quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Brasília-DF -- Denise Rothenburg

O Mensalão na campanha
Se confirmado o desenho feito por alguns políticos, o Paraná promete se transformar no estado onde o mensalão petista estará mais em foco na campanha. Os tucanos trabalham no sentido de atrair o PMDB para a campanha pela reeleição do governador Beto Richa e, feito isso, um dos nomes que os peemedebistas pretendem oferecer para compor a chapa com o governador é o do deputado Osmar Serraglio. O parlamentar, para quem não se lembra, foi o relator da CPI dos Correios, aquela que deu origem do processo que levou o antigo comando petista para a cadeia.

Esse simbolismo, dizem alguns, vem a calhar no sentido de tentar minar a candidatura da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, principal adversária de Richa ao governo estadual. Gleisi tem como um dos coordenadores de campanha o deputado Zeca Dirceu, filho do ex-ministro José Dirceu. Falta combinar esse enredo com o senador Roberto Requião, um dos nomes mais conhecidos do PMDB estadual, pronto para ser candidato a governador. “Esse acordo não sai. Vou percorrer o Paraná denunciando o Richa”, promete Requião.

Cada um…
… Com seu cada qual. Na hipótese remota de fechar o acordo com Richa, o PMDB continuará na campanha pela reeleição da presidente Dilma Rousseff. A resultante dessa campanha casada Dilma-Richa soa esquisito: “Dilmicha”. Com todo o respeito.

Raridade
A presidente Dilma tem elogiado muito os ministros dos Transportes, César Borges; do Turismo, Gastão Vieira; e das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, o que, vindo da chefe não tem preço. Desses, Aguinaldo e Gastão serão candidatos a deputado federal. César Borges, fica. O governo não quer arriscar. Há o receio de terminar vendo ali alguém ligado a Valdemar Costa Neto, que, conforme antecipou o Correio Braziliense, continua mandando no partido.

Sem trégua
A presidente Dilma Rousseff avisou via ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, que não tira, “de jeito nenhum” o pedido de urgência para apreciação do marco civil da internet. É esse status que fez o projeto trancar a pauta da Câmara. Sendo assim, em fevereiro, será votar ou votar.

Enquanto isso, no forno da CNI…
A Confederação Nacional da Indústria entregará aos presidenciáveis, em 2014, oito propostas com soluções para a área de infraestrutura. Dentro desse pacote, estão em estudo soluções para o custo do atraso nas obras de infraestrutura e um conjunto de eixos logísticos que devem ser priorizados para reduzir os gastos com transporte de carga no país. Outro tema é o saneamento básico, segmento com o maior deficit histórico de investimentos.

CURTIDAS
O dono da tribuna/ No fim do semestre parlamentar, o deputado petista do Rio Alessandro Molon, que passa o Natal em Brasília, pediu a palavra para um breve discurso na Câmara. “Pode falar quanto tempo quiser, deputado”, comentou o presidente. Sabe como é, nessa temporada de festas, quem fica por ali reina absoluto.

A rodada dos pronunciamentos/ Depois do presidente do Senado, Renan Calheiros, quem faz um balanço na tevê, em cadeia nacional, é o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Dilma ficou para depois, bem na linha de “os últimos serão os primeiros”.

Plantão palaciano/ A presidente Dilma Rousseff planejou sua viagem para amanhã, 26. Enquanto estiver de recesso na Bahia, quem cuidará do governo em Brasília é a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. Ela aproveitará esse período para começar a esvaziar as gavetas.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: