sábado, 28 de dezembro de 2013

Panorama Político - Ilimar Franco

Uma mão lava a outra
Para evitar que o PP faça uma coligação com o PT na eleição presidencial, tucanos e socialistas acenam com o apoio à senadora Ana Amélia para o governo gaúcho. Alegam que a neutralidade viabilizaria um reforço político para enfrentar o governador petista Tarso Genro. O objetivo de Aécio Neves e Eduardo Campos é o de ter direito de usar o palanque eletrônico do PP nos estados.

Cardozo e Gleisi sob ataque do Cimi
O Cimi está divulgando na rede uma avaliação do sociólogo Maurízio Lazzaroto com críticas ao governo Dilma. Uma delas diz: “Desde março de 2013 nenhuma terra indígena foi demarcada e medidas foram adotadas no sentido de rever estudos realizados pela Funai”. O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) é atacado por pressionar pela revisão da área Indígena Mato Preto (RS). A ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) é censurada por “dar à Embrapa a incumbência de elaboração de laudos técnicos para se contrapor aos estudos de identificação e delimitação de terras da Funai”. O Cimi é presidido pelo Bispo do Xingu, Erwin Kräutler.

“O eleitor cansou do Nós x Eles. O PSDB virou freguês do PT. A única chance de ganhar da presidente Dilma somos nós”

Beto Albuquerque
Líder do PSB na Câmara

Afinando a matraca
Conselheiro do tucano Aécio Neves, o deputado Bruno Araújo (PE), quer que o partido pare de dar murro em ponta de faca. Acha, por exemplo, improdutivo criticar o Mais Médicos. Ele afirma que “o programa tem o apoio da população”. Além disso, para quem é atendido na ponta o debate sobre o regime de contratação dos cubanos não importa.

Nada de novo
Os políticos mais antigos não creem que a eleição mude a correlação de forças no Congresso. Preveem que o PMDB manterá o domínio no Senado. E na Câmara, mesmo elegendo a maior bancada, o PT dividirá o poder com o PMDB.

O ritual
A assessoria da presidência do STF explica que não há ilegalidade na transferência dos condenados do mensalão para Brasilia. "Os presos têm que se apresentar ao juiz que os prendeu", diz. E sustenta que não seria produtivo delegar a prisão para vários juízes e que direitos e benefícios de presos precisam ser analisados.

A plataforma de lançamento
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) fará do ato de governar o ponto alto de sua campanha. Sua agenda prevê inaugurações e entrega de obras. No campo político, quer manter os aliados mesmo quando estes apoiem a presidente Dilma.

Pescando no interior
Com base instalada na capital, os candidatos do PT, Alexandre Padilha, e do PSD, Gilberto Kassab, começam o próximo ano percorrendo o interior paulista, onde os tucanos sempre foram fortes. O petista também vai em busca de um vice.

Cavalgando a Fiesp
Presidente da Fiesp e candidato do PMDB ao governo, Paulo Skaf, vai rodar São Paulo no cargo até junho, quando deixa a entidade. Seus planos não descartam novas inserções comerciais na TV como no caso do IPTU da cidade de São Paulo.

O governo está recebendo relatos pelos quais os médicos cubanos estão mobiliando suas casas com presentes que recebem da população.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: