quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Em jantar em SP, Aécio sofre cobrança de ambientalistas

Grupo de Líderes do setor testa posições do tucano em relação ao ambiente e pretende repetir a dose com Dilma e Campos.

Pedro Venceslau

Depois de participar de diversos jantares e encontros com ruralistas nas últimas semanas, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), provável candidato tucano à Presidência em 2014, tenta agora se aproximar dos ambientalistas. O primeiro passo desse movimento foi a presença de Aécio em um jantar fechado com 60 lideranças do setor, anteontem, em São Paulo.

Organizado pelo ex-deputado federal Fábio Feldman e pelo ex-ministro do Meio Ambiente de Fernando Henrique Cardoso José Carlos Carvalho, o evento foi marcado por cobranças duras ao tucano. O senador foi questionado pelo fato de Minas Gerais ter sido o Estado campeão de desmatamentos em 2013, ouviu críticas sobre a postura da bancada do PSDB durante o debate do Código Florestal e recebeu pedidos para que os tucanos retomassem as bandeiras ambientais dos tempos da fundação do partido.

Participaram do jantar, entre outros, Ricardo Vilela, diretor do banco Itaú, Roberto Klabin e Mário Mantovani, da SOS Mata Atlântica, Walter Lazzarini Filho, presidente do Conselho Superior de Meio Ambiente (Cosema) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), e Marina Grossi, do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).

Posição. Os presentes cobraram, por exemplo, uma posição clara do PSDB e de Aécio sobre o projeto de lei que determina a reabertura da Estrada Caminhos do Colono no Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, em tramitação no Congresso. Ex-chefe de gabinete de FHC e ex-secretário de Estado do Meio Ambiente de São Paulo (2007-2010), Xico Graziano foi escalado para fazer a defesa dos tucanos. Graziano exaltou o programa carbono zero, que consiste em compensar a emissão do gás carbônico por meio de ações como o reflorestamento, implantado em Minas.

Em sua intervenção, Aécio defendeu um novo ciclo para a política ambiental no País. "Não adianta só punir. Tem que fiscalizar, sim, mas também incentivar." O senador ressaltou em sua fala a "transversalidade" do tema, já que, segundo ele, sustentabilidade e o meio ambiente devem nortear o planejamento de todas as ações de governo.

Também no jantar, o deputado estadual Daniel Coelho (PSDB-PE) foi apresentado como o responsável pelas propostas ambientais do programa de governo de Aécio, que será apresentado no dia 17, em Brasília. Ele também organizará outros eventos do tucano com entidades e lideranças ambientalistas.

Aprendizado. "Desde 1989 nós apresentamos uma agenda para os candidatos. Estamos aprendendo que ela não pode ser muito genérica", disse Feldman, que é advogado, já passou por PSDB e PV e atualmente está sem partido. Ele contou que pretende promover, depois do carnaval, um jantar com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, também provável candidato ao Planalto pelo PSB.

A presidente Dilma Rousseff também será convidada para outro jantar. A iniciativa dos ambientalistas foi uma resposta à articulação em curso dos ruralistas junto aos presidenciáveis.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário: