta terça-feira, 26, em seu gabinete, por duas horas, o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), três dias após o irmão dele, Ciro Gomes, ter atacado todos os presidenciáveis - o correligionário Eduardo Campos, inclusive, além de Marina Silva e Aécio Neves. Ciro disse que o governador de Pernambuco e presidente do PSB não tem visão de Brasil e nem proposta para o País. O Palácio do Planalto conta com os irmãos Gomes como cabos eleitorais de Dilma.

Colaborou Vera Rosa

Fonte: O Estado de S. Paulo

Lula quer o silêncio da oposição

'FHC deveria ficar quieto', diz Lula

Ex-presidente reagiu ao tucano, que na véspera chamou DiLma de "ingrata"; petista recorreu ao bordão: "Deixa a mulher trabalhar"

Isadora Peron, Vera Rosa e Rafael Moraes Moura

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem, em São Paulo, que seu antecessor Fernando Henrique Cardoso "deveria, no mínimo, ficar quieto" e "deixar a mulher trabalhar", se referindo à presidente Dilma Rousseff. O comentário foi uma reação de Lula à fala de FHC no dia anterior, em Belo Horizonte - onde o tucano chamou Dilma de "ingrata" por não reconhecer a herança que o PT recebeu de seu governo. O tucano concluiu dizendo que a presidente "cospe no prato em que comeu".

Para Lula, Fernando Henrique "deveria contribuir para a Dilma continuar a governar o País bem". "Deixa a mulher trabalhar, afinal de contas não é todo dia que o País elege uma mulher presidente", disse o petista em uma livraria da Avenida Paulista, durante o lançamento do livro O Brasil, do jornalista Mino Carta. No comentário, Lula enfatizou que "no Brasil, cada um fala o que quer".

A polêmica envolvendo uma presidente e seus dois antecessores deixa claro que, embora faltem 19 meses para as eleições de 2014, o clima entre PT e PSDB já é de plena pré-campanha. Foi o que se constatou em Belo Horizonte na terça-feira à noite, quando o ex-presidente tucano esteve ao lado do senador Aécio Neves (PSDB-MG) na abertura de um seminário do partido. FHC então acusou Dilma de não reconhecer os avanços no Brasil entre 1995 e 2002, período em que ele governou o País.

O que irritou Fernando Henrique foi o discurso de Dilma na semana passada, durante a festa dos dez anos do PT no poder, em São Paulo, quando ela criticou os tucanos e afirmou que o PT não herdara nada da gestão FHC. "Nós construímos", disse a presidente diante da militância.

Sem réplica. Em Brasília, ontem, Dilma foi aconselhada a não reagir às declarações feitas por Fernando Henrique em Minas. O governo avalia que não vale a pena esticar o bate-boca para não valorizar a ofensiva tucana.

A estratégia da campanha petista, daqui por diante, é carimbar Dilma como gestora competente, que combate a corrupção, corta os juros e ataca as desigualdades sociais. A ordem, por isso, é não envolver o governo na briga. Com essa orientação, o ministro chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho ficou em silêncio, ontem, quando repórteres lhe perguntaram sobre as críticas de FHC.

O tom adotado por Dilma contrasta com a mensagem enviada por ela a Fernando Henrique, em junho de 2011, para homenagear os 80 anos do tucano. Na ocasião, Dilma chamou o ex-presidente de "acadêmico inovador, político habilidoso e ministro arquiteto" e lhe creditou a responsabilidade por um "plano duradouro" de combate à inflação.

Para o presidente do PT, Rui Falcão, Dilma, na época, apenas demonstrou educação ao enviar a carta a FHC. "O ex-presidente Fernando Henrique confunde a boa educação da presidenta Dilma, como se isso fosse nos fazer esquecer o estado em que encontramos o Brasil", disse ele.

"Esquisitíssima". Outro político que saiu em defesa de Dilma foi o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB). Depois de um encontro de duas horas com ela, no Planalto, Cid comentou que Dilma não é "ingrata" porque nunca recebeu "favores" dele. "Achei esquisitíssima a declaração. Se o Fernando Henrique tivesse feito algum favor a Dilma, ele teria algum motivo para dizer que ela é ingrata. Mas qual foi o Favor que o Fernando Henrique fez a Dilma? Nenhum", declarou o governador cearense.

Para ele, FHC foi "uma pessoa de pensamento social-democrata que "se rendeu completamente ao neoliberalismo ao assumir a Presidência".

Fonte: O Estado de S. Paulo

Eduardo contra Lula e Ciro

Governador mantém silêncio, mas cúpula socialista vê tentativa do PT de isolar o partido e reage

Recado é dado pelo líder

Maria Lima

BRASÍLIA - A cúpula do PSB abriu guerra ontem contra a tentativa do ex-presidente Lula e do PT de investir pesado no racha do partido, estimulando uma dissidência dos irmãos Cid e Ciro Gomes (PSB-CE), contra a candidatura do presidente e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, a presidente da República ano que vem. Sem querer dar importância à fala de Ciro Gomes, que criticou a falta de "estrada" de Eduardo Campos, os caciques do PSB estão mirando fogo contra o que chamam de ingerência de Lula e outras lideranças petistas para minar a unidade do partido.

Ontem, a presidente Dilma se encontrou com o governador Cid Gomes em Brasília e amanhã Lula vai ao Ceará, com agenda focada nos irmãos. Escalado para reagir ontem às investidas, o líder do PSB na Câmara, Beto Albuquerque (PSB-RS) mandou um aviso: estão cutucando onça com vara curta e subestimando a força do PSB e de Eduardo Campos.

"Nós estamos preparados para o confronto e não vamos aceitar isso. Quanto mais tentarem tensionar e isolar o PSB, muito mais vamos aumentar nossa coesão interna e a disposição de fortalecer o lançamento da candidatura de Eduardo Campos. O PT quer uma escolha fácil: enfrentar Aécio (Neves) e o PSDB, de quem já ganharam três vezes. Se tentarem nos isolar nós vamos falar com a sociedade para quebrar esse isolamento", reagiu o líder Beto Albuquerque.

O líder socialista não quis responder diretamente a Ciro Gomes. Diz que a capacidade decisória dessa dissidência é quase nenhuma no PSB. Diz também que o PSB tem hoje muito mais unidade em relação à candidatura de Eduardo Campos do que tinha em relação ao apoio a Dilma em 2010.

"Esse negócio de querer interferir na unidade do partido, plantar fofoca, eleger embaixadores para tentar dividir, vai funcionar ao contrário. Tem lideranças políticas no Brasil que estão subestimando o crescimento do PSB e seu direito de ter protagonismo. Estão cutucando onça com vara curta. Estamos prontos para o enfrentamento. O povo brasileiro não tem dono", avisou Beto Albuquerque.

Sobre a possibilidade de um eventual condicionamento da manutenção das pastas de Desenvolvimento Nacional, do ministro Fernando Bezerra Coelho, e Secretaria de Portos, de Leônidas Cristino, ao apoio a Dilma, Beto Albuquerque disse que essa agenda eleitoreira, só de projeto de poder, não é perfil do PSB.

"Chantagem com o PSB? Não somos um partido atrás de cargos. Essa é a diferença do PSB em relação às práticas de outros partidos da base (de Dilma). Nosso propósito não é fisiológico. Estamos construindo um projeto sério de poder", responde Beto Albuquerque.

Ele disse que a cúpula do partido não vai dar atenção para essa falação dos irmãos Gomes, nem às estratégias de divisão de Lula e do PT. Disse que Eduardo Campos vai centrar energias para executar um amplo calendário e roteiro de debates em todo o País, começando pelo Rio Grande do Sul, dias 8 e 9 de abril, quando fala para uma plateia de cinco mil empresários.

"O PT tentou nos ferrar nas últimas eleições e não nos intimidamos. E não vamos nos intimidar agora", disparou.

O governador Eduardo Campos não se pronunciou.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Dilma não entende nova economia, afirma Marina

Fernando Rodrigues

BRASÍLIA - Depois de os pré-candidatos a presidente pelo PT, PSDB e PSB se atacarem mutuamente nos últimos dias, ontem foi a vez de Marina Silva também fazer observações ácidas sobre sua principal adversária em 2014.

Ao falar sobre a administração de Dilma Rousseff, a pré-candidata a presidente da República pelo novo partido Rede Sustentabilidade disse à Folha e ao UOL que o Brasil teve um "crescimento pífio" nos últimos dois anos. "Um presidente da República não é para ser o gerente do país. O presidente da República é para ter visão estratégica". Ela concedeu a entrevista ao projeto "Poder e Política".

Para Marina, "o desafio do Brasil é a mudança do modelo de desenvolvimento" e "a presidente Dilma não foi capaz de entender. Mas não só ela. O PT não foi capaz de entender. O PSDB não é capaz de entender essa nova agenda que se coloca para o mundo".

Entre os possíveis adversários na corrida presidencial de 2014, só Eduardo Campos, do PSB, foi poupado por Marina. Ela apenas diz considerar legítimo que o governador de Pernambuco dispute o Planalto.

Ao criticar a gestão federal, Marina disse que a "apologia do gerente" foi feita em relação a Dilma Rousseff, e isso criou uma expectativa. "Talvez um erro de quem fez a sua campanha", afirmou.

O estatuto e o programa partidário da Rede, como é chamado o partido de Marina, serão registrados hoje, às 10h, no 1º Cartório de Registro de Pessoa Jurídica de Brasília.

Indagada sobre o gênero da nova legenda -se seria "o partido Rede" ou "a Rede"-, Marina disse que o correto é usar a forma feminina. Portanto, "a Rede".

E os filiados ao partido devem ser chamado de "redistas", assim como os do PT são petistas? Não, a designação correta, segundo Marina, é "os redes".

A Rede já se prepara também para contra-atacar no caso de o Congresso aprovar uma lei impedindo a criação do partido nos mesmos moldes do PSD do ex-prefeito Gilberto Kassab -que recebeu a adesão de deputados e assim aumentou sua presença no tempo de TV para fazer propaganda. Se a regra for mudada, os redes vão contestar na Justiça.

A Rede fará restrição a doações de empresas ligadas a fabricantes de bebidas alcoólicas, armas, fumo e agrotóxicos. Mas permitirá a captação de dinheiro de empreiteiras ligadas à construção de usinas nucleares.

Para Marina, não há problema. A empresa ligada à energia nuclear ao doar para a Rede agiria com "desprendimento", sabendo que o partido é contra é fonte de energia.

Refratária a se declarar candidata a presidente desde já, Marina também rejeita a hipótese de fracassar o registro da Rede a tempo de se habilitar para as eleições de 2014. De maneira cifrada, cita o PPS (antigo Partido Comunista) como uma legenda que se ofereceu para ajudar os redes -essa legenda pode ser seu destino no caso de a nova sigla não estar pronta para o ano que vem.

Evangélica, Marina reafirma que a flexibilização da prática do aborto ou do consumo da maconha são temas para o país decidir em plebiscito. Ela é contra. Já sobre casamento entre pessoas do mesmo sexo, nega ser a favor de também submeter esse tema a uma consulta popular.

Fonte: Folha de S. Paulo

PT alimenta briga interna do PSB para enfraquecer Campos

Racha entre os irmãos Gomes e Eduardo Campos é explorado pelas lideranças petistas

André Pires

O ataque de Ciro Gomes (PSB/ CE) à possível candidatura do correligionário Eduardo Campos (PSB/PE) oferece ao PT a corda necessária para tentar enforcar um adversário perigoso para a reeleição de Dilma Rousseff. O racha interno do PSB será alimentado pelas lideranças petistas, que estão, cada vez mais, próximas de Cid Gomes, governador do Ceará e irmão de Ciro. Ontem, a presidente Dilma se reuniu com o peessebista, que também se encontrará com Lula amanhã, em Fortaleza. Esta fragilidade do partido é antiga. E dentro do PSB muitos achavam que estava cicatrizada. “Era uma briga que estava adormecida. Ela existe desde que o Eduardo foi contra a candidatura do Ciro em 2010. O partido abriu mão e apoiou a Dilma, o que não agradou o Ciro. Agora, ele está tomando a atitude contrária”, afirma o senador João Alberto Capiberibe (PSB/ AP), que espera que os líderes encontrem o consenso na próxima reunião do partido. Mesmo sem os irmãos Gomes terem poder de vetar a candidatura de Campos, o PT vê a possibilidade de enfraquecê-la ao retirar militantes cearenses da campanha e de expor problemas internos do partido. “O PT tem interesse em fomentar um debate interno dentro do PSB para diminuir a importância de uma possível candidatura, como a do Campos. É inegável que eles têm interesse nesta briga interna”, afirma o senador.

Dentro do PSB, a candidatura de Campos é vista como inevitável. Apesar disso, todos garantem apoiar a presidente Dilma no resto de seu mandato. “Sempre fomos aliados, mesmo quando lançamos a candidatura de Anthony Garotinho (2002). No segunto turno, nós apoiamos o Lula”, lembra Capiberibe. O distanciamento do governador Eduardo Campos do PT, que ficou evidenciada na festa de 33 anos do partido, quando o presidente nacional do PSB não compareceu e enviou o vice-presidente, Roberto Amaral, preocupa os petistas. Com grande força no Nordeste, Campos poderia roubar votos de Dilma. Dirigentes do PSB insistem em negar o racha interno e criticam a postura dos petistas de alimentarem a discórdia. No entanto, ontem, Ciro Gomes voltou a dizer que Eduardo Campos não apresenta ideias para melhorar a situação do Brasil durante um evento para empresários, em Salvador, mostrando que a divisão do partido está viva. Além disso, criticou a aliança do PT com o PMDB, mas garantiu que segue apoiando a reeleição de Dilma Rousseff.

Fonte: Brasil Econômico

Vida e pensamento de Antonio Gramsci - Lançamento


O que os dissidentes dizem sobre nós - Luiz Sérgio Henriques

O exemplo não será de todo adequado, pois gira em torno de personagens da alta cultura, a saber, o romancista russo Alexander Soljenitsin e o filósofo húngaro Georg Lukács. O primeiro, como se sabe, prêmio Nobel de Literatura em 1970, foi um famoso “dissidente” no próprio país – a originária “pátria do socialismo” –, com dimensão simbólica internacional semelhante à do físico Andrei Sakharov. Cabe dizer que, como tantos outros oposicionistas do então bloco socialista do Leste europeu, figuras assim eram vistas como embaraço por boa parte da esquerda ocidental, ao se erguerem internamente contra as estruturas do socialismo realmente existente em nome da democracia e dos direitos humanos.

Georg Lukács, filósofo comunista de cepa irretocável, nunca foi um grande pensador da política: seu leninismo, mesmo em época bastante tardia, levou-o a imaginar um improvável retorno da URSS, já definitivamente enrijecida, aos tempos fervilhantes da revolução e da democracia direta. O filósofo, no entanto, teve a coragem de romper uma barreira espiritual quase intransponível, ao analisar e saudar, na década de 1960, o sopro de renovação trazido pelas narrativas de Soljenitsin, especialmente Um dia na vida de Ivan Denisovitch, Primeiro círculo ePavilhão dos cancerosos. Obras-primas da literatura e denúncias fundamentais do stalinismo.

Talvez sejam exemplos solenes demais para o caso de Yoani Sánchez, uma mulher deste nosso admirável mundo novo das redes sociais, que, tanto quanto se sabe, reporta com vivacidade, em blog, o cotidiano de Cuba, esta outra “pátria socialista”, agora em dimensão mais propriamente latino-americana. Yoani, retratando o dia a dia dos cubanos, ou de uma parte deles, por certo não escreveu nada parecido com a saga do Ivan Denisovitch num gulag soviético, mas, tal como Soljenitsin, é uma dissidente. E tantos anos depois este tipo de personagem ainda é encarado como estorvo ou mesmo como presença a ser rejeitada, no Brasil redemocratizado da Constituição de 1988 e com a presidência legalmente posta nas mãos de um partido de esquerda – de resto, fato inédito e digno de comemoração cívica.

Se Yoani, com o respeito que se deve a quem vive em condições adversas por causa das suas ideias, não é o Soljenitisin daqueles romances mencionados, seus detratores brasileiros ostentam credenciais que merecem também ser examinadas com o mesmo ou até maior rigor. Foram além de vaiar ou se manifestarem dos mais variados meios legítimos contra a presença da cubana, sem lhe ameaçar a integridade física. Fizeram algo muito diferente de, valendo-se dos recursos que a democracia a todos permite, reunirem-se em defesa da causa de Cuba – de uma determinada visão de Cuba – ou de, para dar um exemplo quase automático, protestarem contra o anacrônico bloqueio americano. Foram muito além disso tudo, e cabe examinar brevemente por que foram.

A visão de que o mundo se reparte em mocinhos e bandidos conheceu – exatamente com a consolidação do poder de Stalin, há quase 100 anos! – uma inusitada expansão para as relações interestatais. Várias gerações de comunistas, que no Ocidente e fora do poder, em geral combatiam boas causas em defesa dos subalternos, passaram a entender o mundo como o conflito irreconciliável entre um país que “encarnava” o socialismo e seus oponentes capitalistas ou imperialistas. Na falta de uma articulação democrática interna da pátria socialista, quem dissentia era literal e metaforicamente demonizado: não faltou quem chamasse Trotski, derrotado na luta interna, de “puta do fascismo” (o que, diga-se de passagem, não quer dizer que Trotski fosse garantir sorte melhor aos seus adversários, caso tivesse vencido). Bukharin, artífice de uma relação menos tensa com o imenso mundo camponês às vésperas coletivização forçada, em 1928, apareceria alguns depois, humanamente arrasado, num dos infames processos de Moscou, na época do Grande Terror. Como se sabe, seria eliminado como “inimigo do povo”. E, sem terminar o rol da intolerância, no auge do sectarismo comunista os social-democratas eram, pura e simplesmente, “social-fascistas” – piores até do que os fascistas e os nazistas.

O hábito de designar religiosamente – no mau sentido da palavra, um sentido que a aproxima do fanatismo e do espírito inquisitorial – um país como a “pátria do socialismo” não se limitou à antiga URSS. O fascínio ideológico podia se deslocar para outros altares, como aconteceu com a China do maoísmo e da revolução cultural e, em momento sucessivo, até mesmo a Albânia do camarada Enver Hodja, tida numa certa época, inclusive por corrente política no Brasil, como o “verdadeiro farol do socialismo”. Paciência, aqui já estamos naquilo que o saudoso Stanislaw Ponte Preta chamava de “o perigoso terreno da galhofa”…

Este tipo de representação do mundo, de matriz stalinista, não é inocente. Quem forma a própria cabeça e a alma neste catecismo elementar incapacita-se, necessariamente, para o exercício da análise crítica, diferenciada. No paraíso que imagina, não consegue supor a existência de pessoas e grupos políticos e sociais que divirjam, que pensem diferente, que tenham outras visões das coisas e do próprio país. No inferno que esquematiza – no caso, a matriz ianque do imperialismo –, não consegue visualizar a rica cultura política fundadora, sua própria origem revolucionária, a dinâmica social e econômica multissecular que atraiu pensadores como Gramsci, bem como a inovação “epocal” representada pelo reformismo rooseveltiano ou pela batalha dos direitos civis de Luther King.

Ao contrário de tudo isso, o mundo, tal como ensinado por Stalin, divide-se em Disneylândias opostas, uma de tipo consumista, outra de tipo ideológica. E ambas falsas e ilusórias, a fanatizar, estreitar e limitar os espíritos. E, também, a limitar o horizonte político e cultural da própria esquerda, que teria a obrigação de defender as liberdades sempre e em toda parte, muito especialmente, como queriam o liberal Voltaire e a revolucionária Rosa, a liberdade de quem pensa de modo diferente.

Yoani, depois de várias tentativas, conseguiu exercer o direito elementar de sair de Cuba e enfim, entre nós, prestar um testemunho subjetivo e, por certo, parcial, sobre as coisas, as pessoas e as instituições que vivencia e com que se defronta e confronta todos os dias. A ilha, por seu turno, não está imobilizada no tempo: tem conhecido ultimamente reformas econômicas que, pelo menos na teoria, privilegiam a iniciativa dos indivíduos e limitam a paralisia asfixiante que parece característica irremovível dos regimes extremamente centralizados e “estatólatras”.

Tudo isso é positivo, mas não basta. Além do dinamismo econômico, a transição cubana, que só os voluntariamente cegos não veem já estar em pleno curso, precisaria assentar numa sociedade civil viva, feita de uma multiplicidade de indivíduos livres e capazes de pensar por si mesmos, como a própria Yoani. E feita também, evidentemente, de um tecido associativo que a resguarde de restaurações mafiosas, tal como a que, aliás, aconteceu na antiga matriz soviética, e dê alento a uma nova esquerda capaz de se movimentar no ambiente liberado das travas do partido-Estado – ambiente que, não tenhamos dúvida, mais cedo ou mais tarde virá.

Ao falar deste tipo de questão, estamos falando também de nós, do tipo de esquerda que temos (pelo menos em parte) e das suas estruturas mentais forjadas, como o enferrujado aço stalinista, no tempo da guerra fria. A propósito, não custa nada tirar da prateleira ou xeretar nos sebos o Ivan Denisovitch e os ensaios lukacsianos que acolheram este Soljenitsin. Podem ser um bom começo de conversa.

Luiz Sérgio Henriques, tradutor, ensaísta, um dos organizadores das obras de Gramsci no Brasil. É vice-presidente da Fundação Astrojildo Pereira e editor do site Gramsci e o Brasil.

Fonte: Revista Pittacos

Renata Bueno é eleita deputada na Itália

Ex-vereadora de Curitiba é a primeira mulher do Brasil a ser escolhida deputada e representará italianos residentes na América do Sul

A partir do dia 12 de março, quando a Itália formar o seu novo Parlamento, a ex-vereadora de Curitiba Renata Bueno (PPS) será a primeira brasileira a ocupar um cargo de deputada, em Roma.

Renata tem cidadania italiana – sua família é de Treviso, na região do Vêneto – e ela representará os italianos (ou brasileiros com dupla cidadania) que vivem na América do Sul. Durante a campanha, ela viajou para várias cidades do Brasil, passando por aquelas com uma forte influência italiana, como Criciúma (SC) e a região da Serra Gaúcha (RS).

Quando começar o trabalho como deputada, Renata virá ao Brasil para continuar em contato com os eleitores, mas terá de fixar residência na Itália. “O Brasil nunca teve tantos representantes como agora”, disse a deputada eleita, por telefone desde Roma, para onde viajou a fim de acompanhar as eleições que começaram no último domingo (24).

Todos os anos, de acordo com a deputada, o Brasil conseguia eleger ao menos um deputado. Neste ano, com as apurações encerradas nesta terça-feira (26), foram quatro brasileiros com dupla cidadania eleitos deputados e um, senador.

No processo eleitoral da Itália, os eleitores votam nas chapas concorrentes. Renata faz parte da chapa Unione Sudamericana Emigrati Italiani (USEI). Na cédula, depois de escolher a chapa, é possível escrever o nome do candidato. Porém, até esta terça-feira, o resultado por candidato não havia sido divulgado pelo Ministero Dell’Interno. No fim das contas, o que interessa aos italianos é a votação nas chapas.

De acordo com a página na internet do jornal La Repubblica, o USEI conquistou 44.024 votos, elegendo um deputado (Renata). Destes, a assessoria da deputada eleita afirma que 21 mil vieram do Brasil e calcula que 90% tenham sido para Renata.

Em Curitiba, a brasiliense (que é filha do presidente estadual do PPS no Paraná, o deputado federal Rubens Bueno) foi vereadora, mas não conseguiu se reeleger na última eleição – teve 4.791 votos. Se a projeção feita pela assessoria de Renata estiver certa, ela terá conseguido uma votação quase quatro vezes maior no pleito italiano.

Para representar as pessoas que a elegeram, Renata explica que deverá atender a “demandas clássicas” dos italianos que moram na América do Sul, sobretudo no Brasil, em questões que passam por cultura, intercâmbio e educação.

De acordo com informações do PPS, Renata concorreu às eleições na Itália a partir de um convite do senador Edoardo Pollastri.

Fonte: Gazeta do Povo (PR)

Só erros novos - Merval Pereira

O novo partido que se está formando, sob a liderança da ex-senadora Marina Silva, com o nome de REDE, tem recebido críticas à direita e à esquerda, principalmente porque a fundadora simplificou sua definição doutrinária, aproximando a REDE do novo PSD do ex-prefeito paulista Gilberto Kassab: "Não será um partido nem de direita nem de esquerda, nem do governo nem de oposição", disse Marina sobre a nova legenda que quer criar. A propósito, recebi do cientista político e antropólogo Luiz Eduardo Soares, ex-secretário nacional de Segurança Pública e ex-secretário de Segurança do Rio, que está envolvido na criação do novo partido de Marina, uma série de comentários sobre os objetivos da nova legenda, que, ele garante, nada tem a ver com "movimentos que pretendam mudar a política assumindo identidades e práticas antipolíticas", que costumam perder-se em um "voluntarismo estéril".

Soares entende que movimentos antipolíticos acabam por reforçar "a dinâmica que corrói a legitimidade das instituições democráticas, o esvaziamento da confiança popular, o esgarçamento do instituto da representação e, portanto, o agravamento da degradação institucional que se desejaria reverter". Ao contrário, a REDE dispõe-se a jogar o jogo democrático, parlamentar e eleitoral com absoluta fidelidade aos marcos legais, garante. "Distante das crenças doutrinárias e dogmáticas, distante dos messianismos sectários e insurrecionais, a REDE confia na via democrática para qualquer transformação da sociedade e quer ser leal ao pacto constitucional", analisa Luiz Eduardo Soares.

Se, eventualmente, a REDE obtiver vitórias eleitorais e alcançar o poder, ver-se-á obrigada a repetir o roteiro lamentável das negociatas entre o Executivo e o Legislativo? Não há espaço para negociações mais democráticas, transparentes, programaticamente concebidas, decentemente articuladas?, pergunta o cientista político, para em seguida afirmar enfaticamente: "Claro que há".

Para começar, "a postura não pode ser o desprezo pelo Congresso, cujo papel é indispensável para a democracia, por maiores que sejam suas deficiências". Para que a REDE tenha densidade suficiente para resistir "à força gravitacional da antipolítica, hoje vigente nas instituições políticas", ela precisa fazer, diz Soares, o que os partidos deixaram de fazer: constituir-se em conexão profunda e permanente com a pulsação criativa da sociedade, com a participação social, não para reduzir-se a sua extensão - o que negaria a autonomia relativa da política, que envolve múltiplas mediações -, mas para municiar-se de anticorpos à antipolítica.

"Por isso, a REDE pretende experimentar novas regras de funcionamento, antecipando-se a eventuais reformas institucionais e as suscitando. Daí a limitação das reeleições, as restrições no acesso a apoios financeiros, a determinação de que se divulguem as doações on-line em tempo real - e muitas outras novidades".

Essas novas normas, talvez excessivas em alguns casos, admite ele, "funcionarão como contraponto destinado a provocar reflexões, revisões e debate público. Elas ajudarão a mostrar que a política pode ser diferente e que há um campo de experimentação possível, perfeitamente legal, legítimo e responsável". As instituições não brotaram da natureza, lembra Luiz Eduardo Soares, foram inventadas pelo engenho humano.

"Talvez a REDE possa produzir uma dinâmica de mudanças significativas, não para arruinar a democracia ou a política democrática, mas para restituir-lhes vitalidade e fidelidade aos princípios que inspiraram sua origem". A REDE não foi criada para servir de trampolim a uma candidatura presidencial, garante Soares. "Mas me parece saudável que haja quem se disponha a arriscar-se a cometer erros novos. Bem-vindos os novos erros, pois os antigos são conhecidos e têm sido devastadores".

Fonte: O Globo

O segredo do sucesso - Dora Kramer

A lei está em vigor, mas a regra de restrição das campanhas eleitorais ao período de três meses antes das eleições foi revogada na prática. Tirando a exposição diária em horário específico no rádio e na televisão a partir do mês de agosto do ano eleitoral, tudo o mais está permitido.

Inclusive e principalmente o uso do patrimônio coletivo como instrumento de propaganda política. Há a lei de probidade administrativa e há o artigo 37 da Constituição que lista a impessoalidade e a legalidade entre os princípios que regem a administração pública.

Tais preceitos, contudo, parecem ter caído em desuso desde que o então presidente Luiz Inácio da Silva lançou sua ministra chefe da Casa Civil como a "mãe do PAC", no início de 2008, e não parou mais de fazer campanha para sua candidata até conseguir que fosse eleita em outubro de 2010.

Portanto, essa história de antecipação da campanha de 2014 em um ano e 10 meses não é novidade alguma nem deveria causar espanto, já que não provoca contrariedade no Ministério Público.

A presidente Dilma, dizem as evidências, é franca favorita. Não há nisso mistério algum nem algo de politicamente genial na estratégia governista: o dado essencial é que a presidente conta com ferramentas que estão a léguas de distância do alcance de seus adversários.

Só para início de conversa, tem todo espaço natural nos meios de comunicação em matéria de cobertura dada ao chefe da nação, pela própria natureza do cargo.

Dilma tem 39 ministérios à disposição e ainda a caneta que lhe permite manejar como bem entender as vontades de aliados que porventura pretendam se encantar com a possibilidade de atracar em outros portos.

E os outros possíveis candidatos o que têm? Eduardo Campos, o governo de Pernambuco. Não chega a representar vantagem comparativa face aos instrumentos disponíveis para quem governa o País.

E governa com alma de militante partidária, como demonstrado recentemente quando a presidente abandonou a atitude civilizada que vinha mantendo em relação aos antecessores, notadamente Fernando Henrique Cardoso, e se pôs a negar qualquer legado: "Construímos tudo".

Aécio Neves, o controle do governo de Minas, um mandato de senador numa Casa de joelhos para o Palácio do Planalto e um partido bambo, em busca de unidade, discurso e vigor para a luta que se avizinha dura, por ora com contornos de missão impossível.

Marina Silva, uma boa imagem, uma proposta hesitante entre o sonho e a realidade, e um embrião de partido.

As condições são absolutamente desiguais, residindo nisso o segredo do sucesso que de secreto nada tem.

Vaivém. O que Ciro Gomes diz não necessariamente é para ser levado ao pé da letra com prazo de validade prolongado. A crítica que faz ao governador Eduardo Campos a quem, segundo ele, falta "estrada" para se candidatar a governar o País, é a mesma feita a Dilma Rousseff, em 2010.

Na ocasião, Ciro declarou que ela não tinha "liderança e experiência para governar o Brasil".

Sobre Aécio Neves, a quem inclui junto com Campos e Marina Silva no rol dos políticos desprovidos de "visão" para ser presidente, Ciro declarou naquela época: "Se Aécio for candidato, estarei com ele!".

Moda da casa. Raul Castro anuncia renúncia em 2018 para dar lugar "às novas gerações" e indica como provável sucessor Miguel Díaz-Canel, um fiel aliado do regime que não seria escolhido se assim não fosse.

Indicado para mudar mantendo tudo como está: sistema de partido único, pensamento único, sem um único espaço para que o cubano experimente o quanto vale a liberdade de pensar, falar, agir, ir e vir com destemor.

Fonte: O Estado de S. Paulo

O multipresidente - Fernando Rodrigues

Houve um tempo em que o PMDB era um partido poderosíssimo. Nos anos 80, tinha um multipresidente. Ulysses Guimarães (1916-1992) chegou a acumular o cargo de presidente da legenda, presidente da Câmara e eventual presidente da República na ausência do então titular, José Sarney.

A partir deste sábado, quando o PMDB faz sua convenção nacional, o partido se prepara para a volta à era do multipresidencialismo. O vice-presidente da República, Michel Temer, deve ser reeleito presidente nacional da sigla. Só que não pretende se licenciar do mandato, como faz agora. Acumulará as funções.

Quando Dilma Rousseff viajar ao exterior, Michel Temer assumirá o Palácio do Planalto também na condição de presidente do PMDB -o estatuto da legenda será alterado para permitir essa nova realidade.

A remodelagem peemedebista emite vários sinais. O primeiro deles é que o sempre comedido Michel Temer está cedendo às pressões internas de sua legenda. Ele foi compelido a aceitar sua nova condição de multipresidente.

Muitos na direção do PMDB querem mais cargos no governo federal. "Nossos cinco ministérios não elegem nem vereador", diz um ministro filiado à legenda. A crença (errada) dos que praticam essa micropolítica peemedebista é que Michel Temer estará empoderado para arrancar cargos na reforma ministerial de março.

Outro sinal sobre essa jogada é o final da relativa paz vivida pela legenda desde quando aderiu "con gusto" ao governo Lula. Deputados e senadores peemedebistas andam falando mal uns dos outros além dos padrões mínimos de civilidade.

Como é o mais pragmático dos partidos, com argúcia incomum na arte da fisiologia, o PMDB ruma para apoiar a reeleição de Dilma Rousseff. Mas a imposição do multipresidente Michel Temer talvez possa mais atrapalhar do que ajudar.

Fonte: Folha de S. Paulo

Lincoln, Lula e a "compra de votos" - Carlos Pereira

Motivado pela última obra de Spielberg, voltamos a refletir sobre o episódio da aprovação da 13ª emenda à Constituição americana como um exemplo paradigmático de um líder político que foi capaz de aproveitar uma janela de oportunidade para mudar dramaticamente a história do seu país. Embora o Partido Republicano, do presidente Abraham Lincoln, desfrutasse da maioria de cadeiras nas duas Casas Legislativas, não reunia votos suficientes para aprovar no Senado a reforma que acabaria com a escravidão. O cenário politico era de Guerra Civil e, mesmo assim, Lincoln conseguiu unificar as mais variadas facções do Partido Republicano com o argumento de que o fim da escravidão seria condição necessária para que a guerra acabasse. Lincoln sabia que, com a rendição do sul, seria praticamente impossível manter seu partido unido em favor da aprovação da emenda.

Presumindo que todos os republicanos votariam a favor, ainda seria necessário convencer 20 senadores democratas que não haviam sido reeleitos. Esse foi o contexto em que Lincoln enxergou uma janela de oportunidade ao oferecer empregos públicos aos senadores democratas em troca de apoio. No jargão da ciência política, Lincoln fez uso de patronagem. O presidente cogitou comprar apoio com dinheiro vivo, mas tendo sido desencorajado por assessores, decidiu então enviar intermediários de sua confiança para negociar a adesão dos senadores em troca de empregos. Não tendo sido plenamente bem sucedido, Lincoln foi obrigado a "sujar" as próprias mãos, negociando diretamente o apoio de alguns senadores relutantes. Após a aprovação da emenda, Lincoln se reúne com a comissão de confederados do sul e negocia os termos de rendição, que levou ao fim da Guerra Civil e o fez entrar para a história.

No caso brasileiro, o presidente Lula percebeu, logo no início do seu primeiro mandato, que seria necessário encontrar formas de cortar custos e aumentar receitas. A opção foi reformar os sistemas tributário e previdenciário, agenda que criaria controvérsias inclusive no seu próprio partido. Dada a condição de minoria, o governo Lula optou por uma via rápida para a realização de sua agenda, "comprando" o apoio de partidos (não apenas de dentro, mas também de fora da coalizão).

Por que episódios semelhantes levam a resultados díspares?

Essas reformas só seriam aprovadas com os votos dos dois principais partidos de oposição. A reforma da Previdência, por exemplo, foi aprovada com 357 votos na Câmara dos Deputados em dois turnos. Porém, o governo recebeu apenas 213 votos dos membros de sua coalizão, um número muito menor do que os 308 necessários. O próprio PT enfrentou 4 defecções e 7 abstenções. O PSDB e PFL, além de compartilharem dessa agenda de reformas, foram fartamente recompensados com a execução de mais de 75% das emendas individuais ao Orçamento da União em 2003. Como a grande maioria de ministérios (60%) foi monopolizada pelo PT e os recursos de emendas ao Orçamento foram direcionados para os partidos de oposição, restou ao governo Lula montar um esquema paralelo e ilegal de compensação para os membros de sua própria coalizão, mantendo-os com isso unidos e disciplinados.

Os principais envolvidos no esquema, apelidado de mensalão, foram julgados culpados e exemplarmente condenados pelo Supremo Tribunal Federal. Além disso, o procurador-geral da República acaba de encaminhar para a primeira instância do Ministério Público Federal de Minas Gerais o depoimento do principal articulador financeiro do mensalão, Marcos Valério, que acusa o ex-presidente Lula de ter recebido recursos do mesmo esquema. Se as investigações prosseguirem e mais evidências da participação do ex-presidente forem encontradas, Lula corre o risco de enfrentar ainda mais custos reputacionais e/ou judiciais, além de "sair" da história pelo seu legado de envolvimento em corrupção.

Por que episódios de compra de votos, aparentemente semelhantes, podem apresentar resultados tão díspares para o legado de seus governantes?

Uma possível resposta atribui as ações desviantes a uma eventual nobreza dos fins perseguidos. Ou seja, enquanto Lincoln foi capaz de acabar com a escravidão e colocar um ponto final na Guerra Civil, trocando apoio político por cargos públicos, o governo Lula conseguiu basicamente aprovar poucas reformas e governabilidade junto ao Legislativo fazendo uso do mensalão. Tal receita é perigosa, pois relativiza os malfeitos. Lincoln fez uso de patronagem, mas o governo Lula extrapolou, além da patronagem também fez uso de dinheiro público em quantias vultosas.

Outra resposta estaria relacionada à capacidade das instituições de freios e contrapesos de fiscalizarem e punirem desvios de governantes. Lincoln recorreu a ferramentas questionáveis de governo há 150 anos, quando o acesso à informação era restrita, a qualidade da burocracia pública embrionária, a independência das instituições de controle débil, enfim, em um momento histórico de construção do estado de direito muito diferente e incipiente. Nas democracias atuais, tanto a opinião pública quanto as instituições de controle são mais vigilantes a violações da moralidade pública. A barganha política sem princípios gera mais custos.

Uma terceira explicação estaria diretamente relacionada à diferença de instrumentos de governo e poderes constitucionais e de agenda do presidente. O presidente Lula dispunha de fortes ferramentas para implementação de sua agenda política no Legislativo (tais como medida provisória, poder de urgência, poderes orçamentários etc). Portanto, o uso de ferramentas não legais ou meios desviantes para a implementação de sua agenda se torna ainda menos escusável.

O sistema presidencialista americano, desde Lincoln até hoje, caracteriza-se por ter um Executivo com parcos poderes unilaterais de governo. Além do mais, Lincoln teve que lidar com um Congresso poderoso, especialmente no século XIX, e sob Guerra Civil que ameaçava o projeto unificado de república. É surpreendente que o governo Lula não considerasse suficientes os meios constitucionais de imposição de seu projeto de governo e ferisse, com isso, a imagem histórica de ética que seu partido político apregoou desde sua fundação.

Carlos Pereira é professor titular na Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (Ebape)

Fonte: Valor Econômico

O dissenso romano - Míriam Leitão

O resultado fragmentado da eleição italiana, deixando indefinido o governo do país, derrubou as bolsas europeias. A Itália vive uma nova crise política no meio da velha crise econômica. Ontem, o governo italiano rolou ¬ 8,75 bi em títulos com vencimento em seis meses e pagou mais caro pelos empréstimos. Hoje, fará rolagem de títulos mais longos e ficará mais claro como as eleições afetaram a visão dos investidores.

A eleição foi uma clara rejeição à proposta de Mário Monti, que só teve 10% dos votos, mas não se pode dizer qual escolha o eleitor fez. O Senado fica com a coalizão de centro-direita, de Berlusconi; a Câmara Baixa, com a centro-esquerda, de Pier Luigi Bersani; e o voto de repúdio, do comediante Beppe Grillo, teve um quarto de todos os votos.

Se as duas Casas não estiverem de acordo, não se governa o país. Um governo instável não seguirá adiante no processo de reformas adotado por Mario Monti, que é o que tem o apoio dos líderes da Europa.

A dívida pública é crescente, subiu de 120% para 127% do PIB entre o terceiro trimestre de 2011 e o terceiro de 2012, último dado divulgado pela Eurostat. Isso quer dizer que o país precisa pedir dinheiro emprestado aos bancos para fechar as contas e ninguém confia em país com tal grau de fragmentação política.

A diferença entre a crise política atual na Itália e de outras vividas na zona do euro é que agora o mercado financeiro está ainda sob o calmante administrado pelo Banco Central Europeu, de Mario Draghi. Apesar disso, as bolsas despencaram, a de Milão, 5%. Os bancos italianos perderam mais. Draghi se comprometeu, no ano passado, a comprar títulos públicos de países que enfrentassem desconfiança dos investidores. Os italianos têm esse paraquedas monetário, que pode atenuar a elevação do custo da dívida. Os títulos com vencimento de 10 anos subiram muito nos últimos dias, mas de acordo com a consultoria inglesa Capital Economics, a intervenção do BCE deve impedir que os juros cheguem a 7%, uma taxa que praticamente inviabilizaria captações. Hoje, elas estão na casa de 4,9%.

Para a região, no entanto, a falta de definição na Itália complica bastante o cenário. A Itália é a terceira maior economia da zona do euro, atrás apenas de Alemanha e França. Tem um PIB de US$ 2 trilhões. E há, nos próximos meses, muitas definições a serem feiras na região, como a união bancária.

O mau humor dos eleitores com o primeiro-ministro, Mario Monti, é fácil de ser explicado pela economia: seis trimestres consecutivos de retração econômica. No quarto trimestre de 2012, o PIB encolheu 0,9% sobre o terceiro, e estava 2,7% menor que o do mesmo período de 2011. O desemprego ao longo do ano subiu de 9,5% para 11,2%. Entre jovens com menos de 25 anos, a taxa chega a 36%, a quarta maior da zona do euro.

Para a economia mundial, a volta da incerteza na zona do euro é ruim. O ano de 2013 vinha sendo marcado, até aqui, pela ausência de más notícias da Europa. Pior do que as bolsas caírem é aumentar a desconfiança dos empresários e dos consumidores.

Mario Monti está no poder desde 2011. Desde então, realizou uma série de cortes de gastos e aumento de impostos para tentar reorganizar as finanças públicas. Essas reformas, ao lado da disposição do BCE de comprar títulos públicos, é que servirão de escudo para a Itália enfrentar o período de turbulência até a formação de um novo governo estável.

Mas, além da economia, o que vale refletir é o que os italianos disseram com esta eleição. Estão aparecendo em vários países do mundo sinais de fadiga com a forma tradicional de representação política. É por isso que um movimento como o de Beppe Grillo, criado para contestar os políticos tradicionais, vira um fenômeno que chega a 25% dos votos.

A Itália, depois da Operação Mãos Limpas, passou por uma reforma política - como a que alguns prescrevem para o Brasil - que mudou o sistema proporcional, numa tentativa de permitir a renovação. Enfraqueceu-se a Democracia Cristã, que era o objetivo, mas o melhor fruto dessa "renovação" é o grotesco Silvio Berlusconi, que volta a ter poder. O movimento "ocupe", a adesão de 1,5 milhão de assinaturas a um protesto online contra o presidente do Senado brasileiro, Renan Calheiros, e outras surpresas espontâneas que têm acontecido em diversos países deveriam alertar os políticos que a crise não é só econômica.

Fonte: O Globo

Tesouro deve injetar até R$ 8 bilhões no BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deve receber capitalização de R$ 5 bilhões a R$ 8 bilhões do Tesouro Nacional no segundo semestre, informam Irany Tereza e Vinicius Neder. Em negociação desde o ano passado, a injeção de recursos ganhou consenso no governo com a queda de 9,55% no lucro do banco (R$ 8,183 bilhões), anunciada anteontem. Os repasses do Tesouro serão empréstimos e servirão para criar uma alternativa ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), principal fonte de recursos da instituição. Uma parte da capitalização seria incorporada ao patrimônio líquido, que fechou 2012 em R$ 52,2 bilhões. A discussão é como isso será feito. As opções vão desde transferência de ações de estatais até redução no repasse dos dividendos

Depois de queda no lucro, BNDES deve ser capitalizado em até R$ 8 bi

Governo deve anunciar reforço no capital do banco no segundo semestre, para manter o ritmo do crescimento da carteira de crédito.

Irany Tereza, Vinícius Neder

RIO - A capitalização do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em negociação desde o ano passado, ganhou o consenso no governo com a queda do lucro da instituição em 2012. Para manter o ritmo de crescimento da carteira de crédito e dos desembolsos, o banco deve ter um reforço no patrimônio no segundo semestre. Segundo fontes do governo, o aporte deverá ficar entre R$ 5 bilhões e R$ 8 bilhões.

A capitalização faz parte de uma "conversa permanente" entre o banco e seu acionista integral, o Tesouro. Ao anunciar o resultado de 2012 anteontem, o BNDES revelou que um "plano de capital" de longo prazo estava em discussão com o governo.

O valor da capitalização pode parecer pequeno diante dos recentes repasses do Tesouro ao banco (R$ 285 bilhões de 2009 a 2012), mas tem função e efeitos diferentes. Os repasses são empréstimos do Tesouro ao banço. E servem como fonte de recursos para o BNDES, criando uma alternativa ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Já uma capitalização é uma injeção direta de recursos no patrimônio líquido (soma de todos os bens, descontadas as obrigações da instituição), cujo saldo em 2012 foi de R$ 52,2 bilhões. O reforço, uma contribuição direta, não um empréstimo, permitiria ao banco manter uma base financeira sólida. Ou seja, o índice de Basileia, indicador internacional que mede a proporção de capital próprio e recursos emprestados, continuaria estável.

Lucro. O BNDES informou lucro de R$ 8,183 bilhões em 2012, 9,55% abaixo de 2011. O recuo foi puxado pelas participações acionárias do banco. Com a queda no lucro e no patrimônio líquido, o índice de Basileia do BNDES ficou em 15,4%, ante 20,6% no fim de 2011. Quanto maior o índice, melhor. Nesse quadro, o Tesouro já concordou com a capitalização. A discussão é sobre como será feita. Ao comentar anteontem sobre o "plano de capital", o superintendente da Area Financeira do BNDES, Selmo Aronovich, disse que estão em discussão "todas as alternativas".

Segundo fontes, as opções incluem desde a transferência de ações de estatais ou de outros ativos até uma redução no repasse de dividendos. No fim do ano passado, o BNDES obteve do Tesouro créditos a receber (recebíveis) de Itaipu, Ao mesmo tempo, pagou R$ 12,9 bilhões em dividendos ao Tesouro, incluindo antecipações do lucro de 2012.

Capital. Além do recuo no índice de Basileia, o economista João Augusto Salles, da consultoria Lopes Filho, destacou a baixa participação, comparado com bancos privados, de fontes de recursos mais estáveis (capital nível 1) na composição do Patrimônio de Referência. "Quanto maior o capital de nível 1, mais bem-visto é o banco em termos de risco", disse Salles.

Considerando apenas capital de nível 1, o índice de Basileia do BNDES está em 8,35%. O Itaú tem 10,9%; o Bradesco, 11%; e o Santander, 19,3%. Nos bancos públicos, considerando só o nível 1, o Banco do Brasil (BB) tem 10;55% e a Caixa, 6,6%. "O melhor seria alcançar 11% apenas com o nível 1", disse Salles.

O mínimo de índice de Basileia exigido pelo Banco Central é 11%, considerando os dois níveis. Por isso, para o professor de Finanças da Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto, da USP, Alberto Borges Matias, não há problemas quanto à solidez do BNDES. "O patrimônio do banco está em níveis bem acima dos exigidos." Porém, no longo prazo e mantida a tendência de crescimento dos bancos públicos para "gerar desenvolvimento no País", disse Matias, "é natural que o índice (de Basileia) seja reduzido e haja necessidade de capitalizações".

Fonte: O Estado de S. Paulo