segunda-feira, 18 de novembro de 2013

PSDB se reúne em Minas para afinar discurso contra Dilma

Ato celebra 30 anos de declaração pró-diretas

Patrícia Britto

SÃO PAULO - Em um ato marcado por simbolismos, o PSDB faz hoje, em Poços de Caldas (MG), um encontro nacional no qual governadores e outros quadros deverão afinar o discurso de campanha contra o governo Dilma Rousseff.

A data e o local do evento foram escolhidos para homenagear a campanha pelas eleições diretas no país. Foi na cidade mineira, há 30 anos, que Tancredo Neves e Franco Montoro --então governadores de Minas e de São Paulo-- assinaram a Declaração de Poços de Caldas, uma promessa de engajamento na luta pelas eleições diretas.

Os tucanos vão aproveitar o ato para fazer críticas ao atual modelo de distribuição de receitas entre União, Estados e municípios.

Tendo à frente o senador Aécio Neves, presidente nacional da sigla e provável rival de Dilma em 2014, os tucanos também deverão propor "um novo pacto", com defesa da "autonomia e fortalecimento" de Estados e municípios.

O pacto entre mineiros e paulistas em 1983 é outro ponto simbólico. Os dois Estados estão no centro de um impasse pela definição do nome do PSDB que disputará a Presidência no ano que vem.

O ex-governador de São Paulo José Serra insiste em ser candidato, apesar de o senador mineiro ser o preferido da sigla. O ato pode servir para Aécio consolidar apoios à sua candidatura.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: