terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Panorama político - Ilimar Franco

Protesto arco-íris
Os movimentos sociais não estarão sós. As organizações LGBT preparam uma onda de protestos em Curitiba, durante a Copa. Rússia, Irã e Nigéria, considerados países homofóbicos, jogarão no Paraná. Existe pena de morte para gays no Irã e em parte da Nigéria. A Parada do Orgulho Gay foi proibida na Rússia. A convocação para se integrar aos protestos já circula nas redes sociais e na comunidade gay.

Nos bastidores do PSB
A despeito de seu desempenho nas recentes pesquisas, o candidato do PSB ao Planalto, Eduardo Campos, está muito otimista. Ele tem pesquisas revelando que sua performance é melhor quando o eleitor é informado de que Marina Silva é a vice da chapa. Segundo sua equipe, à medida que a chapa Eduardo/Marina é explicitada nas pesquisas, o socialista ultrapassa o candidato do PSDB, Aécio Neves, e se aproxima da candidata à reeleição, a presidente Dilma (PT). O comando da campanha do PSB, não obstante a postura de boa vizinhança e das conversas entre Eduardo e Aécio, diz que “os dois querem o mesmo lugar e só tem lugar para um deles”.

“Os anões estão crescendo”
Eduardo Campos Governador (PE) e candidato do PSB à Presidência, ao saber que o PPS optou por sua candidatura. Seu comentário é uma resposta ao marqueteiro da presidente Dilma, João Santana, que andou dizendo que “Eduardo seria o que menos cresceria na antropofagia dos anões”

Um lugar ao sol
O entorno da presidente Dilma e da cúpula do PT está fervendo. São muitos os candidatos a postos- chaves no comando da campanha da reeleição. Há uma visão de que este é um estágio para se posicionar melhor para um segundo mandato.

Tudo pelo esporte
O prefeito Eduardo Paes ( Rio) terá recursos para instalar cinco Centros de Iniciação ao Esporte. O ministro Aldo Rebelo (Esporte) anuncia hoje onde serão os 300 centros que serão criados no país. O Estado do Rio terá recursos para criar outros 19 centros, destinados a atender as áreas de alta vulnerabilidade social das grandes cidades.

Convicção generalizada
Muito ruim, ontem, o clima da reunião com os líderes governistas. Eles saíram da conversa com a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) convencidos de que o governo não se importa caso não seja votado o Orçamento da União para 2014.

Vai dar o que falar
A presidente Dilma se inspirou em Lula ao levar para o enterro de Mandela os ex-presidentes Lula, José Sarney, Fernando Henrique e Collor. Na morte do Papa João Paulo II, em 2005, Itamar Franco era embaixador na Itália, e Lula deu carona para Sarney e FH. Naquela viagem, o tema dominante foi falar mal do Ministério Público.

A fonte secou
Os líderes aliados estão possessos. A ministra Ideli Salvatti os informou de que o governo não vai pagar os R$ 5 milhões que faltam a cada deputado referentes às emendas parlamentares.

Homenagem
A bancada do PT fará homenagem hoje a Marcelo Déda (ex-governador) e José Genoino (ex-presidente do partido). Será no lançamento do livro “Líderes do PT na Câmara: Trajetórias e Lutas, de 1980 a 2013”, de Athos Pereira.

OS MINISTROS Eleonora Menicucci e Aldo Rebelo entregaram sábado, em São Bernardo do Campo (SP), troféu de campeão brasileiro de futebol feminino para o time do Centro Olímpico.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: