quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Prefeitos protestam na Câmara, por Fundo de Participação maior

Ricardo Delia Coletta

BRASÍLIA - Dezenas de prefeitos ligados à Confederação Nacional dos Municípios realizaram ontem um protesto por mais recursos no Salão Verde da Câmara dos Deputados. Liderado pelo presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, o grupo defende diversos projetos municipalistas que tramitam no Congresso - entre eles o que destina adicional de 2% ao Fundo de Participação dos Municípios e o que altera o fator de reajuste do piso nacional do magistério.

Segundo o presidente da confederação, as prefeituras do País estão "ingovernáveis" - situação que creditou a ações do governo e do Congresso. "Os prefeitos não têm condições de pagar seus funcionários. A Câmara está se omitindo de votar projetos importantíssimos", protestou Ziulkoski.

Em seguida os prefeitos seguiram para o Auditório Nereu Ramos, também na Câmara. Uma das queixas da entidade é de que o governo, ao promover desonerações do IPI, reduz a parte destinada às prefeituras, via Fundo de Participação dos Municípios. "A Câmara e o Senado têm que parar de votar direitos para o cidadão sem mostrar de onde o dinheiro vai sair", concluiu.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário: