sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Tom de Lula mostra preocupação sobre eleição presidencial, diz Aécio

Senador diz que falas do ex-presidente denotam que falta serenidade e tranquilidade sobre reeleição de Dilma

Marconi Perillo diz que Lula “quer estar no lugar de Dilma e não pode”

Maria Lima

BRASÍLIA – O senador e provável candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, rebateu as críticas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a gestão Fernando Henrique Cardoso. Em encontro regional do PSDB no Centro-Oeste e Distrito Federal nesta quinta-feira, Aécio também disse que o tom de Lula ao criticar o governo tucano mostra que o petista não está sereno e confiante sobre a reeleição da presidente Dilma Rousseff.

- As últimas aparições e falas do ex-presidente Lula não são de quem está sereno, tranquilo e seguro sobre as condições da presidente Dilma se reeleger – afirmou Aécio.

Ao ser questionado se Lula está assumindo o posto de candidato no lugar de Dilma, Aécio respondeu:

- Mesmo sem querer, o ex-presidente Lula é uma sombra sobre ela. Mostra que o PT está muito aflito e duvidando sobre as condições da presidente de disputar a reeleição. Quem tem um conflito interno neste momento é o PT – afirmou.

No evento de comemoração dos dez anos do Bolsa Família, ontem em Brasília, Lula afirmou que seu governo herdou um país “muito inseguro, (que) não tinha nenhuma estabilidade” do governo de FH. O ex-presidente também afirmou que a política cambial do governo tucano “fez esse país quebrar três vezes”. O senador rebateu, nesta quinta-feira, a crítica à condução da política econômica de FH. Aécio afirmou que o governo Lula só foi possível com as condições criadas pelo governo tucano.

- O Lula tem de parar de brigar com a história. Se não tivesse estabilidade e a modernização da economia, não teria havido sequer o governo Lula. As duas grandes virtudes do Lula foram dar sequencia e ampliar o programa de transferência de renda do PSDB e, contrariando o discurso da campanha, manter a política do tripé macroeconômico. É bobagem o Lula esquecer o que veio antes dele, é bobagem ele querer ficar criando adversários virtuais – afirmou.

O governador de Goias, Marconi Perillo (PSDB), também criticou as declarações de Lula sobre a política econômica do governo de FH.

- Não será uma mentira como essa que vai colar na história do presidente Fernando Henrique. O maior problema do Lula é ele quer estar no lugar da Dilma e não pode - disse Perillo.

Autonomia do BC
Sobre o projeto do senador Francisco Dornelles (PP-RJ), que prevê mandato para diretores do Banco Central, Aécio disse que o assunto ainda precisa ser aprofundado, e que irá conversar com Dornelles, mas que definição de mandato pode ser dispensável.

- Esse é um tema que precisa ser aprofundado, vou conversar com Dornelles só semana que vem. Talvez seja dispensável uma autonomia do BC por lei, principalmente um mandato para diretores e presidente do BC de seis anos, que é maior que o de presidente da República. Mas essa discussão tem de ser colocada e aprofundada.

Na sexta-feira passada, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) anunciou a intenção na tribuna do Senado de colocar o projeto em votação, surpreendendo o governo e até mesmo seus assessores, que foram acionados de última hora para auxiliar na preparação das informações sobre o projeto. A medida desagradou o Palácio do Planalto, que não quer em lei regras mais rígidas sobre a autonomia da instituição responsável pela condução da política monetária.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: