terça-feira, 26 de novembro de 2013

PSDB critica partilha da União

Tâmara Teixeira

O governador Antonio Anastasia liberou ontem R$ 20 milhões para 40 associações microrregionais de municípios. Em um evento marcado pelo tom político, Anastasia e o presidente da Associação Mineira de Municípios, Antônio Andrada (PSDB), criticaram o governo federal e tentaram conquistar o apoio dos prefeitos presentes.

Os tucanos defenderam a revisão da distribuição de impostos federais e dos convênios da União que, segundo eles, comprometem o orçamento das cidades. “O governo federal detém muitos programas subfinanciados. Cabe aos municípios executar quase a totalidade deles com recurso próprio, perdendo a capacidade de investimento”, disse Andrada, que também é prefeito de Barbacena.

Para Toninho há duas saídas. “Ou a União melhora (amplia) os recursos para os programas, levando em conta a necessidade operacional para aliviar os municípios, ou destina mais dinheiro às cidades”, declarou.

Anastasia chamou de “perversa”, a concentração de recursos pelo governo federal, “penalizando” os municípios. “Quanto mais descentralizada a ação, mais barata e eficiente”, afirmou.

O senador Aécio Neves (PSDB), pré-candidato à Presidência da República, foi lembrado por todos. Os tucanos fizeram questão de dizer que o recurso liberado faz parte de um projeto iniciado na gestão de Aécio como governador, em 2009 – também período pré-eleitoral.

O prefeito de Mirabela e presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene, Carlúcio Leite, convocou os colegas gestores a “darem as mãos na arrancada de desenvolvimento, ajudando o governo e Aécio a levarem o modelo de administração para o Brasil em 2014”. 

Distribuição
Convênio. Cada uma das 40 associações recebeu R$ 500 mil. O valor poderá ser gasto com compra de equipamentos e máquinas que ficarão à disposição da entidade e dos municípios.

Preocupação
“Os números são preocupantes. Os prefeitos que disseram que vão pagar em dia o décimo terceiro só vão conseguir isso porque abrirão mão de outros compromissos. O ano de 2014 já vai começar com dívidas. É uma bola de neve”, disse Toninho Andrada, presidente da AMM.

Fonte: O Tempo (MG)

Nenhum comentário: