terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Panorama Político - Ilimar Franco

O projeto Berzoini
A ala majoritária do PT mudou de rumo no meio da articulação para fazer do deputado Ricardo Berzoini (SP) ministro. O plano inicial era colocá-lo no Ministério das Comunicações, por ser um firme defensor da proposta de regulação da mídia. Como os petistas perderam a esperança de derrubar o ministro Paulo Bernardo, Berzoini é vendido para a Secretaria de Relações Institucionais.

A linha ideológica dos tucanos
O candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, anuncia hoje os 12 princípios que vão nortear a construção de seu programa de governo. Entre esses está a crítica ao intervencionismo na economia; à postura de confronto com o STF; e à intenção de adotar medidas legislativas para tentar controlar as empresas de comunicação.

Um dos princípios mais importantes diz respeito aos limites dos programas sociais. Um tucano que teve acesso a uma das versões do texto diz que este sustenta que é preciso libertar os cidadãos da tutela do Estado, para que eles possam caminhar com suas próprias pernas. O conceito central do documento é o da "mudança"

"O PT não quer apoiar o PMDB no Rio alegando desgaste de Cabral. E quer nosso apoio em Brasília, onde o governador petista é o segundo pior (sic) avaliado do país"
Eduardo Cunha, Líder do PMDB na Câmara (RJ)

O vice
Caso o PT mantenha sua disposição de lançar o senador Lindbergh Farias como candidato ao govemo do Rio, o governador Sérgio Cabral já tem um nome para ser o vice na chapa de Luiz Fernando Pezão: o senador Francisco Domelles (PP).

A vez do Nordeste
O presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB), e o ministro da Previdência, Garibaldi Alves, fazem gestões para que a presidente Dilma nomeie o desembargador Luiz Alberto Gurgel Farias para o STJ. Sustentam que Dilma nomeou dez ministros para o STJ, sendo que nenhum deles do Nordeste. Os Alves querem um potiguar no Tribunal.

A novela continua
O governo americano fez sondagens sobre um novo convite à presidente Dilma para visita oficial em 2014. Ficou a incerteza. O governo Dilma quer um compromisso, do presidente Obama, de que o Brasil não será mais alvo de espionagem.

Divisão no PSDB mineiro
O secretário Danilo de Castro (MG) quer decidir já o candidato do PSDB ao governo mineiro. Seu nome é o de Pimenta da Veiga, tendo como vice o presidente da Assembleia, Dinis Pinheiro (PP). O outro postulante, o deputado Marcus Pestana, quer adiar qualquer decisão. Sua intenção é jogar para a frente, na expectativa de atrair o PMDB.

A mão estendida
Os líderes do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), e do PT, José Guimarães (CE), elogiam a decisão da presidente Dilma de não vetar a LDO. Avaliam que se trata de um grande gesto de confiança em sua base parlamentar.

A terceira via
O PPS comemora o desempenho de sua candidata no Maranhão. Eliziane Gama aparece em 2o lugar (25,8%), num dos cenários de pesquisa Vox Populi. Está empatada com o candidato do PMDB (24,8%). Flávio Dino (PCdoB) lidera.

o líder do governo na câmara, Arlindo Chinaglia (PT), nega ter dançado funk na festa de fim de ano do PT. Diz que ficou apenas 30 minutos no evento.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: